Governo anuncia medidas estratégicas para prevenção aos incêndios florestais na Chapada Diamantina

Governo anuncia medidas estratégicas para prevenção aos incêndios florestais na Chapada Diamantina

  • 12.Abr.2024 - 14h19

Cenário de uma das maiores riquezas naturais do Brasil, a Chapada Diamantina foi palco, nesta quinta-feira (11), do início da Caravana Bahia Sem Fogo e anúncio de uma série de ações estratégicas e inovadoras adotadas, pelo Governo do Estado, para prevenção e redução dos impactos causados pelos incêndios florestais. As medidas foram apresentadas na sede do Consórcio Chapada Forte, em Andaraí (423 km de Salvador), com a presença de gestores municipais, associações de brigadas, educadores, comerciantes e representantes de organizações sociais da região. Na abertura do encontro, a diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, falou que a Caravana busca integrar esforços e sensibilizar a sociedade sobre a importância de práticas sustentáveis e da preservação ambiental. “Neste momento tão importante, de comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, trago aqui um compromisso do secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, em ampliar, ainda mais, as parcerias com os municípios e as brigadas voluntárias, como uma resposta efetiva do Estado, mobilizando recursos, técnicos e conhecimentos para beneficiar as comunidades e proteger os recursos naturais da Chapada”, enfatizou. “A Caravana Bahia Sem Fogo se destaca com várias frentes de atuação, uma verdadeira força-tarefa envolvendo órgãos públicos das áreas de meio ambiente, educação, saúde, segurança pública (bombeiros militares), defesa civil e, principalmente, o engajamento da população e das prefeituras”, completou a diretora. Anfitrião do encontro, o presidente do Consórcio e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, agradeceu a presença dos gestores e técnicos do Estado e de cada município. “Parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa, ao tempo que agradeço pelo reconhecimento na escolha do nosso município para o ponto de partida desta Caravana”.

Geração de energia eólica na Bahia é destaque em fórum nacional do setor energético

Geração de energia eólica na Bahia é destaque em fórum nacional do setor energético

  • 12.Abr.2024 - 11h22

No Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues foi um dos convidados do primeiro dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia promovido pela Forbes Brasil em parceria com a Dominium Produções. Diante da plateia de executivos, lideranças empresariais e especialistas do mercado, o desempenho expressivo da Bahia e o potencial que o estado possui para ampliação da geração de energias limpas foram destacados pelo governador. Além de abordar o papel social e econômico que os empreendimentos de geração de energia possuem, Jerônimo ressaltou o cenário baiano e números que expressam a capacidade do estado no setor. “Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia. E uma das respostas mais importantes que precisamos dar a momentos como esse fórum é o nosso interesse em construir uma agenda, uma pauta favorável à transição energética. É fundamental a nossa responsabilidade nesse processo.”  Com o tema “Transição Energética e COP 30 - O que os Estados podem oferecer?”, o painel foi moderado por Marcelo Moraes, CEO Fórum Brasileiro de Líderes em Energia e contou também com a participação da governadora do Rio Grande de Norte, Fátima Bezerra e de Felipe Peixoto, secretário estadual de Energia e Economia do Mar, do Rio de Janeiro. A governadora do Rio Grande do Norte destacou o papel decisivo da Região Nordeste no cenário de geração de energia de fontes renováveis no Brasil. “O Nordeste cumpre uma função do ponto de vista econômico e social que é, inclusive, de suprir a escassez de energia de outras regiões”, disse Fátima Bezerra.

Colégio em Rio de Contas monta litoteca para estudos geológicos com participação da UFBA, de indígenas e quilombolas

Colégio em Rio de Contas monta litoteca para estudos geológicos com participação da UFBA, de indígenas e quilombolas

