Na manhã da última sexta-feira (27), policiais militares da 78ª CIPM apreenderam mais de 370 tabletes de entorpecentes dentro de um imóvel que funcionava como depósito e comercialização de drogas em Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado.
Durante patrulhamento no bairro Urbis 2, os militares foram informados sobre a presença de pessoas realizando tráfico de drogas em um imóvel situado na Rua Deraldo Mendes. Diante do fato, os agentes saíram em diligência, localizando uma suspeita. Durante a verificação no local, foram encontrados 355 tabletes de maconha, 12 de crack, quatro de cocaína, uma balança de precisão, dois celulares e cadernos de anotações referente à comercialização dos entorpecentes.
A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida, juntamente com todo o material apreendido, para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada.
A Câmara de Vereadores de Ituaçu realizou na última quinta-feira (26), a Sessão Solene que encerrou os trabalhos do Primeiro Período, ou seja, dos primeiros seis meses.
Na oportunidade, os vereadores usaram a fala para ressaltar os projetos, indicações e discursões realizadas, que contribuíram para melhorias da vida dos ituaçuenses.
O presidente Almir Pessoa ressaltou o apoio dos seus eleitores que o reconduziu em mais uma eleição, em especial as comunidades de Tranqueiras e região, Gruta da Mangabeira e as comunidade rurais e da sede do município. “Estou no terceiro mandato, trabalhando em prol do povo, junto com o prefeito, para buscar melhorias para a nossa cidade” disse, o presidente da Câmara. Almir ainda destacou o empenho do prefeito Phellipe Brito na realização de obras e atendimento dos pedidos que os vereadores fazem para suas localidades; Almir ainda parabenizou a secretária Brenda pela organização e realização do belíssimo festejo junino ocorrido no município.
A Câmara retornará os trabalhos em agosto, mas o presidente garantiu que a Casa Legislativa continuará aberta no período da manhã para que algum vereador ou público queira realizar algum trabalho ou solicitação.
Brumado vive dias de muita violência, disputas entre facções tem resultado em homicídios nos últimos dias, onde, até a população de bem tem sido vítima.
Em resposta à situação, a polícia tem intensificado suas ações e, sendo que na última segunda-feira (veja aqui), armas de grosso calibre e muitas drogas e munições foram apreendidas, além de duas mortes por auto de resistência.
Já na madrugada desta quarta-feira, mais uma ação, desta vez dos Policiais da CETO do 24º BPM, CIPT/ SO e do TOR da CIPRv/Brumado, resultou na apreensão de explosivos, armas e e dois autos de resistências.
Segundo a polícia, a ação concluiu com o óbito de dois suspeitos, Pedrinho Galego (baralho do Crime) e de Julinho, os quais resistiram a prisão, após serem flagrados pelas guarnições ostentando armas e que possivelmente estariam a caminho de investir contra a vida de grupo rival. Logo mais atualização desta matéria.
Na manhã desta segunda-feira (23), em ação conjunta entre a RONDESP SUDOESTE e o 24º BPM, as guarnições deslocaram-se até a Rua Princesa Isabel, em Brumado/BA, após denúncia sobre indivíduos armados escondidos em um imóvel. Ao se aproximarem do local, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo e revidaram à injusta agressão.
Durante a ação, dois suspeitos foram alvejados, socorridos ao hospital municipal e, posteriormente, evoluíram a óbito. Um terceiro indivíduo foi detido no cerco externo e apresentado à delegacia. Outros suspeitos conseguiram fugir, entre eles um identificado no baralho do crime da SSP/BA.
