A Câmara de Vereadores de Ituaçu, na presidência do vereador Almir Pessoa, fecha o ano de 2025 com devolução de Meio Milhão de Reais aos cofres da prefeitura e, ainda, aquisição de um novo veículo para serviço dos vereadores.
Em entrevista ao Informe Barra, Almir ressaltou a responsabilidade na aplicação dos recursos, o que possibilitou fazer grandes melhorias na estrutura da Casa Legislativa, condições melhores para atuação dos trabalhos dos vereadores e ainda economizar para que a sobra fosse devolvida para o município e aplicada em serviços que melhore a qualidade de vida de cada ituaçuense.
O prefeito de Ibicoara sancionou duas importantes leis que prometem transformar a administração local. As novas normativas focam na organização do trânsito e na promoção da ciência ambiental com participação popular, a publicação foi feita nesta segunda-feira 22, no Diário Oficial do Município.
A Lei nº 433/2025 estabelece a municipalização do trânsito, criando o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). Este órgão será responsável por planejar, fiscalizar e educar sobre o trânsito na cidade, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro. A legislação também institui a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e o Fundo Municipal de Trânsito (FMT), para gerenciar os recursos provenientes de multas e convênios. É válido ressaltar que a fiscalização será restrita à área urbana, e a lei proíbe radares ocultos e o uso arrecadatório das multas.
Paralelamente, a Lei nº 434/2025 institui o Programa Ciência Cidadã, integrando-o à política municipal de educação ambiental. O programa visa a colaboração ativa de cidadãos na produção de conhecimento e monitoramento ambiental, valorizando tanto a ciência quanto os saberes locais e tradicionais. Sob coordenação das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, os "cidadãos cientistas" poderão coletar e analisar dados, contribuindo para a gestão ambiental. A lei garante a proteção de dados pessoais e estabelece que a participação cidadã não envolve fiscalização, e os dados coletados deverão ser validados tecnicamente.
Ambas as leis entram em vigor imediatamente, e seus detalhes de aplicação serão regulamentados nos próximos meses, marcando um avanço na organização urbana e na sustentabilidade do município de Ibicoara.
A virada de ano em Ibicoara vai ser ao som de muito arrocha e romantismo com uma das atrações que mais atrai público por onde passa. Kevi Jonny é nome confirmadissimo para garantir a alegria de toda a população local e turistas que já têm Ibicoara como destino certo para ter um dos melhores festejos de virada de ano da Chapada Diamantina.
Durante o recesso de fim de ano, a Secretaria Municipal de Saúde segue cuidando dos pequenos. Serão realizados o Teste do Pezinho e a vacinação contra Hepatite B e BCG para recém-nascidos, conforme o cronograma. 22/12 – USF Iracema Costa e Silva (Cascavel) 29/12 – USF Eulinda Souza Paixão – Sede Horário: 8h às 12h Leve seu recém-nascido e garanta os cuidados essenciais para um começo de vida mais saudável.
Após aguardar na fila da regulação do Estado há quase um mês, a barrestivense, Arcena Moreira de Souza, 81 anos, não resistiu e faleceu na última segunda-feira (15), seu sepultamento aconteceu hoje (16).
Apesar de todos os esforços para agilizar a sua transferência, inclusive com ações na justiça (Veja a reportagem anterior, clique aqui)a família não obteve êxito para que a idosa fosse transferida para um hospital onde houvesse o suporte de alta complexidade necessários para o tratamento de pulsoterapia.
Segundo informações obtidas por nossa reportagem, a vaga chegou a sair no domigo (14) para Salvador, mas a Secretaria de Saúde do Estado não disponibilizou uma UTI Móvel para o traslado, apenas disponibilizaram uma ambulância normal, algo inviável devido ao estado gravissímo que se encontrava. Equanto providenciava a UTI Movel, Arcena teve uma queda na saturação e veio a óbito ainda no hospital de Barra da Estiva.
A Câmara de Vereadores de Ituaçu encerrou seus trabalhos legislativos na última sexta-feira (12), em uma sessão solene que marcou o início do recesso parlamentar. Durante o evento, os vereadores realizaram uma prestação de contas, destacando as principais cobranças, conquistas, projetos e indicações que tramitaram pela Casa ao longo do ano. A ocasião também foi utilizada para transmitir uma mensagem de fim de ano à população ituaçuense.
Em entrevista exclusiva ao Informe Barra, o presidente da Câmara, Almir Pessoa, reforçou que, apesar do recesso das sessões plenárias – que retornarão apenas em fevereiro –, o trabalho individual dos vereadores é ininterrupto. "A atuação de cada vereador é contínua; continuaremos atendendo às demandas dos cidadãos e, inclusive, protocolando ofícios e outras ações que julgarmos necessárias", afirmou Pessoa.
