Os brigadistas voluntários que atuaram durante cinco dias para debelar o fogo que consumia uma região de mata em Ituaçu, cobraram dos governantes a nível municipal e estadual, a celeridade para ajudar no enfrentamento a queimadas. O incêndio que teve início na quinta-feira (26/10), só foi debelado na madrugada desta terça-feira (31/10), no entanto o socorro prometido, que foram aviões, só chegaram nesta manhã, ajudando somente na atuação do rescaldo. Segundo informações, a área afetada abrangeu cerca de 900 hectares e foi considerado de grande gravidade, deixando a brigada totalmente esgotada. O questionamento é que se a ajuda que veio somente nesta terça-feira, tivesse chegado antes, com certeza os estragos seriam menores, pois mesmo com todo empenho dos brigadistas, o trabalho em ar, como no caso das aeronaves surtiria um efeito que impediria o fogo de atingir novos locais.
Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis (BA) apreenderam uma motosserra, um motor a diesel e uma bancada de beneficiamento de madeira e detiveram um homem, na manhã de segunda-feira, 30, em Morro do Chapéu. Policiais identificaram uma área de desmatamento vegetal de aproximadamente 3 hectares, localizada a cerca de 500 metros do local de uma infração ambiental anterior. No decorrer das buscas, um indivíduo foi encontrado, abordado e imediatamente preso. Com ele foram encontrados uma motosserra, um motor a diesel e uma bancada para o beneficiamento de madeira. O homem detido e o material apreendido foram apresentados à delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.
Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ilustraram o que especialistas avisavam: o país está envelhecendo. Abaíra, cidade que possui a maior proporção de pessoas acima de 65 anos do estado da Bahia é prova disso. São 137 idosos para cada 100 crianças. “A gente conhece bem essa realidade, é só andar na rua para ver que são mais idosos”, diz Ana, de 40 anos. O município localizado no centro da Chapada Diamantina só se tornou independente em 1962, quando foi separado oficialmente de Piatã. A economia de Abaíra gira em torno da produção artesanal da cachaça, que é realizada em associações espalhadas pela cidade. Além de Abaíra, as cidades Jussiape, Jacaraci, Guajeru e Ibiassucê são as que o número de idosos já supera a quantidade de crianças. Apesar de nunca ter saído de Abaíra, a cada dia que passa Ana se acostuma com a ideia de ver o único filho, de 16 anos, partir em busca de melhores oportunidades de trabalho. O adolescente quer estudar computação e não há faculdades na cidade. O campus da Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, atrai jovens de Abaíra que desejam entrar na universidade. A distância entre as duas cidades é de 260 quilômetros. Ana, que também já quis deixar a cidade, espera ver no filho a realização de um sonho que já lhe foi próprio. “Ele provavelmente vai fazer o que os outros jovens fazem, que é sair da cidade para estudar”, afirma. Para o geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Clímaco Dias, os dados do Censo 2022 retratam a fraca produtividade econômica de parte do centro-sul baiano, onde as cinco cidades estão localizadas. “É uma característica regional de estagnação econômica estrutural que se perpetua”, ressalta.
Na sessão da última sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Ituaçu, o Vereador Ronaldo gerou um debate acalorado ao fazer duras críticas ao atendimento no Posto de Saúde do Campo Grande, localizado no município de Ituaçu, a cidadãos da cidade vizinha Contendas do Sincorá. O vereador afirmou que Ituaçu não está tendo nenhum lucro com isso.
O vereador Ronaldo foi bastante enfático em sua fala: “Eu acho que deveria ter uma política para proibir esses atendimentos de outro município no município da gente. Emergência tem que ser atendido em qualquer lugar, qualquer hora que chegar tem que atender. Até na hora que o médico tiver dentro do carro pra sair, ele tem que sair do carro e atender. É uma emergência! Agora esse atendimento de área descoberta, como Campo Grande faz ali, é o pessoal de Contendas levando nosso remédio, levando tempo do nosso medico, que era pra tá atendendo o ituacuensse tá atendendo o povo de Contendas. Uma área descoberta que atende várias pessoas do município de Contendas. Qual o lucro que vem pra Ituaçu? Nenhum!”.
No pronunciamento surpreendente que seguiu as críticas de vereador, a prefeita de Contendas do Sincorá, Margarete, defendeu a prática de atendimento a cidadãos de cidades vizinhas nos postos de saúde. A prefeita alegou que essa é uma questão de humanidade e que a cidade que ela representa também acolhe moradores de municípios circunvizinhos em seus postos de saúde.