MATERIAL APREENDIDO:
01 fuzil calibre 5,56mm com acessórios ??01 pistola calibre .40
01 pistola calibre 9mm
01 motocicleta vermelha
59 munições cal. 5,56
79 munições cal. 9mm
02 munições cal. .40
266 petecas de substância análoga à cocaína
01 porção grande de cocaína
301 porções de cocaína
82 trouxas de maconha
05 dolões de maconha
02 pacotes grandes de maconha
266 cocadas de maconha
05 porções grandes de crack
R$151,00 em espécie
01 caderno com anotações do tráfico
Roupas camufladas diversas
Acessórios pessoais e utensílios diversos relacionados à atividade criminosa
O 24º Batalhão de Polícia Militar segue atuando de forma intensificada no policiamento dos festejos juninos nas cidades que compõem sua área de responsabilidade, a exemplo de Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu e demais municípios.
Até o momento, os eventos vêm ocorrendo de forma tranquila, sem registro de ocorrências de grande vulto ou que comprometam a segurança da população. O trabalho preventivo e ostensivo das guarnições tem sido fundamental para assegurar que as tradições juninas sejam celebradas com paz e segurança.
O policiamento permanece reforçado, com a presença constante das equipes operacionais, do efetivo administrativo empregado nas ruas, além do apoio das unidades especializadas. A Polícia Militar reforça seu compromisso em garantir a ordem pública e a tranquilidade dos cidadãos durante todo o período das festividades.
O 24º BPM segue vigilante, firme e presente, protegendo e servindo a comunidade.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente neste sábado no município de Jussiape, onde, na oportunidade, foi recepcionado pelo anfitrião, José Luz, prefeito da cidade e por demais autoridades políticas locais e de outras regiões.
O deputado Estadual Marquinho Viana, que tem grande laço de amizade não só com o gestor e o governador, como também com os munícipes de de forma geral, esteve presente e acompanhou o Jerônimo e sua comitiva durante entregas de importantes benefícios para a população, como por exemplo: Ônibus, Ambulância, Van para Transporte Fora de Domicílio e unidade móvel do Samu.
Aproveitando o ensejo, o deputado, acompanhado do governador, também visitou a Praça do Forró onde assistiu à apresentações culturais.
Cinquenta e sete trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em fazendas localizadas nos municípios de Várzea Nova e Gentio do Ouro, no interior da Bahia, entre os dias 8 e 18 de junho. A operação foi realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e revelou situações alarmantes de exploração e descaso com a dignidade dos funcionários. Na fazenda de Gentio do Ouro, 42 pessoas trabalhavam sem equipamentos de segurança, sem acesso a banheiros ou local adequado para refeições.
Eles consumiam água armazenada em galões reutilizados de produtos químicos, como Zarpan e peróxido de hidrogênio, substâncias perigosas à saúde. Os alojamentos eram improvisados, com redes amarradas entre colunas e sacarias de sisal, e os trabalhadores precisavam tomar banho em canos improvisados e fazer as necessidades no mato.
Em Várzea Nova, outros 15 trabalhadores foram encontrados operando máquinas perigosas descalços, de chinelos ou com sacos plásticos amarrados aos pés, pois não recebiam calçados adequados. Eles recebiam R$ 250 por semana, valor inferior ao salário mínimo, e um dos trabalhadores já havia perdido dois dedos durante o corte do sisal. O Ministério do Trabalho destacou que a ação faz parte do esforço contínuo para combater o trabalho escravo contemporâneo e garantir condições dignas aos trabalhadores rurais na Bahia.
A Escola Lapidar se prepara para mais uma edição do tradicional Arraiá Lapidar, um evento que já se tornou parte da cultura local e que promete encantar a comunidade no próximo sábado, dia 21 de junho, às 15 horas, na Praça dos Garimpeiros. Este ano, o tema escolhido é "Brincadeiras Antigas", uma proposta que visa resgatar e valorizar as memórias lúdicas que marcaram a infância de gerações passadas.
A festa junina da escola é conhecida por sua grandiosidade e pela participação ativa de cerca de 180 crianças, professores e um grande público que se reúnem para apresentar e apreciar diversas quadrilhas juninas temáticas. Com um cenário colorido e cheio de animação, o Arraiá Lapidar não é apenas um evento festivo; é também uma oportunidade de reflexão sobre a importância das brincadeiras tradicionais na formação cultural e social dos jovens.
O tema "Brincadeiras Antigas" foi escolhido com o intuito de fazer a população refletir sobre como as atividades lúdicas de outrora moldaram a infância e a convivência comunitária. As quadrilhas, coreografadas com muito carinho pelo professor Kleber Luz e alunos, irão incorporar elementos das brincadeiras tradicionais, como o pião, a amarelinha e o pula-corda, em danças que prometem emocionar e divertir.
“O Arraiá Lapidar é um momento muito especial para nós. É uma chance de mostrar aos nossos alunos a importância da cultura popular e das tradições que nos conectam”, afirma o puxador das quadrilhas da escola. Ele acrescenta que o evento também é uma forma de incentivar a criatividade e o trabalho em equipe entre os estudantes.
A expectativa é grande entre os membros da comunidade escolar, que ensaiam há semanas para apresentarem suas coreografias. “Estamos muito animadas e é muito gratificante ver como as brincadeiras antigas ainda podem ser divertidas e importantes”, comenta a professora Virgínia Oliveira, diretora da Escola, que ainda enaltece o empreendimento dos pais e professores que não medem esforços para a realização do evento.
A festa promete reunir não apenas os alunos e suas famílias, mas toda a comunidade mucugeense e visitantes em um ambiente alegre e festivo. Portanto, no próximo sábado, prepare-se para celebrar as tradições culturais nordestina com muito forró, alegria e reflexão no Arraiá Lapidar!
O destino Bahia segue na liderança do turismo nacional, mantendo crescimento contínuo acima da média registrada no país. Na última pesquisa mensal de serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a abril de 2025, a Bahia teve um aumento de 10,2% no volume das atividades turísticas, enquanto o Brasil cresceu 6,4%, em comparação com o mesmo período de 2024.
Levando em consideração apenas o mês de abril deste ano, o estado registrou crescimento no setor de 15,1%, superando o aumento no Brasil, que foi de 9,3%, no comparativo com o mesmo mês de 2024.
Com a notícia desses bons resultados, no período junino, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) comemora e tem a expectativa de uma movimentação histórica de visitantes no estado, durante o São João. Em 2024, a festa recebeu 1,7 milhão de turistas, que injetaram R$ 2 bilhões na economia baiana. Para 2025, a estimativa da pasta é de 1,8 milhão de visitantes e R$ 2,3 bilhões de receita. Em maio, o órgão divulgou as comemorações juninas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, grandes polos emissores de turistas para a Bahia.
“É gratificante ver a liderança da Bahia no turismo brasileiro, resultado do trabalho comandado pelo Governo do Estado, com a contribuição dos outros agentes do setor. Estamos prontos para bater, novamente, o recorde de movimentação no São João, em função da promoção nacional do evento e do apoio estadual aos festejos em 300 municípios, com infraestrutura, segurança e muitas atrações regionais e nacionais”, disse o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Nesta segunda-feira (16), foi realizada na Barragem de Cristalândia a "Descarga Ecológica", ou seja, a liberação de mais de 550 litros de água por segundo, que atenderão as comunidades ribeirinhas do município de Ituaçu e também de Brumado, amenizando o sofrimento provocado pela longa estiagem, onde plantações se perderam e até a sobrevivência dos animais estavam em risco devido a falta de água.
A ação só foi possível graças a mobilização das comunidades por meio de abaixo assinado, da cobrança do vereador e presidente da Câmara Almir Pessoa, que também esteve recentemente no INEMA fazendo esta reivindicação, bem como a sensibilidade do prefeito de Brumado Fabrício Abrantes que não colocou obstáculo para a liberação da água por parte da EMBASA.
No ato de liberação do tão precioso líquido, estiveram presentes o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, vereadores de ambos os municípios, além de outras lideranças e colaboradores da Embasa.