Bahia registra 12,4 mil novos postos formais de trabalho em março

Bahia registra 12,4 mil novos postos formais de trabalho em março

  • 02.Mai.2024 - 17h18

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil. O estado da Bahia registrou saldo positivo de 12.482 novos postos de emprego formal no mês de março de 2024. Os números são resultados de 86.774 admissões e 74.292 demissões no período. Na região Nordeste, os baianos fecharam março com o maior saldo de pessoas com carteira assinada. No mês, em toda a região, foram 16.037 empregos gerados. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta terça-feira, 30 de abril, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na Bahia, o resultado foi positivo em todos os cinco grandes setores da economia avaliados no mês. O destaque baiano foi o setor de Serviços, com um saldo de 8.155 postos. A Indústria registrou a criação de 1.580 vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (+1.475), o Comércio (+950) e a Construção (+323). Na divisão por municípios, a capital Salvador reuniu o maior número de contratações, com 3.595 novos postos com carteira assinada. No grupo das cinco cidades com maior saldo aparecem, na sequência, Feira de Santana (+1.040), Lauro de Freitas (+965), Barreiras (+702) e Luís Eduardo Magalhães (+617). Em março, o estoque de pessoas com emprego formal na Bahia alcançou 2,07 milhões. No estado, os novos postos de trabalho foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (+6.872). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (+9.659) com as vagas na Bahia. Jovens entre 18 e 24 anos também são o grupo com maior saldo de vagas: +7.038.

Ginecologista denunciado por importunação sexual contra 16 pacientes é afastado das atividades pela Justiça

Ginecologista denunciado por importunação sexual contra 16 pacientes é afastado das atividades pela Justiça

  • 02.Mai.2024 - 15h30

A Justiça afastou das atividades o ginecologista Elziro Gonçalves de Oliveira, de 71 anos, denunciado por crimes sexuais contra 16 pacientes, em Salvador.  O afastamento foi um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que ofereceu uma denúncia contra o profissional, nos dias 20 e 22 de março. A Justiça acatou os pedidos no dia 19 de abril. Elziro também responde a quatro processos éticos no Conselho Regional de Medicina (Cremeb). O Cremeb instaurou um processo ético-profissional contra o suspeito. Com isso, a conduta dele vai ser investigada de forma detalhada. Dos 16 inquéritos abertos pela Polícia Civil, 13 foram encaminhados para o MP-BA. No entanto, sete já estavam prescritos. 

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e prende envolvidos com tráfico de drogas em Seabra

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e prende envolvidos com tráfico de drogas em Seabra

  • 02.Mai.2024 - 11h35

A polícia civil deflagrou na manhã de quarta-feira (01/05), uma Operação Policial com o intuito de combater o tráfico de drogas na cidade de Seabra. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo efetuadas duas prisões em flagrante delito por tráfico de drogas e uma prisão por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Foram presos na Operação M.S.M, F.O.A e J.B.J, todos integrantes da Facção Criminosa Bonde do Maluco atuante na cidade de Seabra. Com as prisões efetuadas a Polícia Civil desarticula o grupo criminoso que comandava o tráfico de drogas no Bairro Vila Nova. Foram apreendidos 01 revolver calibre 38, 24 munições calibre 38, 850 gramas de cocaína, 03 balanças de precisão e 01 veículo automotor. 

Prefeitura de Tanhaçu entrega Playground completo e brinquedos pedagógicos na Creche Municipal

Prefeitura de Tanhaçu entrega Playground completo e brinquedos pedagógicos na Creche Municipal

  • 02.Mai.2024 - 08h59

A Prefeitura de Tanhaçu, juntamente com a Secretaria de Educação  está comprometida em proporcionar um ambiente seguro e estimulante para as crianças da nossa cidade. Por isso, entregamos na Creche Municipal um Playground completo e brinquedos pedagógicos, que contribuirão para o desenvolvimento motor, social e cognitivo dos pequenos. Estamos sempre trabalhando para garantir o melhor para as nossas crianças, pois acreditamos que investir nelas é investir no futuro de Tanhaçu.