  • 12.Abr.2024 - 08h50

Aproximar o conhecimento da pesquisa acadêmica com a vivência ancestral dos povos tradicionais que habitam na região de Rio de Contas é a proposta das professoras de Biologia, Dilcinéia Anjos, e de Química, Naiara Ramos, com a Litoteca Intercultural do Colégio Estadual Carlos Souto (CECS). O projeto, lançado no início de março, no município de Rio de Contas, será implantado dentro da biblioteca da escola e terá a exposição de materiais, como amostras de tipos diferentes de solos, pedras, argilas e minerais. A ponte entre os saberes geológicos e culturais da região é uma iniciativa inédita na rede estadual de ensino e está sendo possível graças à parceria com o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ao apoio dos povos tradicionais, como lideranças quilombolas e indígenas do Território de Identidade da Chapada Diamantina. Para a comunidade escolar do CECS, a litoteca tem uma dimensão bem maior do que seu próprio significado, que vem de lithos - rocha e teca - local de armazenamento. A ideia de sua criação veio para complementar a linha sustentável permeada pela escola, onde os 520 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) abraçam os princípios da permacultura -- utilização dos recursos naturais de forma eficiente que preserve o meio ambiente, como a criação de horta orgânica; captação de água de chuva; e viveiros de mudas nativas da região.  “O projeto fortalece o saber científico e promove o respeito pela diversidade cultural e a valorização dos saberes tradicionais dos povos indígenas e quilombolas, contribuindo também para uma educação mais inclusiva e contextualizada”, explica a professora de Biologia, Dilcinéia Anjos. Segundo ela, o projeto irá proporcionar uma oportunidade única de aprendizagem para os alunos, que passam a compreender o ensino da Geologia em um contexto intercultural. “A colaboração de integrantes das comunidades indígenas e quilombolas será fundamental para aprimorar o entendimento do espaço e dos territórios em que vivemos”, ressalta, referindo-se à região do Rio de Contas, que, além da importância histórico-cultural, também forma um dos mais importantes geoparques brasileiros. As estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Stefany da Silva Santos e Andrea Luzia Ribeiro Nunes, ambas de 17 anos, estão animadas com o projeto e aguardam ansiosas para o início das atividades em campo. Para elas, além de levar os estudantes a conhecerem na prática o conteúdo teorizado em sala de aula, será uma oportunidade de reconhecer tipos diferentes de amostras geológicas e seu vínculo com a história da região. “É uma forma de preservar e transmitir conhecimentos sobre a história dos povos tradicionais da região, que é importante tanto para a escola quanto para a cidade”, esclarece Stefany. Sua colega Andrea acrescenta: “O projeto em si tem uma bagagem não só cultural e científica, como proporciona o contato com outros saberes, proporcionado pela Geologia”.

Premiações de vinhos baianos estimulam enoturismo na Chapada Diamantina

Premiações de vinhos baianos estimulam enoturismo na Chapada Diamantina

  • 11.Abr.2024 - 17h45

A vinícola UVVA, localizada na Fazenda Progresso, em Mucugê, na zona turística Chapada Diamantina, segue ampliando o catálogo de premiações internacionais, em apenas dois anos de produção. Em março, o seu Chardonnay 2022 conquistou a medalha de ouro no Vinalies 2024, um dos concursos de vinhos mais importantes do mundo, realizado na França; e a medalha de prata no Chardonnay du Monde 2024, outra competição francesa, conhecida pelo nível de exigência em atestar, exclusivamente, a uva Chardonnay. A vinícola já lançou 12 rótulos, entre vinhos tintos, brancos e espumantes, conquistou 27 prêmios nacionais e internacionais e recebeu 15 mil turistas em suas instalações. “Contribuir para o desenvolvimento do turismo na Bahia é um dos objetivos da nossa vinícola, um equipamento que estimula o crescimento regional, através do enoturismo. Seus vinhos e experiências permitem colocar Mucugê e a Chapada Diamantina em evidência no cenário nacional e internacional, adicionando um novo dinamismo econômico à região", declarou o CEO da UVVA, Fabiano Borré. Na zona rural de Mucugê, os turistas podem vivenciar a experiência da imersão na vinícola UVVA, que fica a 26 quilômetros de distância do município. O roteiro inclui tours para diferentes perfis de visitantes, sempre conduzidos por enólogos. Do prédio do empreendimento se avistam os parreirais e, ao fundo, a exuberante Serra do Sincorá, com seus mais de 80 quilômetros de extensão. O local também dispõe de restaurante, loja de produtos do segmento e espaço destinado a exposições de arte.  Uma equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) esteve em Mucugê para ações do projeto “Avança Turismo Bahia”, que visa qualificar destinos nas 13 zonas turísticas do estado. Durante uma semana, foram realizadas capacitações de profissionais e empreendedores, visitas técnicas a pontos atrativos naturais e vinícolas, levantamento da oferta e qualidade da hotelaria, além do estímulo ao registro no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

“Mucugê tem grande potencial, que vai além de belas paisagens e trilhas, com a oferta de experiências incríveis na zona rural, em fazendas que produzem frutas vermelhas. A produção de vinhos também cresceu na região, estimulando o enoturismo. Nosso projeto visa garantir a satisfação do turista que escolhe esse destino”, explicou a superintendente de Promoção e Serviços da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.

