Na manhã desta sexta-feira (24/11), o prefeito de Barra da Estiva acompanhado da Secretária de Educação, do chefe de gabinete e do deputado Nelson Leal, esteve em Seabra participando de uma audiência pública para implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina. A gestão do prefeito João de Didi, não tem medido esforços para buscar a vinda da universidade para a região, pois entende que seria de fundamental importância não só para o município, mais para toda Chapada Diamantina. A audiência realizada em Seabra ocorreu na Câmara de Vereadores municipal e contou com a presença de várias lideranças regionais.
Em nota enviada ao Informe Barra, o presidente da Câmara de Vereadores de Ituaçu, Almir Santos Pessoa, informou que mesmo não concordando com a ordem judicial que garantiu o direito do cidadão Aelson Neto, de ter novamente livre acesso na Câmara de Vereadores, a decisão da justiça será atendida. Em 20/10/2023 após certo fato, Aelson expressou sua indignação para o presidente em exercício, vereador Jose Cesar Wanderley Brito. Na sessão seguinte, em 27/10/2023, o Presidente da casa, Almir Santos Pessoa, determinou a proibição do cidadão de acessar as dependências da Câmara e a presença nas sessões legislativas por tempo indeterminado, deste modo foi necessário a intervenção juducial para garantir a Aelson o livre acesso à Câmamra. O presidente do legislativo Ituaçuense garantiu que enquanto agente público legislador, estará atendendo a ordem judicial, mesmo não concordando com a decisão. Segundo ele, outras medidas cabíveis quanto ao cumprimento da ordem, respeito e boa convivência a todos serão adotados.
Uma ação conjunta do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) com a Polícia Militar, resultou na prisão em flagrante de um homem que exercia ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista em Piatã, na Chapada Diamantina. No momento da autuação, os fiscais do CRO-BA presenciaram o acusado atendendo pacientes no consultório odontológico, no qual há indícios de acobertamento do exercício ilegal por parte de um profissional inscrito na autarquia. O homem confessou que não tem graduação em Odontologia. Ele foi conduzido para a delegacia para lavratura dos procedimentos cabíveis. O estabelecimento também não possui alvarás de funcionamento e da Vigilância Sanitária, sendo interditado pela autarquia.O falso dentista vai responder pelo exercício ilegal da profissão da Odontologia e se condenado pode pegar de seis meses a dois anos de prisão. Sobre o profissional que acoberta o exercício ilegal deve sofrer penalidades estabelecidas pelo Código de Odontológica.
Edificada em pedras e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, tem uma nova iluminação. Por meio do Programa de Iluminação Cultural, o Instituto Neoenergia viabilizou a instalação de projetores com lâmpadas LED que, além de serem mais eficientes, valorizam a fachada do monumento, parte integrante do conjunto arquitetônico da cidade. A iniciativa é fruto da parceria do Instituto Neoenergia com a Neoenergia Coelba, distribuidora da companhia na Bahia que atende a mais de seis milhões de clientes no estado; da Prefeitura de Rio de Contas e da Diocese de Nossa Senhora do Livramento. A produção ficou por conta da Brasilis Produções Culturais. Para celebrar a novidade, o Instituto Neoenergia também promoveu, nessa quarta-feira (22), em Rio de Contas, um evento cultural aberto ao público. A inauguração da iluminação da Igreja Senhora Santana marca os cinco anos de fundação do Instituto Neoenergia.
O Ministério Público estadual participou na última segunda-feira, dia 20, de audiência pública realizada em Palmeiras para discutir o tombamento municipal e estadual do Município. O objetivo é a sensibilização dos proprietários dos bens tombados no perímetro urbano e a preservação do local, bem como a conclusão do processo de tombamento desse espaço histórico. O promotor de Justiça Alan Cedraz, durante sua fala, esclareceu sobre o processo de tombamento e responsabilidade jurídica, especificando a proteção constitucional, a responsabilidade jurídica, administrativa e civil, e os efeitos jurídicos sobre o entorno dos bens tombados. A gerente do Patrimônio Material do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Roberta Ventura, reforçou a importância da ação conjunta no processo de tombamento junto ao Município e à sociedade. O evento contou ainda com a presença da secretária de Turismo e Cultura, Andréa Oliveira, representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, de órgãos e entidades ligadas à temática. A abertura foi feita pela Filarmônica Santa Cecília.
