Arquivo

03/2024

67 post(s) publicado(s)
Nova licitação para o asfalto que liga a Ibicoara à Cachoeira do Buracão é publicada no Diário Oficial da Bahia

Nova licitação para o asfalto que liga a Ibicoara à Cachoeira do Buracão é publicada no Diário Oficial da Bahia

  • 28.Mar.2024 - 09h13

Por meio das redes sociais, o prefeito de Ibicoara, Gilmadson Melo, anunciou que uma nova licitação para o asfalto que liga a sede à Cachoeira do Buracão foi publicada no Diário Oficial do estado para a realização dessa obra. Como a maioria já sabe, o asfalto que liga a sede à Cachoeira do Buracão deveria estar pronto, mas infelizmente problemas foram enfrentados com a empresa vencedora da primeira licitação para essa obra, o que levou ao cancelamento. Em breve, todas as comunidades da região terão um asfalto de alta qualidade para melhorar ainda mais suas vidas. "E o meu desejo de trabalhar e lutar pela nossa cidade não para por aí! Temos grandes sonhos para Ibicoara. Estou empenhado em lutar incansavelmente até conseguirmos o asfalto que liga a sede do município ao Distrito de Cascavel, passando por Vânia, Pau Ferrado e Água Fria, além do asfalto que liga o trevo ao Capão da Volta. Assim, teremos um município mais interligado e fácil de transitar.", relatou o prefeito Gil.

Previsão de chuvas intensas no Feriado da Páscoa em grande parte do Nordeste

Previsão de chuvas intensas no Feriado da Páscoa em grande parte do Nordeste

  • 27.Mar.2024 - 16h31

A previsão do tempo para Páscoa, na próxima sexta-feira (29), é de tempo instável e com muita chuva na maioria da região Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas começam a partir desta quarta-feira (27) e seguem até o domingo (31). Também haverá intensificação das chuvas, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29), na faixa leste da região e, pontualmente, no agreste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. A intensidade das chuvas se deve ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente, aliado a uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse cruzamento contribui para a formação de áreas de instabilidade sobre a porção litorânea do Nordeste e, como consequência, o deslocamento das nuvens para o interior da região. Nesta quarta-feira (27), a Meteorologia emitiu um aviso de mau tempo com chuvas intensas para o Nordeste, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

CEPRv intensifica policiamento nas estradas durante a Semana Santa

CEPRv intensifica policiamento nas estradas durante a Semana Santa

  • 27.Mar.2024 - 14h23

O CEPRv intensificará as ações preventivas em pontos definidos estrategicamente, baseados em informações previamente levantadas e nas estáticas de anos anteriores. A rodovia BA-099, que liga a Salvador a uma extensa faixa litorânea indo até a divisa com Sergipe, será contemplada, além das estradas que fazem a ligação entre os municípios da RMS.  Outras localidades do estado contarão com o reforço nas ações de patrulhamento viário. Na Ilha de Itaparica, haverá reforço no terminal marítimo e na BA-001. Os acessos aos municípios de Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Ilhéus, Mucuri, Porto Seguro, Itacaré, Canavieiras, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, dentre outros, também terão o policiamento reforçado. “A Operação Semana Santa ocorrerá das 07h de amanhã (28) até às 07h da próxima segunda-feira (1)”, informa o coronel Antônio Sampaio, comandante do CEPRv. “Recomendamos que os condutores não façam uso de bebidas alcoólicas, respeitem a sinalização e o limite de velocidade das vias, dirijam defensivamente e verifiquem as condições dos veículos que irão viajar”, acrescenta.

