SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

  • 07.Mai.2024 - 14h23

As câmeras corporais operacionais começam a ser implantadas nas fardas dos agentes das Forças de Segurança da Bahia, nesta terça-feira (7), pela Secretaria de Segurança Publica (SSP). Em coletiva de imprensa realizada esta manhã, o secretário Marcelo Werner, acompanhado do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, anunciou que, nesta fase, agentes de unidades da Polícia Militar serão os primeiros a utilizar a ferramenta como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), garantindo mais transparência e segurança, tanto para os policiais quanto para a população baiana. Atualmente, o estado conta com 1.300 câmeras, sendo 200 cedidas pelo Ministério da Justiça e 1.100 locadas pelo governo estadual. Na primeira etapa, serão usadas 448 câmeras em Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) localizadas nos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Os locais foram estabelecidos a partir de um critério técnico, que utilizou o parâmetro de unidades com maior número de atendimentos de ocorrência, na capital. A implementação das câmeras será gradativa e, nas outras fases, vai contemplar também as Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto baiano é o primeiro do país a implantar as câmeras corporais em todas as forças de segurança.

Utilização do equipamento

As câmeras corporais farão um registro transparente e inviolável da atuação das forças, e são destinadas ao uso exclusivo no serviço operacional pelo profissional devidamente capacitado, sendo vedada a sua utilização para captação de imagens e áudios que não sejam de interesse da segurança pública. Nas diretrizes de uso dos equipamentos existem dois tipos de gravação das imagens: a Gravação de Rotina, que consiste em um registro audiovisual produzido pela câmera de forma contínua e ininterrupta; e a Gravação Destacada, marcando temporalmente o início e o término do registro. Além de agregar mais transparência, qualidade e segurança ao trabalho dos agentes, o uso das chamadas bodycams vai qualificar as investigações criminais e fortalecer o chamado “lastro probatório”, beneficiando policiais e cidadãos comuns. Os registros capturados pelas câmeras corporais também são ferramentas importantes para o treinamento de novos agentes e o aprimoramento contínuo dos profissionais de todas as forças de segurança.

Gestão dos registros

Em março deste ano, foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) as portarias referentes ao modelo de governança para efeito do emprego das CCOs e gestão dos registros audiovisuais. O regulamento de gestão dos registros gerados pelas câmeras estabelece as situações e propósitos para os quais as imagens podem ser disponibilizadas e compartilhadas. Neste ponto, o documento esclarece que o acesso aos registros será autorizado por ordem judicial, ou por requisição fundamentada à Secretaria de Segurança Pública.

Investimentos na Segurança Pública

As câmeras corporais operacionais fazem parte de um amplo pacote de investimentos em infraestrutura, tecnologia, inteligência e efetivo que dão mais qualidade e eficiência ao trabalho de Segurança Pública na Bahia. Com o Programa de Modernização das Estruturas Policiais e de Bombeiros já foram investidos R$ 650 milhões em construções e reformas de 500 unidades em todo o estado. Também já foram entregues 1.300 novas viaturas.Na área de tecnologia, mais de 1.500 foragidos foram localizados, desde a implantação do Sistema de Reconhecimento Facial. Com o Sistema de Reconhecimento de Placas, a Bahia já recuperou mais de 400 veículos  roubados. Além disso, o Governo do Estado tem promovido a ampliação dos efetivos com a realização de concursos. Já são mais de 3.200 policiais e bombeiros contratados.

Prefeitura de Tanhaçu confirma apresentação da banda Moleca 100 vergonha e de Jefferson Moraes no São João

Prefeitura de Tanhaçu confirma apresentação da banda Moleca 100 vergonha e de Jefferson Moraes no São João