Samir dos Santos foi condenado a 29 anos e quatro meses de prisão pelo feminicídio de sua ex-companheira Iraci do Carmo Santos Bispo, durante sessão do Tribunal do Júri, realizada ontem, dia 21, no Município de Brumado. Samir, que já estava preso preventivamente desde o dia do crime, quando foi detido em flagrante, deverá cumprir a sentença em regime inicialmente fechado. Além de feminicídio, o crime também foi qualificado por motivo fútil e emprego de meio cruel. Sustentada pela promotora de Justiça Daniela de almeida, a denúncia do promotor de Justiça Fernando Rodrigues de Assis relata que o crime foi cometido na casa de Iraci, no dia 22 de setembro de 2021, por volta das 14h. O réu, que tinha “um farto histórico de violência familiar” contra a vítima e não aceitava o fim do relacionamento, foi até a casa dela e desferiu diversos golpes no seu rosto, deixando-a desacordada e sangrando no chão. Os vizinhos ouviram o barulho provocado pelas agressões e chamaram o filho da vítima, que foi socorrida e internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde passou 40 dias até não resistir e morrer em consequência dos ferimentos.
Na tarde de quarta-feira (22/11), um incêndio de grandes proporções teve início na região de Horizonte, zona rural de Ibicoara. Até o momento não se sabe as causas do incêndio que devasta uma grande área de vegetação em mata fechada. Brigadistas voluntários e população local, tentam da maneira que podem apagar as chamas. Segundo informações, uma grande quantidade de pessoas esta unindo forças na tentativa de controlar o incêndio e minimizar os impactos da queimada.
Na tarde de terça-feira (21), a 46ª CIPM com apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), realizou a Operação “Vetor Aéreo” em Livramento de Nossa Senhora com o objetivo de intensificar o combate à criminalidade na região. Durante a Operação foram realizadas abordagens estratégicas no Bairro Benito Gama visando coibir atividades ilícitas. A presença do GRAER proporcionou uma ação ampliada e reforça o compromisso da 46ª CIPM para garantir a segurança da população.
Na manhã desta quarta-feira (22/11) um filhote de onça pintada acabou perdendo a vida em um acidente na BA-142 nas proximidades do Pé do Morro, em Ituaçu, sentido Barra da Estiva. De acordo com informações de populares, o motorista transitava na rodovia em um carro de passeio, quando foi surpreendido por três onças pintadas. O mesmo buscou diminuir a velocidade, tendo inclusive desviado de dois animais, no entato, um terceiro acabou sendo atingido. O filhote não resistiu ao impacto da colisão e nem aos ferimentos. Após o fato o motorista prosseguiu viagem. Vale ressaltar que por conta das queimadas que aconteceram nos últimos dias, esse animais que ficavam na maioria das vezes em mata fechada, estã agora buscando outros lugares para sobreviver.
O Brasil chegou à terceira derrota consecutiva nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 após ser superado por 1 a 0 pela Argentina, na noite desta terça-feira (21) no estádio do Maracanã. Com este revés, a seleção brasileira passa a ocupar a 6ª posição da classificação com sete pontos. Para a Argentina, que contou com o craque Lionel Messi na sua formação inicial, provavelmente em sua última partida oficial no Maracanã, a vitória representou a manutenção da liderança na classificação, com 15 pontos. Voltando a apostar em uma formação com apenas dois homens no meio e quatro atacantes, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz começou lutando muito e igualando o jogo diante dos atuais campeões mundiais. Com isso, o que se viu na primeira etapa foi uma partida com poucas oportunidades de lado a lado. A melhor delas foi justamente do Brasil, aos 43 minutos, em chute da entrada da área de Gabriel Martinelli. Após o intervalo o confronto continuou parelho, mas a Argentina conseguiu chegar ao gol da vitória em jogada de bola parada. Aos 17 minutos do segundo tempo, Lo Celso cobrou escanteio e Otamendi subiu muito para ganhar no alto e cabecear com precisão. A situação da seleção se complicou de vez aos 36 minutos, quando Joelinton foi expulso após dividir bola com De Paul e o juiz entender que o brasileiro acertou o argentino no rosto em marcação muito contestada. Diante de um panorama tão negativo, parte da torcida brasileira presente começou a expor sua insatisfação ao cantar “time sem vergonha” para uma seleção brasileira que pela primeira vez na história sofreu uma derrota em casa nas Eliminatórias Sul-Americanas.