Polícia da Bahia aumenta em 17% o número de armas de fogo apreendidas em 2024

Polícia da Bahia aumenta em 17% o número de armas de fogo apreendidas em 2024

  • 30.Abr.2024 - 14h59

O uso da inteligência e da repressão qualificada aumentou em 17% o número de armas de fogo apreendidas na Bahia, no primeiro trimestre de 2024, comparando com o mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, ações das Forças Estaduais e da Polícia Federal retiraram das ruas, este ano, 1.502 armas, contra 1.280 exemplares no mesmo período de 2023. Entre os armamentos, destaque para 19 fuzis apreendidos em operações das Polícias Militar, Civil e Federal. Onze armas dos calibres 5,56 e 7,62 foram encontradas em Salvador e oito nas cidades de Juazeiro, Maragogipe, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Irecê e Vera Cruz. “O aumento das apreensões se reflete na redução de aproximadamente 9% das mortes violentas na Bahia. Nosso objetivo é preservar vidas e seguiremos trabalhando de forma integrada, com foco na missão”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Série de inaugurações marcam o final de semana em Barra da Estiva

Série de inaugurações marcam o final de semana em Barra da Estiva

  • 30.Abr.2024 - 11h22

No próximo sábado (04/05), acontecerá uma cerimonia de inaugurações de grandes obras que serão entregues para a população de Barra da Estiva. Serão entregues a Praça do São Félix, Calçamento do São Félix, a iluminação de Led na saída da cidade, o recapeamento do São Félix, Creche Municipal no Alto México e Calçamento do Alto México. O ato de entrega acontece na nova Praça do Bairro São Félix, a partir das 16 horas com a presença da CARRETA EVOLUTION. 

Prefeitura de Ibicoara anuncia 99 no beat para os 62 anos de emancipação política

Prefeitura de Ibicoara anuncia 99 no beat para os 62 anos de emancipação política

  • 30.Abr.2024 - 09h11

A Prefeitura de Ibicoara, que já havia anunciado na última semana Xandy Harmonia e Liene Show, como atrações a se apresentar nas comemorações de 62 anos de emancipação política administrativa, divulgou mais uma atração. Trata-se da banda 99 no beat, sucesso em eventos da região e em paredões sonoros. A banda foi um dos destaques do carnaval de Porto Seguro e segue com agenda de shows lotada. Essa foi a terceira atração confirmada para as festividades em Ibicoara que vão acontecer dia 20 de julho. Outras atrações devem ser divulgadas em breve, assim como a grade completa do evento.

Caravana Bahia Sem Fogo leva prevenção a mais de 2,5 mil pessoas na Chapada Diamantina

Caravana Bahia Sem Fogo leva prevenção a mais de 2,5 mil pessoas na Chapada Diamantina

  • 29.Abr.2024 - 14h10

O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (26), na cidade de Ibicoara (459 km de Salvador), os resultados alcançados durante a primeira jornada de mobilização e educação ambiental realizada pela Caravana Bahia Sem Fogo. Ao todo, 11 municípios da Chapada Diamantina e mais de 2,5 mil pessoas participaram das atividades voltadas à prevenção aos incêndios florestais e adoção de práticas sustentáveis. Na oportunidade, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e as instituições que compõem a Caravana realizaram a entrega de 110 kits com equipamentos essenciais para atuação das brigadas voluntárias, contemplando itens de proteção individual e coletiva. Os brigadistas receberam cantil, bataclava, enxada, facão, luva, pá, mochila, abafador, apito, lanterna de cabeça, coturno, gandola, calça, máscara, foice, rastelo, bloqueador solar e soprador. Durante a apresentação, a diretora-geral da Sema e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, ressaltou o número expressivo de moradores que participaram das ações propostas pela Caravana: “foi surpreendente a adesão e o engajamento das pessoas em todas as cidades em que a Caravana passou, com representatividade de vários segmentos sociais, muitos brigadistas, gestores públicos, educadores, agricultores e a comunidade em geral. A entrega dos equipamentos mostra o compromisso permanente do Governo em fortalecer este trabalho de referência realizado pelas brigadas voluntárias, na prevenção e combate aos incêndios florestais”. A diretora complementou que a educação ambiental foi um dos pilares da Caravana: “foram visitadas 15 escolas, tanto municipais quanto estaduais, incentivando os estudantes a se tornarem protetores do meio ambiente. Além da distribuição de materiais socioeducativos, realizamos uma atividade em que as crianças e jovens receberam um crachá e o título de Agentes Ambientais Mirins, uma nova abordagem adotada pelo Programa Bahia Sem Fogo”.