  • 07.Mai.2024 - 08h53

Por meio das redes sociais, o prefeito de Tanhaçu, João Francisco, confirmou duas atrações que vão se apresentar no tradicional festejo junino na cidade. A primeira confirmada foi a conceituada Banda de Forró, Moleca 100 Vergonha, que tem mais de 20 anos estrada com vários sucessos na boca do povo. A banda é bastante conhecida por grande  parte dos sucessos, serem na verdade versões de clássicos de rock e pop internacional. Dentre elas surgiu o seu maior sucesso, "Lábios Divididos", versão adaptada pelo cantor e compositor Dão Lopes da original "Lábios Compartidos", da banda Maná. A segunda atração confirmada foi o cantor Jefferson Moraes, que com seu carisma e voz marcante, promete uma apresentação inesquecível e cheia de energia. Diretamente de Goiânia, o talentoso sertanejo Jefferson Moraes está pronto para agitar o São João de Tanhaçu e fazer todo mundo se apaixonar pela música Sertaneja. Ainda nos próximos dias, mais atrações devem ser confirmadas pela gestão municipal. 

Governo do Estado reforça frota da saúde dos municípios baianos com 150 novos veículos

Governo do Estado reforça frota da saúde dos municípios baianos com 150 novos veículos

  • 06.Mai.2024 - 15h53

Foram entregues, na manhã desta segunda-feira (6), durante ato no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, 150 veículos que vão reforçar e renovar a frota de saúde dos municípios baianos. São 64 ambulâncias, 10 vans para Tratamento Fora de Domicilio (TFD), que beneficiam pacientes que farão consultas, exames ou tratamentos em outro município, e 76 veículos administrativos que vão atender a nove macrorregiões de saúde, em um investimento de mais de R$ 25 milhões que beneficia 74 cidades.  Os municípios beneficiados com as vans para TFD são Barra do Mendes, Crisópolis, Dom Basílio, Ibiassucê, Itiúba, Monte Santo, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio, Santo Estevão e São José do Jacuípe. Já os 76 veiculos administrativos vão atender as macrorregiões de saúde de Alagoinhas, Barreiras, Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Candiba, cidade da região Sertão Produtivo, foi uma das cidades beneficiadas com uma ambulância tipo van. O prefeito Reginaldo Prado recebeu as chaves das mãos do governador e já sabe qual o destino do veículo. “Essa ambulância vai para o distrito de Pilões. Na sede, nós já temos uma nova, e, agora, essa vai para o distrito que tem hoje quatro mil habitantes”, contou.  O trabalho de renovar a frota da saúde na Bahia começou em 2023, quando foram entregues 217 ambulâncias a municípios do interior, e em menos de seis meses de 2024, já foram  entregues 172 ambulâncias. 

Prefeitura de Ibicoara divulga calendário dos festejos juninos 2024, confira

Prefeitura de Ibicoara divulga calendário dos festejos juninos 2024, confira

  • 06.Mai.2024 - 11h34

As datas para os Festejos Juninos foram definidas em conjunto com a Associação dos Comerciantes e Organizadores das Festas Comunitárias. É momento do Poder Público Municipal unir forças com o Governo do Estado, Comerciantes e Lideranças, visando atrair mais visitantes e, assim, fortalecer o comércio local e impulsionar a economia.

Prefeitura de Ibicoara divulga calendário dos festejos juninos 2024, confira
Morre vítima de acidente na BA-142 em Barra da Estiva

Morre vítima de acidente na BA-142 em Barra da Estiva

  • 06.Mai.2024 - 08h50

A população de Barra da Estiva recebeu com tristeza a morte do jovem Alan Vitor Silva Oliveira, que foi vítima de um acidente no final da tarde de sexta-feira (03/05), na BA-142, trecho entre Barra da Estiva e Ibicoara. Após a colisão, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), onde foi prestado os primeiros socorros. Logo em seguida, ele deu entrada no Hospital Susy Zanfretta em estado grave e mesmo com todos os esforços dos profissionais daquela unidade de saúde, ele acabou não resistindo aos ferimentos e evoluindo a óbito. Seu corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Brumado, onde passou por necropsia. As causas do acidente estão sendo investigadas. 

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na BA-142 entre Barra da Estiva e Ibicoara
Foto: Informe Barra

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na BA-142 entre Barra da Estiva e Ibicoara

  • 03.Mai.2024 - 17h52

Um grave acidente foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (03/05) na BA-142, trecho entre Barra da Estiva e Ibicoara. De acordo informações, uma motocicleta teria colidido frontalmente com uma caminhonete. Com o impacto da colisão, o condutor da motocicleta ficou gravemente ferido. Populares acionaram o SAMU-192, que prestou os primeiros socorros, encaminhado a vítima para o Hospital Susy Zanfretta, com lesões graves. As causas do acidente devem ser investigadas. 

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na BA-142 entre Barra da Estiva e Ibicoara
Foto: Informe Barra
Governo federal adia Enem dos Concursos após temporal no Rio Grande do Sul

Governo federal adia Enem dos Concursos após temporal no Rio Grande do Sul

  • 03.Mai.2024 - 17h14

O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (03), o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado popularmente de ‘Enem dos Concursos’, que aconteceria em todo o país neste domingo (5). A decisão ocorreu por causa das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias. Na quinta-feira (02), o Ministério da Gestão havia confirmado que a prova estava mantida e que buscaria garantir o transporte dos gaúchos. O Rio Grande do Sul tem cerca de 86 mil inscritos para o concurso. O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT), pontuou que o objetivo do governo federal é não prejudicar os incritos que não possam participar do processo por conta da situação no estado. Ao todo, 2,5 milhões de pessoas se inscreveram no Brasil inteiro. “O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse o ministro.

Prefeitura de Tanhaçu proporciona momentos de lazer entre pais e crianças em ação do dia do trabalhador

Prefeitura de Tanhaçu proporciona momentos de lazer entre pais e crianças em ação do dia do trabalhador

  • 03.Mai.2024 - 15h15

No dia 1º de maio, a prefeitura de Tanhaçu decidiu presentear a comunidade com uma ação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador. O Parque de Diversões Rimini, localizado na cidade, foi liberado para todas as crianças e adultos desfrutarem de um dia de muita diversão. A iniciativa recebeu uma grande adesão da população, que se reuniu no parque para aproveitar as diversas oferecidas, como brinquedos e atividades recreativas. A alegria e empolgação eram evidentes em cada rosto, mostrando a importância de momentos de descontração e lazer para o bem-estar de todos.

Jerônimo sanciona lei que institui Morro do Chapéu como capital do vinho da Chapada Diamantina

Jerônimo sanciona lei que institui Morro do Chapéu como capital do vinho da Chapada Diamantina

  • 03.Mai.2024 - 11h27

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou a lei Nº 14.683, que concede ao município de Morro do Chapéu o título de “Capital do Vinho da Chapada Diamantina”. O projeto é de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil). Publicado na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado, o decreto prevê ainda a responsabilidade do governo da Bahia na criação de “mecanismos com o objetivo de incentivar e desenvolver ações de divulgação em todo o território baiano do título outorgado”. Além disso, também está prevista a realização anual do Festival do Vinho, em agosto, assim como o reconhecimento do evento como “manifestação cultural e de interesse social e turístico para o município de Morro do Chapéu”.

TRE-BA fará plantão para regularização do título de eleitor neste final de semana

TRE-BA fará plantão para regularização do título de eleitor neste final de semana

  • 03.Mai.2024 - 09h22

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) funcionará em regime de plantão no sábado (4) e domingo (5) com o intuito de regularizar os títulos de eleitores dos baianos. O serviço acontece das 8h às 14 horas nos Cartórios Eleitorais da capital e do estado, além da Central de Atendimento ao Público (CAP). O prazo final para regularização do título eleitoral vai até o dia 8 de maio.  Dentre os serviços ofertados no plantão estão a emisão da primeira via do título de eleitor, pendências de títulos cancelados, coleta de dados biométricos, inclusão de nome social e transferência do domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado em decorrência dos preparativos para as Eleições Municipais, que acontecerão em 6 de outubro. Para acessar os serviços é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderá ser utilizada isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é requerido para homens que completam 19 anos no ano em que estão se alistando.

Serviço O quê: Plantão para atendimento aos eleitores na BahiaQuando: Sábado (4)  e Domingo (5)Horário: Das 8h às 14 horasOnde: Sede do TRE-BA e nos Cartórios Eleitorais do interior da Bahia