A prefeita Margarete argumentou que o atendimento a cidadãos de cidades vizinhas é uma prática comum em várias cidades da região e é fundamental para garantir o acesso à saúde para todos, independentemente de sua cidade de origem. Ela destacou que a cidade de Contendas do Sincorá também acolhe cidadãos de municípios próximos e enfatizou a importância da solidariedade e da cooperação entre os municípios em questões de saúde.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Contendas do Sincorá, a assistência médica à população das comunidades e povoados situados em áreas de divisa e que ficam distantes de suas sedes, é usual, não só em Ituaçu, mas como em todos os municípios da região, inclusive Contendas do Sincorá.
A Secretaria Municipal de Saúde de Contendas do Sincorá atende parte da população do Povoado São Jorge, que pertence a Barra da Estiva, como presta assistência à população em áreas limítrofes à Contendas, situadas nos municípios de Mirante e Manoel Vitorino. A Secretaria de Saúde de Barra da Estiva, por exemplo, atende pessoas de Ibicoara e Iramaia e, deste modo, essa situação ocorre com outros municípios do sudoeste baiano e Chapada Diamantina. Um percentual significativo de medicamentos nos é fornecido pelo Governo da Bahia, assim como ocorre nos municípios da região. Dessa forma, trata-se de uma questão de humanidade e cuidado com o ser humano não negar atendimento a pessoas que vivem distantes das sedes de seus municípios de origem”, disse a Prefeita.
Em decorrência do interesse público, o INFORMEBARRA identificou que, em diversos municípios, está ocorrendo o atendimento de cidadãos que residem em outras cidades. Essa constatação levanta questões significativas relacionadas à distribuição de recursos e serviços públicos, exigindo uma análise mais aprofundada para melhor atender às necessidades da população e garantir uma alocação eficiente de recursos.
Para garantir que a população seja bem atendida e que os fatos sejam esclarecidos de maneira adequada, o INFORMEBARRA compromete-se a monitorar de perto o funcionamento dos postos de saúde em Ituaçu e fornecerá informações oportunas à comunidade. Isso assegura transparência e uma abordagem responsiva para atender às necessidades de saúde dos cidadãos, bem como para promover a eficácia dos serviços públicos.
O INFORMEBARRA entrou em contato com o vereador Ronaldo para se manifestar acerca da fala da Prefeita Margarete, no entanto, até a publicação da matéria, o vereador não havia dado retorno.
No último domingo (29/10), um jovem de 16 anos morreu após um mal súbito durante uma trilha motociclística que acontecida na zona rural de Vitória da Conquista. A vítima identificada como Guilherme Tanajura Matias Aguiar, era natural de Livramento de Nossa Senhora e segundo informações ainda chegou a ser socorrida por amigos, no entanto não resistiu. O local onde acontecia a trilha é considerada de difícil acesso e o socorro acabou demorando mais que o normal. A vítima era muito conhecida na cidade, pois era neto do ex-vereador Marilho Matias e sobrinho do ex-prefeito de Dom Basílio, Alfredo Matias.
Famosos como Jojo Todynho e Tirullipa lamentaram a morte do influenciador digital Rodrigo Amendoim, encontrado no sábado (28), dentro do apartamento onde morava, em um condomínio no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Rodrigo de Souza Silva, conhecido como "Amendoim", tinha 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais. Jojo Todynho contou que se encontrou com Rodrigo Amendoim algumas vezes, disse que ele foi bastante educado e que gostava de assistir os vídeos dele. Também fez um alerta para os seguidores. "Saúde mental não é brincadeira, depressão não é frescura. Não venda seus olhos para a sua realidade, para viver uma fantasia. Se você sabe que tem problema, cuide-se. Em todos os aspectos da sua vida, se cuida", afirmou a artista. Também nas redes sociais, Tirullipa postou uma foto do influenciador baiano com a frase: "Muitas das vezes quem mais nos faz sorrir são as pessoas que mais sofrem no seu íntimo e precisam de ajuda". Nos stories, o humorista falou um pouco sobre depressão. Rodrigo Amendoim conquistou 1,5 milhões de seguidores nas redes sociais mostrando a rotina e dando conselhos, sobretudo amorosos, com muito bom humor. Ele deixa um filho de nove meses. Ele costumava interagir diariamente na internet e era amigo de outros influenciadores, com quem gravava vídeos frequentemente, entre eles Cristian Bell, que se desesperou com a morte e postou um vídeos aos prantos, ainda na noite de sábado. "Perdi um pedação de mim, Um filho. Nossa relação era incomparável. Me sentia completo ao seu lado, nunca fiquei triste do seu lado, nem você do meu", disse, emocionado. Cristian Bell arcou com os custos do sepultamento do corpo do amigo, que aconteceu na tarde de domingo (29), no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. Os vídeos do baiano começaram a fazer sucesso na internet no ano de 2021. Antes do trabalho digital, Rodrigo vendeu geladinhos e amendoins pelas ruas de Salvador - o que deu origem ao apelido. Em entrevista recente a um podcast, Rodrigo lembrou a origem humilde e revelou que teve uma infância difícil. Ele contou que foi criado pela irmã e começou a trabalhar muito jovem.
Na sessão realizada nesta sexta-feira, 27 de outubro, um incidente chamou a atenção dos cidadãos da cidade de Ituaçu. Durante a sessão da Câmara de Vereadores, o presidente da Casa, Almir Pessoa, anunciou um decreto proibindo Aelson Neto (Aécio), produtor cultural, músico e Vice Presidente do PT no município de acessar a Casa do Povo, alegando supostos atos de falta de respeito e perturbação.
Segundo Aelson, na semana anterior à sessão em questão, ele esteve na Câmara de Vereadores para expressar seu apoio e defender o Jornalista Fabiano Neves do Portal de Notícias Informe Barra, que foi impedido de utilizar a Tribuna Livre para se defender de narrativas feitas por membros da atual gestão. Aelson afirma que em momento algum agiu com falta de respeito na Casa do Povo e que apenas utilizou sua liberdade de expressão de maneira respeitosa após a sessão se dar por encerrada pelo Presidente em Exercício César Wanderley.
"Eu estava lá para exercer meu direito democrático de expressar minha opinião e apoiar um jornalista que, na minha visão, estava sendo impedido de se defender adequadamente. Em nenhum momento fui desrespeitoso com os vereadores ou com o ambiente da Câmara. Se o Presidente da Casa tivesse me convidado para me defender das acusações, constataria, pelo vídeo que eu gravei, que as acusações são inverídicas e que ele foi induzido a erro,” disse Aelson Neto.
Aelson também lançou críticas ao presidente da Câmara, enfatizando que sua atenção deveria estar voltada para a legislação em prol do bem-estar da comunidade e para a fiscalização dos gastos públicos, com destaque para as consideráveis despesas da própria Câmara de Vereadores.Segundo Aelson, o Presidente da Câmara agiu de forma arbitrária e antidemocrática, uma vez que não abriu nenhum Processo Administrativo para apurar os fatos, permitindo, com isso, que ele exercesse seu direito à ampla defesa e ao contraditório.
O dirigente do PT expressou sua preocupação em relação a essa situação. Segundo ele, a proibição de acessar a Câmara é uma manifestação clara de como a atual administração lida com opositores políticos. O anúncio do decreto proibindo o acesso de Aelson à Câmara de Vereadores tem gerado reações na comunidade, com muitos se perguntando sobre a liberdade de expressão e o direito de cidadãos de participarem de questões públicas e políticas locais.
Em contato com nossa reportagem, o presidente da Câmara, Almir Pessoa, disse que Aelson teria ultrapassado dos limites "Tem hierarquia, tem que respeitar", disse Almir.
O caso de Aelson destaca a importância da liberdade de expressão em uma sociedade democrática, bem como a necessidade de diálogo e transparência nas instituições locais. Os cidadãos de Ituaçu continuam atentos a este caso, aguardando a resolução e a garantia de seus direitos fundamentais.
Na madrugada desta quinta-feira (26/10), cerca de 10 placas solares e um disjuntor foram roubados de uma propriedade rural na comunidade de Monteiro, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. A denúncia foi feita via redes sócias por uma influenciadora a qual disse que a propriedade em questão, era do seu tio. No relato, só não foram roubados mais objetos porque os elementos não teriam conseguido leva-los. As 10 placas e o disjuntor estão avaliados em cerca de 35 mil reais. Um boletim de ocorrência será registrado e as investigações devem iniciar logo em seguida.
Na tarde de quarta-feira (25/10), uma tentativa de homicídio foi registrada na zona rural de Tanhaçu. De acordo com informações, três elementos foram até a casa de um homem, localizada na Fazenda Riachão Sobrado, próximo a Sussuarana, cobrar uma dívida, momento foram atendidos pela mão do suposto devedor, que ao perceber a situação, empreendeu fuga pela mata e os elementos começaram a disparar. Os tiros não atingiram a vítima e os atiradores fugiram logo em seguida. Segundo a mãe da vítima a dívida é no valor de R$ 3.500. A polícia militar compareceu no local e colheu depoimento. O caso será investigado pela delegacia de Tanhaçu.
Na tarde de quarta-feira (25/10), uma forte chuva com registro de ventos atingiu a cidade de Contendas do Sincorá, deixando estragos. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível observar que um posto de combustíveis ficou parcialmente destruído com a tempestade. Segundo moradores, a chuva foi rápida, no entanto os impactos foram considerados devastadores tendo em vista o prejuízo registrado. Em um determinado momento é possível ver uma rajada de vento arrancando e levando a cobertura metálica do posto de combustíveis. Moradores locais não esperavam chuvas, tendo em vista que não havia previsão, segundo o Climatempo. Os prejuízos ainda são calculados por funcionários e o dono do estabelecimento.