A sessão solene de encerramento, no entanto, registrou a ausência dos vereadores Macinho de Noé, Ronaldo e Otacílio.
Um homem foi detido na tarde de sábado, em Ituaçu, após ameaçar sua ex-companheira com uma arma branca. A ocorrência foi registrada por volta das 16h, quando uma guarnição do 24º BPM foi acionada pelo CICOM para averiguar a denúncia de violência doméstica.
Ao chegarem ao local, os policiais militares foram informados de que o agressor estaria armado com uma faca e que a vítima já possuía uma medida protetiva de urgência contra ele.
Durante as diligências, os policiais militares localizaram o suspeito e, após a busca pessoal, encontraram uma faca escondida dentro da pochete que ele portava.
O homem e a vítima foram conduzidos à sede da 20ª COORPIN, em Brumado, onde a autoridade policial formalizou a ocorrência e adotou as medidas legais cabíveis.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Durante patrulhamento especializado no distrito de Cascavel, município de Ibicoara, a guarnição da CIPE/Chapada recebeu denúncia sobre tráfico de drogas.
No suposto local do fato, um indivíduo tentou evadir, sendo alcançado e abordado, ocasião em que foram encontrados entorpecentes.
O suspeito e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado para as medidas cabíveis.
MATERIAL APREENDIDO:
• 71 trouxas de substância análoga à maconha;
• 02 porções de substância análoga à cocaína;
• 02 aparelhos celulares.
UNIDADE APOIADA:
42ªCIPM
APRESENTAÇÃO:
Delegacia Territorial de Brumado/BA
A Operação Orion Scorpii, deflagrada nesta quarta-feira (10) pela Polícia Civil da Bahia, resultou na prisão de oito pessoas, no cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão e na apreensão de R$ 200 mil em espécie, além de centenas de armas, incluindo calibre restrito, veículos e grande quantidade de munições.
As equipes atuaram simultaneamente nos municípios baianos de Vitória da Conquista, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Brumado, Itapetinga, Jequié e Teixeira de Freitas, além de Montes Claros e Itaipé, em Minas Gerais, e Goiânia, capital goiana, onde também houve prisão. No total, foram detidos quatro suspeitos em Vitória da Conquista, um em Guanambi, um em Itapetinga, um em Jequié e um em Goiânia.
Esquema utilizava lojas e CACs para dar aparência de legalidade ao comércio irregular
A Orion Scorpii teve início após a apreensão de uma carga de 7.850 munições, transportada de Goiânia com destino a Guanambi e Tanque Novo, na Bahia. A partir desse flagrante, as investigações revelaram a atuação de um grupo que comercializava munições em larga escala de maneira irregular, utilizando empresas formalmente constituídas e supostamente autorizadas ao comércio de armas, munições e acessórios. Essas empresas mesclavam operações regulares com práticas ilícitas, valendo-se, inclusive, de CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) para conferir aparência de legalidade às transações e facilitar o escoamento dos produtos.
Os levantamentos também indicam que o grupo se dedicava ao comércio ilegal de armas de fogo, incluindo armamentos de calibre restrito. O material apreendido ao longo das diligências inclui centenas de armas, entre elas fuzis, pistolas, revólveres, rifles e modelos de calibre 12, além de grande quantidade de munições e R$ 200 mil em espécie. O volume encontrado reforça a logística sofisticada e a ampla capacidade de distribuição da organização criminosa.
A operação também resultou no fechamento de três estabelecimentos suspeitos de comercializar armas e munições de forma irregular: uma grande loja especializada em caça e pesca localizada em Goiânia e outras duas unidades, em Vitória da Conquista e Guanambi.
A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). A iniciativa integra a Rede Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O material apreendido será encaminhado para análise pericial, procedimento essencial para detalhar a origem dos armamentos, identificar possíveis conexões com outras ações criminosas e fortalecer a linha investigativa já em andamento. Os laudos técnicos devem fornecer insumos importantes para aprofundar as investigações e podem resultar em novos desdobramentos, ampliando o alcance da operação.
Marcela Correia / Ascom PCBA
Cerca de 95 alunos da rede pública municipal de ensino, professores, diretores, comunidades escolares, pais e diversas autoridades estiveram reunidos no Colégio Estadual Albércio Costa Brito para celebrar a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
O PROERD é uma iniciativa fundamental da Polícia Militar, caracterizada pelo esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.
O programa, que é uma adaptação do D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) americano, tem como objetivo principal: capacitar jovens estudantes com informações e habilidades; incentivá-los a fazer escolhas seguras e responsáveis e promover a resistência ao uso de drogas (lícitas e ilícitas) e à violência.
O evento de formatura simboliza o êxito do programa na formação de uma geração mais consciente e preparada para resistir às influências negativas e tomar decisões saudáveis em suas vidas.