Acusado de chefiar grupo na região da Chapada Diamantina é preso em Minas Gerais

Acusado de chefiar grupo na região da Chapada Diamantina é preso em Minas Gerais

  • 27.Mar.2024 - 08h29

Uma ação conjunta das Polícias Civis da Bahia e de Minas Gerais, no âmbito da Operação Argus, cumpriu o mandado de prisão preventiva de um suspeito de liderar uma organização criminosa na Bahia. Considerado um dos alvos prioritários da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), ele foi localizado no município de São João do Manhuaçu, na noite de segunda-feira (25). O ‘Três de Ouros’ do Baralho do Crime foi preso após um minucioso trabalho da inteligência e troca de informações entre a PC da Bahia e de Minas. Ao ser abordado pelas equipes, ele apresentou um documento de identidade falsificado, sendo conduzido para a 6ª Delegacia Regional de Manhuaçu. As investigações apontaram que o homem era líder de uma ramificação do grupo criminoso atuante na capital baiana e nas cidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza. Ele foi indiciado por associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas. O homem passou por exame de corpo de delito e permanece custodiado em Minas Gerais à disposição da Justiça, aguardando recambiamento para o sistema prisional. Essa foi à 35ª prisão da Operação Argus, deflagrada em 2021 para cumprimentos de mandados. Policiais da Agência de Inteligência e da Coordenação de Operações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e equipes do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas da Polícia Civil de Minas Gerais participaram da ação.

Cipe Sudoeste apreende motocicleta roubada em Itaetê

Cipe Sudoeste apreende motocicleta roubada em Itaetê

  • 26.Mar.2024 - 17h29

Durante patrulhamento na cidade de Itaetê, na última semana, uma guarnição da CIPE Sudoeste, avistou um veículo Yamaha XTZ 150 CROSSER S branca, em local onde, segundo informações, estariam homiziados indivíduos suspeitos de participarem de organização criminosa com atuação no município. Após verificação, foi constatado que o referido veículo era produto de ROUBO, ocorrido em Feira de Santana.

Audiências públicas na Chapada Diamantina discutem loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais

Audiências públicas na Chapada Diamantina discutem loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais

  • 26.Mar.2024 - 15h08

Com o objetivo de debater estratégias e políticas para coibir os loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais, o Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Ministério Público da Bahia (MPBA), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa Lençóis) e as secretarias de meio ambiente municipais, vem promovendo uma série de audiências públicas na Chapada Diamantina. A última audiência aconteceu no dia 20 de março, no município de Andaraí. Os encontros, realizados desde setembro do ano passado nos municípios de Iraquara, Mucugê e Ibicoara, também serviram para orientar, educar e conscientizar os municípios envolvidos, suas respectivas secretarias de meio ambiente, cartórios, empreendedores e moradores locais sobre a legislação ambiental pertinente e os procedimentos para licenciamento e fiscalização ambiental. O próximo encontro está marcado para o mês de abril, na cidade de Palmeiras. “A Chapada Diamantina tem enfrentado uma significativa expansão de loteamentos urbanos em áreas rurais, o que tem resultado em desmatamento, principalmente da Mata Atlântica. É importante ressaltar que, segundo a legislação, loteamentos com fins urbanos são permitidos apenas em áreas urbanas ou de expansão urbana, não sendo autorizados em áreas rurais”, explica Simone Sodré, coordenadora da Unidade Regional do Inema na Chapada Diamantina. Para Simone Sodré, as audiências públicas na Chapada Diamantina representaram um importante passo no combate aos loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais, demonstrando o comprometimento das autoridades e da comunidade em preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável na região.

Prefeitura de Barra da Estiva protocola projeto de lei que concede reajuste de 32,70% aos servidores efetivos da educação

Prefeitura de Barra da Estiva protocola projeto de lei que concede reajuste de 32,70% aos servidores efetivos da educação

  • 26.Mar.2024 - 11h05

Em mais uma demonstração do compromisso de valorização da educação de Barra da Estiva, a prefeitura municipal, por meio do prefeito João de Didi, foi protocolado na segunda-feira (25/03), na Câmara Municipal de Vereadores, um projeto de Lei que concede um reajuste de 32,70% aos servidores efetivos da educação. Este é o maior aumento salarial para a classe que tanta trabalha em prol da educação de toda Barra da Estiva. Em breve o reajuste estará na conta dos servidores, melhorando cada vez mais a cidade, bem como movimentando ainda mais a economia do município. 

Ibicoara recebe em Abril o 2º Encontro de Cafeicultores e Turismo Rural

Ibicoara recebe em Abril o 2º Encontro de Cafeicultores e Turismo Rural

  • 26.Mar.2024 - 09h26

Entre os dias 05 e 06 de Abril a cidade de Ibicoara vai receber o 2º Encontro de Cafeicultores e Turismo Rural. O município tem dado passos largos rumo ao desenvolvimento, e mais uma prova disso são os eventos grandiosos e de destaque que tem sido promovidos e realizados. O 2º Encontro de Cafeicultores e Turismo Rural promove uma valiosa interação entre os produtores de café e os entusiastas do turismo, oferecendo uma oportunidade única de conexão, mas também, traz a sociedade a oportunidade de vivenciar, um evento diferenciado, que há tempos só eram vistos em cidades circunvizinhas ou de grande porte. Por meio das redes sociais, o gestor do município, Gilmadson Melo, fez o convite para que todos pudessem participar deste evento tão especial.

Maquinario chega à Tanhaçu para iniciar maior manutenção de estradas que a cidade ja viu

Maquinario chega à Tanhaçu para iniciar maior manutenção de estradas que a cidade ja viu

  • 25.Mar.2024 - 14h58

As máquinas já estão chegando para a maior manutenção das estradas vicinais que Tanhaçu já viu. São 5 Patrol (Niveladoras), 4 Caçambas, Retroescavadeiras e outras máquinas, vamos realizar o cascalhamento das estradas vicinais do município. A chegada foi anunciada via rede social pelo Prefeito João Francisco que se mostrou animado com a manutenção que deve começar em poucos dias. "É o nosso compromisso com o desenvolvimento e a segurança de todos que trafegam por essas vias. Vamos transformar a mobilidade em Tanhaçu e garantir estradas melhores para todos", declarou ele. 

Setur-BA inicia em Lençóis série de capacitações no turismo de observação de aves

Setur-BA inicia em Lençóis série de capacitações no turismo de observação de aves

  • 25.Mar.2024 - 11h15

Com o objetivo de promover o incremento do turismo de observação de aves na Bahia, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou um projeto pioneiro de capacitação do trade turístico, em seis municípios estratégicos. Os cursos começaram, nesta semana, no Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, na Chapada Diamantina, com a participação de especialistas convidados e representantes de Mucugê, Andaraí, Ibicoara e Palmeiras. O órgão também ouviu sugestões de agentes de viagens e guias de turismo, para aumentar a oferta de serviços do segmento na região. A ação foi concluída com uma atividade prática de observação de pássaros, na pousada Casa da Geleia.  “Esse segmento é uma tendência mundial, que contribui para o desenvolvimento sustentável e a conservação da fauna e da flora, nas regiões onde é praticado. Na Bahia, são cerca de 829 espécies de aves catalogadas, com potencial para atrair visitantes de todo o Brasil e do exterior”, explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.  A atividade acontece em Lençóis, desde a década de 1990, por meio do Clube de Observação de Aves da Bahia (COA-BA), mas faltava qualificar a oferta da visitação aos municípios que abrigam as espécies. “Já recebemos inúmeros grupos de turistas e estudiosos, que procuram a Chapada para a contemplação da diversidade de aves que a região oferece. Mostramos esse potencial à Setur-BA e, agora, com essa capacitação, a parceria com o município está sendo concretizada, para desenvolver o segmento”, ressaltou a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia. "É muito interessante ver uma iniciativa como essa, partindo do Governo do Estado, dando luz a esse tipo de atividade turística, que tem crescido muito entre os brasileiros. Antes, só víamos estrangeiros praticando por aqui”, relatou o guia de turismo Ciro Albano, da agência Brasil Birding Experts, um dos especialistas convidados. Para o ornitólogo Francisco Pedro da Fonseca Neto, “a capacitação é uma semente que deverá gerar novas ideias, para o fortalecimento das comunidades e conservação das aves, gerando impacto na economia”.