Caravana Bahia Sem Fogo leva prevenção a mais de 2,5 mil pessoas na Chapada Diamantina

O projeto iniciou no dia 11de abril, em Andaraí, e, durante 15 dias, levou para os municípios atividades planejadas, a exemplo de rodas de conversas, sensibilização nas escolas e brigadas voluntárias, encontros nas prefeituras, sindicatos e demais entidades envolvidas. “Esta nova fase do Programa Bahia Sem Fogo antecede o período de seca, que é o mais crítico, justamente por entender que era necessário promover estratégias eficazes de prevenção e fortalecer as parcerias entre os órgãos estaduais, as brigadas voluntárias, os municípios e a sociedade em geral. A Caravana Bahia Sem Fogo representa um passo significativo na luta contra os incêndios florestais, demonstrando que a educação e a prevenção são as chaves para um futuro mais verde”, disse a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins. A Caravana Bahia Sem Fogo se tornou um exemplo de como ações coordenadas e o envolvimento comunitário podem fazer uma diferença significativa na gestão sustentável dos recursos naturais. Em maio, a Caravana vai seguir para o oeste da Bahia, visitando municípios que tiveram ocorrências de incêndios nos últimos anos. Anfitrião do evento, o prefeito de Ibicoara, Gilmadson Melo, agradeceu a toda estrutura do Estado: “em nome do nosso povo ibicoarense, parabenizo ao Governo do Estado pela iniciativa que muito nos fortalece, considerando nosso forte a cultura de turismo ecológico. Aos brigadistas municipais e voluntários todo o respeito e gratidão, o trabalho de vocês fez Ibicoara ser escolhida para fechar, com chave de ouro, este projeto na região da Chapada Diamantina”. O projeto conta com a coordenação da Sema, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).

Ibicoara

Na sexta-feira (26/04), a Caravana percorreu a sede e a zona rural do município, apresentando o projeto e realizando uma dinâmica com alunos do ensino fundamental e encontros com as comunidades do distrito de Pau Ferrado e Fazenda São Roque do Paraguaçu. Referência comunitária da localidade Fazendo São Roque do Paraguaçu, Hailton da Silva, falou desafios ambientais enfrentados da motivação que a Caravana trouxe para pais e mães de famílias da região: “é muito importante participar desse projeto Bahia Sem Fogo, é a primeira vez que nosso povoado está reunido com tantos órgãos competentes, que vem trazer conhecimento e abrir um canal de diálogo com a gente. Agradecemos a equipe que compareceu aqui, nos incentivou e orientou para denunciar o desmatamento ilegal e de como evoluir nas nossas práticas agrícolas, sem utilizar a queimada”. Já Erlan Santos, coordenador da Brigada Municipal de Ibicoara, reforçou o caráter educativo e as parcerias com as brigadas: “estamos juntos nessa caminhada de prevenção, isso que é importante, estreitar os laços e dar um futuro de proteção par nossas riquezas naturais. Muita expectativa também com o recebimento dos equipamentos, precisamos não só renovar os materiais já desgastados, com também trazer mais brigadistas para atuarem juntos”.

Prefeitura de Tanhaçu realiza manutenção no sistema de esgoto da rua da Rodoviária

Prefeitura de Tanhaçu realiza manutenção no sistema de esgoto da rua da Rodoviária

  • 29.Abr.2024 - 10h56

A Prefeitura de Tanhaçu está realizando uma importante manutenção no sistema de esgoto da rua da Rodoviária. Com os trabalhos realizados, a população poderá contar com um serviço de qualidade e evitar possíveis transtornos no local.  A administração municipal segue empenhada em promover melhorias na infraestrutura da cidade, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

Polícia prende um dos acusados de entrar no hospital de Brumado e executar paciente

Polícia prende um dos acusados de entrar no hospital de Brumado e executar paciente

  • 29.Abr.2024 - 09h20

A Polícia Militar de Brumado, em cojunto com a Polícia Civil, agiu rapidamente e conseguiu capturar um dos acusados de entrar armado no Hospital Professor Magalhães Neto e efetur disparos de arma de fogo contra Felipe Batista, que  tinha dado entrada na unidade de saúde na manhã de sábado (27), após sofrer uma tentativa de homicídio na casa em que morava, no bairro Baraúnas. Internado na unidade de saúde, ele fazia exames de raio-X, quando foi surpreendidos pelos homens armados. De acordo com informações obtidas pelo Destaque Bahia, após ter acesso as imagens das câmeras de segurança instaladas no Hospital, a polícia localizou um dos acusados. O mesmo foi detido quando estava sentado em frente a um bar, localizado na Praça João Romão. Com ele foi apreendido as roupas utilizadas no crime, sendo duas camisas de manga comprida cor azul marinho, uma calça moletom preta, uma bota preta e um capacete preto. O mesmo recebeu voz de prisão sendo encaminhado para a delegacia regional de Brumado, onde está a disposição da justiça. Todo material apreendido também foi apresentado na delegacia, sendo reconhecido, inclusive por uma testemunha como as roupas utilizadas no homicídio.