Grande inauguração da primeira obra pública da história da comunidade da Água Fria acontece dia 20 de abril

Grande inauguração da primeira obra pública da história da comunidade da Água Fria acontece dia 20 de abril

  • 11.Abr.2024 - 15h57

No dia 20 de abril, a Prefeitura de Ibicoara vai inaugurar mais uma obra realizada com RECURSOS PRÓPRIOS. Será a primeira grande obra Pública da história da comunidade da Água Fria. As 18:00 horas, será entregue a Creche em tempo integral e a quadra poliesportiva. "É muito gratificante poder realizar o sonho desta comunidade e cumprir também mais uma promessa de campanha. Aos poucos iremos deixar a nossa marca em cada canto deste município", relatou o gestor do município, Gilmadson Melo. 

Bahia Sem Fome recebe doação de cinco toneladas de alimentos da Polícia Civil

Bahia Sem Fome recebe doação de cinco toneladas de alimentos da Polícia Civil

  • 11.Abr.2024 - 10h40

O Programa Bahia Sem Fome, que acaba de completar um ano, recebeu a doação de aproximadamente cinco toneladas de alimentos da Polícia Civil do Estado da Bahia (PC-BA), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública. O ato solidário, realizado na tarde desta quarta-feira (10), no edifício-sede do órgão, na Piedade, mobilizou delegados, escrivães e investigadores. As doações terão como destino, pessoas em situação de vulnerabilidade social de diversas instituições de acolhimento da capital e Região Metropolitana de Salvador. Sob a coordenação da delegada-geral da PC-BA, Heloísa Brito, a arrecadação de alimentos que envolveu agentes de segurança pelo segundo ano consecutivo, vai garantir comida no prato daqueles que mais precisam. “A nossa missão também é proteger, servir e cuidar dos mais vulneráveis. Estamos muito felizes em contribuir e ajudar a nossa população no acesso à refeição de qualidade, amenizando assim, os efeitos da fome no nosso estado. Gostaria de agradecer a toda minha equipe pelo apoio”, afirmou.  Instituído pela Lei 25.084/23, o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, já atendeu 130 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo segurança alimentar e nutricional e reduzindo os índices de insegurança alimentar grave. O coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, agradeceu e parabenizou a instituição pelo compromisso social. 

Ação da Polícia Civil apreende acusados de crimes na Chapada Diamantina

Ação da Polícia Civil apreende acusados de crimes na Chapada Diamantina

  • 11.Abr.2024 - 08h53

A polícia Civil da Bahia cumpriu durante a tarde do dia 10/04/2024 mandados de prisão temporária em desfavor de três investigados por envolvimento em crime de homicídio ocorrido na cidade de Seabra. As investigações se iniciaram logo após o crime que ocorreu no dia 13 de fevereiro deste ano de 2024, quando o Sr Levy de Luna Freire foi morto a tiros em sua residência. Durante todo o período investigativo a Polícia Civil conseguiu reunir elementos suficientes de indícios de autoria do crime, passando a representar pelos mandados de prisão temporária e busca e apreensão face os suspeitos. Durante o cumprimento das ordens judiciais a Polícia Civil apreendeu aparelhos celulares, vestuários usados no crime, bem como armas, drogas, munições, coletes balísticos e toucas ninja. Além dos mandados de prisão temporária, um dos envolvidos foi preso em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo e munições de uso restrito. Todos os envolvidos foram apresentados na unidade policial e permanecem à disposição da Justiça. Durante a ação foram apreendidos 03 aparelhos celulares, 01 balança de precisão, 01 pistola turca cal. 9mm01 espingarda cal. 12, 01 revólver cal. 38, 256 munições cal. 9mm, 22 munições cal. 12, 375 munições cal. 40, 49 munições cal. 38, 01 carregador alongado para pistola 9 mm, 01 carregador de pistola cal. 40, 01 carregador tipo caracol com capacidade de 100 munições cal. 9 mm, 02 carregadores Canik cal. 9mm, 06 tabletes de cocaína pesando aproximadamente 6 quilos da droga, 02 coletes balísticos e 05 toucas ninja.

