Neste sábado (31), Barra da Estiva receberá a visita do governador Jerônimo Rodrigues. A expectativa é de que grandes investimentos sejam anunciados.
Comitivas e lideranças de várias regiões deve estar presentes no evento, o governador falará à população na Praça Rochael Alves. O prefeito Wilson divulgou a agenda e convidou por meio de suas redes sociais a população.
Na manhã da última quarta-feira (28/5), estudantes da Escola Municipal João Alves, da Comunidade Quilombola de Barriguda, situada na zona rural de Mucugê, participaram de mais uma edição do Projeto Todas as Vozes, promovido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA). A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre democracia, cidadania e representatividade política.
Durante a ação, os estudantes assistiram a uma exposição oral sobre as atribuições do TRE-BA e os direitos e deveres cívicos. Também participaram de uma atividade lúdica que simulou, na prática, o processo eleitoral, com a utilização de uma urna eletrônica. A simulação envolveu a escolha fictícia de prefeita ou prefeito, vice-prefeito(a), vereadoras e vereadores para a comunidade de Barriguda, como forma de estimular, desde cedo, o interesse pela participação política e o entendimento do processo democrático brasileiro.
Para Fábio Santos, diretor da Escola Municipal João Alves, receber o contato do TRE-BA para a realização do projeto Todas as Vozes foi uma iniciativa importante para a comunidade e para os(as) estudantes. “Esse trabalho sobre democracia, importância do voto e eleição certamente vai fazer a diferença na vida dessas crianças”, pontuou.
Segundo Ludmila Rocha, servidora da EJE-BA e uma das oradoras no evento, as crianças compreenderam bem a proposta, principalmente no que se refere à simulação da votação. “Os estudantes foram muito participativos. Na campanha eleitoral, por exemplo, nós percebemos que eles levaram essa eleição para a realidade deles. A ideia é que eles multipliquem esse conhecimento com os seus familiares”, afirmou.
Comunidade de Barriguda
A comunidade de Barriguda, nome originado de uma árvore de tronco alargado, semelhante a uma barriga, fica localizada na zona rural de Mucugê, distante cerca de 50 quilômetros da sede, no limite com o município de Palmeiras. Com cerca de 74 famílias residentes no local, a comunidade foi certificada no ano de 2011 pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo.
Sobre o projeto Todas as Vozes
O projeto Todas as Vozes, executado pela EJE Bahia, foi criado com o objetivo de ampliar as ações de educação para a cidadania política, alcançando estudantes de comunidades tradicionais — indígenas, quilombolas e escolas do campo.
A iniciativa promove a conscientização sobre democracia, direitos e deveres cívicos, ao mesmo tempo em que estimula o fortalecimento da representatividade política desses grupos, valorizando as vozes dos povos tradicionais que, há séculos, contribuem de forma singular para a riqueza cultural e social do Brasil.
Na noite de terça-feira (27/05), policiais militares do Pelota?o de Tanhaçu (4° CIA/24° BPM), estavam realizando blitz durante a execução da Operacão Harpia, quando ao abordarem uma motocicleta, constataram que o condutor apresentava várias escoriações por todo o corpo. Os ocupantes da motocicleta relataram que haviam acabado de atropelar uma pessoa nas imediações do Povoado do Alagadiço e evadido do local sem prestar socorro à vítima. A vítima do atropelamento foi identificada como sendo um idoso de 79 anos, que foi socorrida pelo SAMU à UPA de Tanhaçu com várias escoriações. A motocicleta, que não apresentava alguns equipamentos obrigatórios e possuía escapamento em desacordo com as normas de trânsito, e seus 02 ocupantes foram apresentados na Delegacia de Polícia de Brumado, onde o condutor foi flagranteado por omissão de socorro.
Na (27), o Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com uma ação civil pública na Justiça do Trabalho contra a montadora BYD — líder global na produção de veículos elétricos e híbridos — e outras duas empresas prestadoras de serviços: China JinJiang Construction Brazil Ltda. e Tonghe Equipamentos Inteligentes do Brasil Co. (atualmente Tecmonta Equipamentos Inteligentes Brasil Co. Ltda.).
O MPT acusa as empresas de submeterem trabalhadores a condições análogas à escravidão e de envolvimento em tráfico internacional de pessoas. A ação inclui o pedido de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 257 milhões, além do pagamento das verbas rescisórias devidas e da exigência do cumprimento das normas trabalhistas brasileiras. Caso as determinações não sejam atendidas, o órgão solicita a aplicação de multa de R$ 50 mil por item descumprido, multiplicada pelo número de trabalhadores afetados.
Em resposta, a assessoria da BYD informou que a empresa está colaborando com o MPT desde o início das investigações e que irá se pronunciar oficialmente nos autos do processo.
Pedalar por trilhas e estradas vicinais, em meio à exuberância de paisagens naturais da Chapada Diamantina. Esse é o roteiro oferecido pelo Desafio Mucugê de Mountain Bike, evento de ciclismo que vai movimentar o município, unindo esporte de aventura e experiência turística. A 12ª edição da competição será realizada de 5 a 7 de setembro, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). As inscrições já estão abertas no site www.desafiomucuge.com.br.
A expectativa é reunir 700 ciclistas de todo o país e atrair cerca de 2,5 mil visitantes à região. “Mucugê é um dos destinos mais procurados da Chapada Diamantina, com seu rico patrimônio histórico e natural, além do enoturismo. Essa importante disputa de mountain bike é uma atração que percorre trilhas cinematográficas e tem o nosso incentivo, para potencializar essa zona turística, que está entre as mais procuradas por brasileiros e estrangeiros”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que recebeu a direção da competição, na sede da secretaria, em Salvador.
“É um evento motivador, porque consegue aliar esporte e turismo, trazendo também familiares e amigos dos atletas, para viver experiências inesquecíveis, numa das regiões mais bonitas da Bahia, do Brasil e do mundo”, destacou Welliton Camandaroba, da Alto Paraguaçu Eventos, organizadora da competição.
Disputadas em 19 categorias, por homens e mulheres de diversas faixas etárias, as provas têm dois trajetos principais, de 35 km e 150 km, válidas pelos campeonatos baiano e brasileiro de mountain bike. A largada e a chegada acontecem em frente ao Cemitério Bizantino, um dos principais atrativos de Mucugê. O município abriga, também, o Museu Vivo do Garimpo, o projeto botânico Sempre Viva, rios, cachoeiras e manifestações culturais, como a centenária Filarmônica 23 de Dezembro.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-BA), promoverá uma série de ações de cidadania e capacitação nos municípios de Mucugê e Andaraí, na Chapada Diamantina, entre os dias 28 a 31 de maio. A programação contará com os projetos “Todas as Vozes”, “Eleitor do Futuro”, “Partiu Mudar” e o “V Ciclo de Debates em Mucugê”, este último, uma iniciativa voltada à capacitação de magistrados(as), advogados(as) e servidores(as) da Justiça Eleitoral.
Todas as Vozes
Nesta edição, servidores(as) da EJE levarão o “Todas as Vozes” ao município de Mucugê no dia 28 de maio (quarta-feira). O projeto acontecerá, às 9h, na Escola Municipal João Alves, na Comunidade Quilombola de Barriguda. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre democracia e incentivar o fortalecimento da representatividade política desse grupo.
Eleitor do Futuro
A ação será realizada em dois momentos: em Andaraí, no dia 29 de maio (quinta-feira), das 8h às 10h, na Escola Municipal Bernardo Spector, e em Mucugê, no dia 30 de maio (sexta-feira), às 8h, na Escola Estadual Horácio Matos. Voltado a estudantes do ensino fundamental e médio, o projeto tem como objetivo estimular a conscientização política, incentivar o alistamento eleitoral e reforçar a importância do voto como exercício de cidadania.
Partiu Mudar
Com foco em estudantes de 14 a 17 anos, o projeto “Partiu Mudar” será apresentado em Andaraí, no dia 29 de maio, das 13h às 14h, na Escola Estadual Edgar Silva, e em Mucugê, no dia 30 de maio, às 10h, Escola Municipal Anatalino Pina Medrado. A ação propõe reflexões sobre temas como democracia, sistemas políticos, direitos das minorias e o papel da mídia.
V Ciclo de Debates em Mucugê
Integrando a política de interiorização da Justiça Eleitoral, o “V Ciclo de Debates em Mucugê” será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Mucugê, com foco na formação continuada de magistrados(as), advogados(as) e servidores(as). A programação do evento inclui debates sobre temas relevantes da Justiça Eleitoral, como a fraude à cota de gênero, a Súmula 73 do TSE, o abuso de poder nas eleições e as principais ações eleitorais — a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) — além de outras representações no âmbito eleitoral.
Confira a programação
30 de maio (sexta-feira)
Abertura do evento
9h– Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
9h10 – Desembargador Maurício Kertzman, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral
9h20 – Desembargador Eleitoral Moacyr Pitta Lima Filho, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia
1º Minicurso – A Fraude à cota de gênero e Súmula TSE n.º 73 2h (duas horas-aula)
9h30/11h10 – Fraude à cota de gênero e a Súmula n.º73 do TSE
Profª Drª Marilda Silveira
11h10/12h– Fomentadores: Dra Patrícia Cerqueira e Dra Patrícia Didier
2º Minicurso – Ações Eleitorais 4 (quatro) horas-aula
14h/15h40 – Abuso de poder e suas modalidades. Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)
Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves, Procurador Regional da República
15h40 – Intervalo
16h/17h40 – Aula – continuação
Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves, Procurador Regional da República
17h40/18h– Fomentadores: Prof. Dr. Dirley Cunha Júnior
31 de maio (sábado)
Minicurso: Ação de Impugnação e outras Representações Eleitorais. 3 horas-aula
9h/12h – Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e outras Representações Eleitorais.
Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves, Procurador Regional da República
12h/12h30 - Fomentador: Prof. Dr. Dirley da Cunha Júnior
Pra todos verem: Fotografia mostra estudantes, reunidos com servidores do TRE-BA. Todos estão sorrindo.
Na tarde do último domingo (25), durante patrulhamento especializado no bairro Renascer, homens armados fugiram ao avistar a guarnição. Um dos indivíduos adentrou uma edificação e efetuou disparos contra os policiais, que reagiram à injusta agressão. Após cessar os disparos, o resistente foi socorrido à USF Iracema Costa e Silva. Posteriormente, o indivíduo foi identificado e possuía histórico de envolvimento em homicídios ligados a facção criminosa.
Material apreendido:
01 (uma) pistola cal. 9mm, marca Emtan, modelo Ramon com uma munição intacta e um carregador;
01 (um) tablete contendo substância análoga à maconha;
01 (um) celular de cor preta, marca Xiai
Apresentação:*
Delegacia Territorial de Brumado
Fonte: ASCOM CIPE/Chapada*
Após o compartilhamento de informações entre as Agências de inteligência do 24º BPM e a PRF, policiais militares do Pelotão de Ituaçu (4° CIA/24° BPM), que estavam realizando blitz durante a execução da Operação Harpia, ao abordarem uma pick-up Ford Ranger, após minuciosa consulta ao banco de dados, constataram que o veículo possuía restrição de furto/roubo, tendo sido roubado no estado do Rio de Janeiro. No momento da abordagem, o veículo circulava com a placa contendo os dados de outro veículo, legalmente emplacado no estado de Minas Gerais. O veículo recuperado e o condutor foram apresentados na Delegacia de Policia de Brumado para a adoção das medidas cabíveis.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ituaçu, Almir Pessoa, esteve presente em um grande encontro que mobilizou presidentes de Câmaras de diversas cidades da Bahia, que teve como pauta a criação da Região Metropolitana do Sudoeste. O encontro aconteceu em Vitória da Conquista e contou com participação de várias autoridades, não só do meio políticos, como também jurídico.
A criação dessa região possibilitará mais progresso e desenvolvimento para os municípios compactuados, levando em conta que a força de cobrança junto ao governo do Estado e Federal será maior.
Segundo o presidente Almir Pessoa, Ituaçu tem grande potencial de crescimento e fazer parte de uma instituição como a que está sendo criada é mais um passo para que as demandas da população ituaçuense sejam atendidas, nas mais diversas áreas, com mais rapidez e eficiência.
Por volta das 19h40m, de ontem (22), uma guarnição da CIPE SUDOESTE durante a execução da Operação Força Total, realizava patrulhamento na cidade de Barra da Estiva, quando avistou duas motocicletas paradas em via pública e ao aproximar-se um dos indivíduo, quando visualizou a viatura policial, evadiu em alta velocidade e uma mulher que estava ao lado da outra motocicleta lançou o celular no chão quebrando. Diante da fundada suspeita, foi dada voz de abordagem e ao proceder a busca pessoal na referida mulher foi encontrado com a suspeita 02 papelotes de substâncias análogo a cocaína em seus bolsos. Ao ser interpelada sobre a origem da substância a abordada alegou ser usuária e que dentro da sua casa havia mais uma porção de substância análoga a maconha. Dessa forma, mediante autorização da suspeita, a guarnição adentrou a resistência e localizou mais uma porção de substância análoga a maconha e junto desta certa quantidade de dinheiro, além de um caderno de anotações e maquineta de cartão de crédito. Diante dos fatos a suspeita e todo o material foi apresentado na Delegacia Territórial de Brumado para a adoção das medidas cabíveis, conforme registrado na ocorrência de n° 382903/2025.
CONDUZIDO:
(01) uma nacional do sexo feminino
MATERIAIS APREENDIDOS:
01 (uma) porções de substâncias análogo maconha
02 (dois) papelotes de substâncias análogo a cocaína, a quantia de R$ 662,75 (seiscentos e sessenta e dois reais e setenta e cinco centavos)
01 (uma) maquineta de cartão de crédito
01 (um) caderno de anotações
01 celular (quebrado)
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Delegacia de Brumado
FONTE: ASCOM CIPE Sudoeste