Arquivo

02/2024

51 post(s) publicado(s)
Prefeitura de Barra da Estiva inaugura nesta sexta-feira base do SAMU-192

Prefeitura de Barra da Estiva inaugura nesta sexta-feira base do SAMU-192

  • 29.Fev.2024 - 16h08

Nesta sexta-feira (01/03), a partir das 16 horas, acontecerá a inauguração da Base do Samu 192. Mais uma obra de grande importância que será entregue a população. O ato de inauguração vai acontecer na Rua Padre Gaspar Bertoni, no Bairro Cidade Nova. A base do SAMU-192 estará instalada próximo ao Centro de Saúde Drº Kioshy Koshimizu. 

Governo da Bahia recorre ao uso de drones no combate à Dengue

Governo da Bahia recorre ao uso de drones no combate à Dengue

  • 29.Fev.2024 - 11h09

O combate à Dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta primeira semana da operação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde da Bahia e do Corpo de Bombeiros, e dos Municípios, um drone sobrevoou bairros das cidades de Piripá e Jacaraçi, no sudoeste baiano. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz. Nos próximos dias, Ibiacussê, Mortugaba e Barra do Choça também receberão a operação com drone, reforçando as medidas de controle e prevenção da doença. Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o momento é de unir esforços para combater o aumento do número de casos nos municípios baianos. "O Governo do Estado não tem poupado investimento para o combate à Dengue. Agora, contamos com mais esse reforço dos drones, que são equipamentos que conseguem mostrar uma visão panorâmica e ajudam os agentes de endemias a mapearem possíveis focos em locais de difícil acesso. Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para proteger a saúde pública através da ação conjunta entre diferentes entes públicos e a comunidade para enfrentar situações de alerta”, afirmou. O combate ao Aedes aegypti tem sido intensificado em diversas regiões do Estado, principalmente no sudoeste baiano. O Governo da Bahia montou uma operação de combate ao mosquito e assistência à saúde em diversas regiões, com a distribuição de larvicidas, equipamentos e carros fumacês para reforçar os trabalhos dos municípios.

Prefeitura de Tanhaçu realiza operação de catarata beneficiando 138 pacientes e cobrindo custo integral do procedimento

Prefeitura de Tanhaçu realiza operação de catarata beneficiando 138 pacientes e cobrindo custo integral do procedimento

  • 29.Fev.2024 - 08h22

A Prefeitura de Tanhaçu, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma ação de saúde para a realização de operações de catarata, beneficiando 138 pessoas com a cobertura integral dos custos do procedimento, no valor de R$ 7.000 para ambos os olhos. Além disso, a prefeitura também disponibilizou transporte para que os pacientes pudessem se deslocar até o local da operação e retornar para suas casas com segurança. Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar dos cidadãos de Tanhaçu, garantindo o acesso a tratamentos essenciais e contribuindo para a qualidade de vida da comunidade.

Nova Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas impulsiona produção de morangos em Mucugê

Nova Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas impulsiona produção de morangos em Mucugê

  • 28.Fev.2024 - 17h56

Em Mucugê, na Chapada Diamantina, os produtores de morango se animaram com a nova Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas. Isto porque, além de proporcionar um aumento na produção de morango, carro-chefe da região, também irá gerar mais renda para os agricultores familiares da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (CoopChapada). Para a nova unidade, que irá possibilitar uma demanda mais ampla e diversificada de frutas, o governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), investiu um total de R$ 3,6 milhões para atender diretamente cerca de 200 famílias produtoras da região. De acordo com Ivan Fontes, assessor especial da diretoria da CAR, o valor investido foi utilizado para a implantação da Unidade de Beneficiamento de Frutas, aquisição de veículos e apoio a gestão e assistência técnica. A Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas ganhou equipamentos como câmaras frias de resfriamento e de congelamento, um caminhão baú refrigerado, empilhadeira, caixas de armazenamento de congelados e máquinas de beneficiamento de morango congelado. O presidente da Cooperativa, Cristiano Rocha, diz que a nova estrutura tem espaço suficiente e adequado para um maior armazenamento dos produtos que são produzidos na região, como o embalo de morango congelado e in natura, além de incentivar um aumento na área do plantio do morango, o que impulsiona um aumento na sua produção. “O morango tanto congelado quanto in natura é o nosso carro-chefe, nosso principal produto. Como teremos um aumento nos próximos plantios, que ocorrerão de março a junho, iremos aumentar bastante a produção da fruta”, menciona Cristiano. A unidade também gera a expectativa de aumentar a movimentação na região. Segundo Cristiano Rocha, a região de Mucugê sempre foi conhecida pelo turismo e pela produção de batata, mas o morango passou a surgir como destaque de 2012 a 2013, sendo um chamativo para os turistas que chegam ao local provarem. “Hoje, a realidade é outra. A região passou a ser conhecida pela produção de morango, como também pelos vinhos de qualidade, o mirtilo e as frutas vermelhas em geral”, comenta Rocha.