Casal é preso acusado de tráfico de drogas e abandono de incapaz em Livramento de Nossa Senhora

Casal é preso acusado de tráfico de drogas e abandono de incapaz em Livramento de Nossa Senhora

  • 10.Abr.2024 - 17h26

Na tarde de terça-feira (09/04), um casal suspeito de tráfico foi preso no bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora. Durante intensificação de patrulhamento pela Rua Caturama, por policiais do Pelotão de Emprego Tático operacional (PETO)da 46ª CIPM, avistaram duas pessoas a bordo de uma motocicleta com escapamento adulterado, momento em que foram abordados. A dupla empreendeu fuga em direção a uma residência e dispensou uma bolsa contendo substância análoga à cocaína, mas foi alcançada. Na residência do casal, também foi encontrada uma arma de fogo do tipo espingarda e outra quantidade de entorpecentes. Ainda no imóvel, os militares perceberam haver duas crianças, uma de 5 e outra de 9 anos, estas que estavam sozinhas e trancadas, caracterizando abandono de incapaz. O casal recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia Territorial de Livramento, onde foi lavrado o flagrante.

Turismo na Bahia encerrou o ano de 2023 com expansão de 11,4% e superou a média nacional

Turismo na Bahia encerrou o ano de 2023 com expansão de 11,4% e superou a média nacional

  • 10.Abr.2024 - 15h12

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 11,4% no ano de 2023 em relação ao ano anterior. Nessa comparação, a Bahia apontou a terceira variação positiva mais expressiva entre as unidades federativas e superior à média nacional, que avançou 6,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com a Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados. Entre as informações de destaque no boletim, o fluxo de passageiros (em voos domésticos e internacionais) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 8,6% em 2023 contra 2022, impulsionado pelo aumento da movimentação registrada nos aeroportos de Salvador (12,8%) e Vitória da Conquista (29,8%). Em 2023, o fluxo na Bahia contabilizou cerca de 9,5 milhões passageiros. Os pedágios das rodovias que perpassam o estado da Bahia registraram incremento de aproximadamente 4,4 milhões de veículos em trânsito, o que representa uma ampliação de 6,2%, em relação ao ano de 2022, impulsionada pela expansão do fluxo contabilizado pelas três concessionárias que administram as rodovias baianas. A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 4 bilhões referente às Atividades Características do Turismo no ano de 2023, com expansão nominal de 24,9% em relação ao ano de 2022. Esse resultado foi impulsionado por 90% das atividades investigadas. A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi próximo de 64,0% no ano de 2023, valor superior ao observado em 2022 (59,2%). Esse resultado é superior 4,8 p.p. em relação ao ano de 2022. É importante ressaltar, que essa é a melhor taxa média registrada em toda a série histórica iniciada em 2014, nessa comparação. O setor de turismo incorporou 7.166 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2023, impulsionado, principalmente, pelas atividades de restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+3.143 postos), hotéis e similares (+1.441 postos) e locação de automóveis sem condutor (+933 postos). Com a mesma tendência de crescimento, a zona turística que registrou maior número de trabalhadores formais foi a Baía de Todos-os-Santos (+2.462 postos).

Em parceira com construtora, prefeitura de Tanhaçu oferece vagas de emprego na área de construção civil

Em parceira com construtora, prefeitura de Tanhaçu oferece vagas de emprego na área de construção civil

  • 10.Abr.2024 - 09h52

A empresa CCN Construtora em parceria com a Prefeitura Municipal de Tanhaçu , está oferecendo vagas de emprego para a retomada da construção da Creche de Tanhaçu. Os interessados devem entregar seus currículos na sala do empreendedor, na prefeitura. Não perca essa oportunidade de fazer parte desse projeto e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade.