Prefeitura de Barra da Estiva entrega novas obras para a população

Prefeitura de Barra da Estiva entrega novas obras para a população

  • 03.Jun.2024 - 15h00

Na noite de sábado (01/06), mais benefícios foram entregues para a população de Barra da Estiva. Uma área onde tem acontecido vários investimentos é na educação fundamental, visando garantir um ensino de qualidade, desse moto, foi feito a entrega da Escola Municipal Iracy Silva Cangussu totalmente reformada e ainda a inaugurada a construção da Quadra Poliesportiva.

Apontado como chefe de facção na Chapada Diamantina morre em confronto com a polícia em Mucugê

Apontado como chefe de facção na Chapada Diamantina morre em confronto com a polícia em Mucugê

  • 03.Jun.2024 - 10h54

Um homem apontado como líder de uma facção com atuação na região da Chapada Diamantina, identificado como Iranildo Souza dos Santos, 25 anos, foi localizado no domingo (02/06), durante operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Polícia Militar. O traficante ficava escondido no Paraguai e retornou à Bahia para determinar ataques contra rivais. Do país vizinho, ele enviava drogas, armas e munições para os integrantes da facção. Através de ações de inteligência da FICCO e da Cipe Chapada da PM, o criminoso foi encontrado na cidade de Mucugê. Na tentativa de captura houve confronto, Iranildo acabou ferido, foi socorrido, mas não resistiu. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, porções de cocaína, entre outros itens.

Prefeitura de Ibicoara anuncia atrações do 4º Arraiá Tome Mais Uma - Brejão

Prefeitura de Ibicoara anuncia atrações do 4º Arraiá Tome Mais Uma - Brejão

  • 03.Jun.2024 - 09h11

A Prefeitura Municipal de Ibicoara tem o prazer de convidar toda a população para festejar conosco o 4º Arraiá Tome Mais Uma - Brejão.
Venha prestigiar e participar das atividades culturais e dançar forró a noite toda!               

Corpo de mulher é encontrado no quintal de casa com suspeita de violência em Ituaçu

Corpo de mulher é encontrado no quintal de casa com suspeita de violência em Ituaçu

  • 31.Mai.2024 - 17h16

Na noite de quinta-feira (30/05), o corpo de uma mulher foi encontrado no quintal de sua residência sem sinais vitais e ainda com suspeita violência. O fato aconteceu na Rua Eufrásio Pires, Bairro Primavera, em Ituaçu, sendo a vítima identificada como Marizete Silva Nunes de 40 anos. De acordo informações colhidas pelo Destaque Bahia, o corpo de Marizete, foi encontro no quintal pelo cunhado, que prontamente acionou a Polícia Civil, que compareceu no local e reservou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica. Após realização do levantamento cadavérico o corpo da mulher foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Brumado para ser necropsiado. Um ocorrência foi registrada na delegacia de Ituaçu, e o caso deve ser investigado.

Audiência pública debaterá criação de unidade de conservação em Ibicoara

Audiência pública debaterá criação de unidade de conservação em Ibicoara

  • 31.Mai.2024 - 14h51

Os Ministérios Públicos Estadual (MPBA) e Federal (MPF) promoverão audiência pública, no próximo dia 15 de junho, para debater com autoridades públicas, associações civis e profissionais, comunidades tradicionais e cidadãos a criação da ‘Unidade de Conservação Serra da Chapadinha’. A audiência acontecerá às 9h, na Escola Municipal Cazuza do Prado, localizada no Povoado Mundo Novo na zona rural de Ibicoara, e também por meio da plataforma Teams.Segundo o promotor de Justiça Regional Ambiental do Alto Paraguaçu, Alan Cedraz, a audiência tem como objetivo promover uma ampla discussão com representantes dos setores público, privado, da sociedade civil organizada e das comunidades possivelmente atingidas sobre a necessidade e o processo de criação da unidade de conservação e seus possíveis efeitos. Ela será aberta a toda a sociedade e presidida pelo MPBA, por meio do coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos, e pelo MPF, pelo procurador da República Ramiro Rockenbach de Almeida.Serão admitidas inscrições dos dez primeiros interessados que encaminharem o pedido de participação, com antecedência de até dois dias do evento, para o e-mail [email protected]. Nele, deve constar a qualificação completa, indicação da modalidade de participação (presencial ou híbrida) e setor que representa. Na convocação da audiência, o MPBA e o MPF registram que as unidades de conservação constituem instrumentos de grande importância na execução da Política Nacional do Meio Ambiente, na medida em que consistem em espaços territoriais que, por reunirem certas características especiais sob o ponto de vista ambiental, são destinados pelo Poder Público à preservação do meio ambiente, possibilitando a conservação de um determinado ecossistema, espécimes da fauna e flora ou mesmo de um modo de vida tradicional, assim como a realização de outras atividades que pressupõem a preservação ambiental, tais como pesquisas científicas e práticas de turismo.

Divulgada atrações do 23º Forró das Nações Unidas em Barra da Estiva

Divulgada atrações do 23º Forró das Nações Unidas em Barra da Estiva

  • 31.Mai.2024 - 10h30

Acontece no dia 07 de Junho, a 23ª edição do Forro das Nações, em Barra da Estiva. Vão se apresentar Coladinho A2, Matheus Araújo e Lann Paredão. Toda população está convidada à comparecer neste evento que marcará a abertura dos festejos juninos.

Criança de oito anos morre após ser atropelada pelo próprio pai na região da Chapada Diamantina

Criança de oito anos morre após ser atropelada pelo próprio pai na região da Chapada Diamantina

  • 31.Mai.2024 - 08h51

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelado pelo próprio pai, na quarta-feira (29), no município de Boninal, na região da Chapada Diamantina. De acordo com informações da Polícia Civil, o pai da criança deu ré no caminhão e não avistou o garoto, que estava brincando atrás do veículo. O menino chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

Tanhaçu foi palco do segundo fórum comunitário do SELO UNICEF

Tanhaçu foi palco do segundo fórum comunitário do SELO UNICEF

  • 29.Mai.2024 - 17h58

A cidade de Tanhaçu foi palco do segundo fórum comunitário do SELO UNICEF Edição 2021/2024. O evento reuniu representantes de diversas instituições, organizações sociais, escolas e membros da comunidade para discutir e planejar ações em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O segundo fórum comunitário do SELO UNICEF em Tanhaçu foi mais um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada criança e adolescente tenha a oportunidade de alcançar todo o seu potencial. A partir das reflexões e encaminhamentos realizados nesse encontro, espera-se que novas iniciativas sejam implementadas e que juntos possamos construir um futuro mais promissor para as nossas crianças e jovens.

Entre os dias 24 e 25 de Maio Ibicoara recebeu a quinta edição do Rally da Chapada

Entre os dias 24 e 25 de Maio Ibicoara recebeu a quinta edição do Rally da Chapada

  • 29.Mai.2024 - 15h48

A quinta edição do Rally da Chapada/Ibicoara teve uma dupla vencedora inédita: o piloto Gustavo Lugarini e a navegadora Naira Ferrari. Guiando um Suzuki Jimny, Lugarini desbancou o favoritismo dos pilotos Paulinho Oliveira e Lourival Junior, ambos já campeões de edições anteriores do Rally da Chapada. Agora, a disputa do Campeonato Baiano de Rally de Aventura aumentou e vai ficar ainda mais acirrada na etapa Lençóis que será realizada no dia 6 de julho. O Rally da Chapada ganhou um ingrediente a mais com o novo regulamento, misturando as características dos rallies de velocidade e de regularidade com as tarefas solicitadas no rally de aventura. Foram quase 100 km em um roteiro inédito pelas estradas vicinais da Serra do Sincorá e plantações das fazendo do agronegócio de Ibicoara. A etapa Ibicoara teve como patrocinadores a Prefeitura de Ibicoara, Governo da Bahia (Setur e Sudesb), Calcário do Rio Preto e Eurovia Nissan. O Rally da Chapada é uma realização da N2 Comunicação & Eventos e apoio da RC Racing e da Federação de Automobilismo da Bahia. 

SEI realiza checagem de campo de produtos da cartografia básica do Estado da Bahia na Chapada Diamantina

SEI realiza checagem de campo de produtos da cartografia básica do Estado da Bahia na Chapada Diamantina

  • 29.Mai.2024 - 11h47

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realiza trabalho de campo em 23 municípios da Chapada Diamantina. O objetivo é checar e confirmar em campo feições obtidas de fotografias aéreas para a homologação do conjunto de dados geoespaciais vetoriais referentes ao Lote 1 - Chapada Diamantina, do projeto de cartografia básica da Bahia na escala 1:25.000. O trabalho será posteriormente disponibilizado ao público no portal SEIGeo. Estão sendo percorridos, desde o dia 20 de maio, os municípios de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boa Vista do Tupim, Ibicoara, Ibiquera, Ibitiara, Ipirá, Itaberaba, Itaetê, Ituaçu, Lajedinho, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio do Pires, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner.  O trabalho é conduzido pela geógrafa Eliza Maia e o biólogo Francisco Sanches, ambos Especialistas em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais da SEI, lotados na Coordenação de Cartografia e Geoprocessamento (Cartgeo), além da geógrafa da empresa prestadora Topocart, Jéssica Medeiros. “Nosso objetivo é checar incertezas na classificação das feições, como alguns casos de massas d’água em que pode haver confusão entre lago/lagoa e represa, confirmar a existência ou não de cursos d’água e de terrenos sujeitos à inundação e checar lacunas em relação à falta de classificação de feições como “floresta”, já que é de conhecimento público e científico a existência de grandes redutos de vegetação de floresta estacional decidual (Mata Atlântica) ao longo da região da Chapada Diamantina”, explica a geógrafa da SEI Eliza Maia.