Motorista de ambulância é apreendido com drogas durante ação da PRE no posto policial em Tanhaçu

Motorista de ambulância é apreendido com drogas durante ação da PRE no posto policial em Tanhaçu

  • 28.Fev.2024 - 16h40

Nesta quarta-feira (28/02), no Posto 1/2 de Sussuarana, a guarnição em serviço abordou duas ambulâncias, que através de uma denúncia anônima, foi informado que estaria transportando entorpecentes. Em posse destes dados, os policiais abordaram os dois veículos de características indicadas na denúncia, vindo a confirmar a informação. Foi encontrado no banco do passageiro de uma das ambulâncias, a quantidade de duas "trouxinhas semelhante a cocaína". Ao questionar o motorista, o mesmo confirmou ser usuário de drogas e diante dos fatos, o envolvido foi conduzido para a delegacia de Brumado, para adoção das medidas legais cabíveis.

Ponto SAC Ibicoara oferece serviços do TRE a partir desta quarta-feira (28)

Ponto SAC Ibicoara oferece serviços do TRE a partir desta quarta-feira (28)

  • 28.Fev.2024 - 15h27

Título de eleitor, certidão de quitação com a justiça eleitoral e recadastramento biométrico. Esses são alguns dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que estão disponíveis à população no Ponto SAC Ibicoara a partir desta quarta-feira (28). O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, por ordem de chegada, com distribuição de 30 senhas por dia. Inaugurado em abril de 2023, o Ponto SAC Ibicoara funciona no distrito de Cascavel. Oferece outros serviços à população, como RG, Detran, Junta do Serviço Militar e até da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Para outras informações a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br). Além disso há o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Hospital da Chapada tem habilitação da Comissão de Doação de Órgãos para Transplantes renovada

Hospital da Chapada tem habilitação da Comissão de Doação de Órgãos para Transplantes renovada

  • 28.Fev.2024 - 10h49

Referência para Seabra e mais dez municípios, o Hospital Regional da Chapada (HRC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, teve a habilitação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) renovada. O anúncio foi feito pela coordenadora da Atenção Continuada da Central de Transplantes da Bahia, América Carolina. "Isso significa que estamos cada vez mais preparados para promover e incentivar a doação de órgãos na região, contribuindo para salvar vidas e oferecer esperança a quem mais precisa", afirmou. Para a coordenadora da Cihdott do Hospital Regional da Chapada, Giselle Oliveira, a renovação faz com que toda equipe multidisciplinar da unidade reafirme seu compromisso em promover a conscientização sobre a importância da doação. "A doação de órgãos deve ser amplamente divulgada e para isso é fundamental que tenhamos profissionais capacitados sobre todo o processo da doação de órgãos, portanto a habilitação da Cihdott do HRC é imprescindível para que o processo aconteça de forma efetiva. É, também, preciso realizar orientação e divulgação sobre a doação para a população e as famílias sobre a importância e a nobreza deste ato que, enfatizando o objetivo final, salvar outras vidas", explicou.

SSP amplia ações de repressão a furto e roubo de gado na Bahia

SSP amplia ações de repressão a furto e roubo de gado na Bahia

  • 28.Fev.2024 - 08h38

O reforço no trabalho de repressão aos crimes de furto e roubo de gado na Bahia foi pauta da reunião promovida pela Secretaria da Segurança Pública na tarde desta terça-feira (27), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB. Conduzido pelo subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, o encontro pontuou os principais crimes, a relação entre as ocorrências registradas e as providências adotadas. “A nossa diretriz é combater esse crime. Pensamos, diariamente, em estratégias e ações de inteligência para que não tenhamos registro de ocorrência desse tipo”, detalhou o subsecretário da SSP. No encontro, o uso das tecnologias dos ‘Projetos Vídeo-Polícia’ – responsável pelas câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares – e ‘Câmera Interativa’, além da atuação preventiva das rondas rurais da Polícia Militar e das ações de inteligência da Polícia Civil foram pontuadas. Participaram do encontro representantes das Superintendências de Inteligência (SI) e de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP), além de integrantes das Polícias Militar e Civil. 

Projeto Avança Turismo Bahia promove ações de qualificação em Morro do Chapéu

Projeto Avança Turismo Bahia promove ações de qualificação em Morro do Chapéu

  • 27.Fev.2024 - 16h28

Exuberância da natureza, patrimônio histórico, vinícolas, observação de aves e turismo ufológico são algumas das atrações de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, região que tem conquistado prêmios como a mais procurada pelos brasileiros. Para promover a melhoria dos serviços oferecidos aos visitantes, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou atividades no município, durante uma semana. Na programação, capacitação, levantamento da oferta e controle de qualidade dos meios de hospedagem, visitas técnicas a atrativos naturais e empreendimentos e estudos de sinalização turística. As ações integram o projeto Avança Turismo Bahia. “O turismo está crescendo em Morro do Chapéu e o Governo do Estado iniciou um planejamento estratégico para estruturar o destino. Vamos estimular segmentos diferenciados, como as vinícolas e a contemplação de pássaros, que estão despontando fortemente”, sinalizou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme. Os cursos de capacitação ofereceram a empreendedores e profissionais do turismo conteúdos sobre boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, gestão de serviços, atendimento qualificado, inclusive ao público LGBTQIAP+, e perfil das cidades turísticas. “Adorei o curso. Ele acrescentou muito na preparação das minhas funcionárias, já que o turismo está em expansão na cidade”, elogiou a empresária Moara Chaar, 40 anos, proprietária de um restaurante. “Gostei da parte de como manipular corretamente os alimentos e, na minha área, aprendi muito sobre a importância da limpeza e higiene”, completou a camareira Ana Alice de Jesus, 50 anos. A Setur-BA também se reuniu com gestores públicos e privados, para discutir as ações do projeto. “Ficamos felizes com o trabalho que está sendo feito pelo Governo do Estado, porque o município precisa avançar e, com esse apoio, teremos o crescimento esperado no turismo, com a participação de todos”, ressaltou o vice-presidente do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) de Morro do Chapéu, Dailson de Oliveira.

Bahia tem quase 100% de aumento nos casos de dengue e 64 cidades em epidemia

Bahia tem quase 100% de aumento nos casos de dengue e 64 cidades em epidemia

  • 27.Fev.2024 - 11h25

A Bahia registrou 16.771 casos prováveis de dengue na Bahia até 24 de fevereiro de 2024, segundo informação divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), nesta segunda-feira (26). O dado representa o aumento de quase 100% em relação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis. A elevação foi puxada principalmente pelos municípios de Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambos em situação epidêmica. No total, 64 cidades baianas estão em situação de epidemia para dengue. Além do número de casos, quatro óbitos já foram confirmados na Bahia pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito, sendo um em Ibiassucê, dois em Jacaraci e um em Piripá. A quarta vítima, o morador Ibiassucê, no sudoeste da Bahia, tinha 87 anos. Ele faleceu em 13 de fevereiro. A confirmação da quarta morte também divulgada nesta segunda-feira, pela Sesab.  A resposta do governo estadual à dengue inclui a aquisição de novos carros de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecidos como fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades. É importante que a população que continue seguindo as recomendações de prevenção, como eliminar água parada, usar repelente e procurar assistência médica ao identificar sintomas da doença.