Arquivo

09/2023

61 post(s) publicado(s)
Acusado de atuar no tráfico de drogas em Lençóis é morto em confronto com a polícia

Acusado de atuar no tráfico de drogas em Lençóis é morto em confronto com a polícia

  • 06.Set.2023 - 10h40

Na manhã de terça-feira (06/09), um homem que compunha o baralho do crime e tinha atuação na região de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi morto em confronto com a polícia militar. A ocorrência teve início quando policiais militares da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar/Campo Formoso, receberam informações oriundas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), após serviço de inteligência integrado com a Rondesp Chapada (Itaberaba) e 42ª CIPM (Lençóis), acerca de um homem com Mandado de Prisão em aberto, figurante do Baralho do Crime da SSP, trafegando num veículo Fiat Siena, cor azul, placa OKO-2C73 na área de Campo Formoso -BA. Durante patrulhamento ostensivo na rodoviária BA-220, foi visualizado o veículo suspeito, que ao perceber a aproximação da viatura policial, o veículo evadiu para uma estrada vicinal. Foi feito acompanhamento, e, na tentativa de abordagem, na estrada que liga ao povoado de Pilões, dois indivíduos desembarcaram do veículo efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais, sendo necessário o revide a injusta agressão, momento em que desencadeou uma troca de tiros. Após cessados os disparos, foi encontrado um dos infratores ao solo, ainda com sinais vitais. O segundo infrator evadiu pela vegetação, tomando rumo ignorado. Ato contínuo, o homem ferido foi socorrido ao hospital São Francisco, na cidade de Campo Formoso, sendo constatado, posteriormente, o óbito do resistente. O mesmo portava uma arma de fogo tipo Pistola, e no veículo Fiat Siena foi encontrado grande quantidade de substância branca aparentando ser cocaína, acondicionada diversos sacos plásticos. Durante a ação foi apreendido 01 (uma) Pistola calibre .380, marca Taurus, com carregador alongado; 08 (oito) cartucho calibre .380, marca CBC; 05 (cinco) sacos plásticos grandes contendo substância esbranquiçada aparentando ser cocaína; 04 (quatro) saco plástico menores contendo substância esbranquiçada aparentando ser cocaína; 04 (quatro) fita adesiva transparente; 01 (uma) caixa de luva cirúrgica descartáveis.

Prefeitos e lideranças participam da Audiência Pública pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina em Barra da Estiva

Prefeitos e lideranças participam da Audiência Pública pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina em Barra da Estiva

  • 06.Set.2023 - 08h32

Aconteceu na última Segunda-feira (04/09), a Audiência Pública pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). A atividade foi realizada na câmara de vereadores de Barra da Estiva. Estiveram presentes na atividade, o prefeito de Barra da Estiva - João Machado e seu vice Prefeito Eronilson Martins, o prefeito de Andaraí - Wilson Cardoso e também presidente do Consórcio Chapada Forte, prefeito de Ibicoara - Gilmadson Melo, Prefeita de Contendas do Sincorá - Margareth Pina, o vice-prefeito de Iramaia - Toninho Caires, bem como vereadores, secretários(as) de educação de vários municípios do território e representantes da Undime, Quilombolas, entidades sindicais, empresários, agricultores, movimentos sociais e outras representações. O presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso destacou o protagonismo de Barra da Estiva nesta campanha e destacou o Consórcio Chapada Forte na articulação política entre os prefeitos, parlamentares, o Governador Jerônimo Rodrigues, o Ministério da Educação e o presidente Lula.

Prefeitos e lideranças participam da Audiência Pública pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina em Barra da Estiva
Ituaçu poderá ter terceira via com lançamento da pré-candidatura do professor Diego Machado

Ituaçu poderá ter terceira via com lançamento da pré-candidatura do professor Diego Machado

  • 05.Set.2023 - 17h48

Aproximando-se o período eleitoral, movimentações politicas começam a acontecer, e em Ituaçu, não é diferente. Tendo em vista as próximas eleições municipais o Partido do Trabalhadores, tem se articulado e já lançou um nome para pré-candidato a prefeito. Trata-se do Professor Diego Machado. Em nota enviada ao Informe Barra, o partido trata o momento com entusiasmo e diz ser crucial para a cidade bem como, fala em transformação social no município. Várias lideranças teriam dado o aval para essa candidatura, incluindo o Deputado Federal Afonso Florence, Secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, da Deputada Estadual Neusa Cadore, do governador Jerônimo Rodrigues. O apoio de líderes de peso, demostra realmente quem são os parceiros do time de Lula em Ituaçu.

Após decisão judicial, Câmara de Vereadores de Jussiape aguarda do prefeito informações referente à frota do município

Após decisão judicial, Câmara de Vereadores de Jussiape aguarda do prefeito informações referente à frota do município

  • 05.Set.2023 - 15h56

Por meio de decisão judicial expedida na última sexta-feira (02), pela 2ª Vara Cível de Livramento de Nossa Senhora, o prefeito de  Jussiape, Éder Jakes foi obrigado a apresentar informações referentes à frota do município no prazo máximo de 72 horas. O prefeito tem até seis dias, após ser notificado pela Justiça, para atender ao mandado de segurança impetrado pela Câmara. Os vereadores José Roberto (PSB), Felipe Souza (PSB), Nilson Gomes (PSB), Jadiel Carvalho (PSD) e Joacira Pereira (PSD) requereram por meio de um ofício ao prefeito documentos com informações que não foram cedidas pelo Executivo. Os parlamentares alegaram que as informações são necessárias para que seja possível “tomar conhecimento e exercer melhor o nosso papel de fiscalizador”. No ofício, eles ainda destacam que “tais informações não estão disponíveis no Portal da Transparência”. Na decisão, o juiz enfatiza que “a Câmara Municipal possui direito líquido e certo de requerer a exibição de documentos relativos aos atos da administração municipal, de interesse público, pois ao Poder Legislativo Municipal compete fiscalizar os atos do Poder Executivo Municipal. Segundo os vereadores, a frota de veículos estaria sucateada. Muitos carros quebraram e estariam encostados, sem nenhum uso. O intuito é saber qual número exato de veículos da frota e quais estão sendo utilizados e quais estão parados. Dentre os carros estão ambulâncias. 

Adab realiza palestra conjunta com a Seagri em Andaraí, Ibicoara e Rio de Contas

Adab realiza palestra conjunta com a Seagri em Andaraí, Ibicoara e Rio de Contas

  • 05.Set.2023 - 10h27

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou palestras conjuntas com apoio da Secretaria de Agricultura (Seagri) no território Chapada Diamantina entre os dias 29 a 31 de agosto. Com os temas brucelose, tuberculose apicultura, legislação e uso de agrotóxicos, as palestras aconteceram nos municípios de Andaraí, Ibicoara e Rio de Contas. Os produtores rurais de diversas comunidades da Chapada Diamantina aproveitaram para expor dúvidas sobre doenças que impactam a pecuária baiana bem como estratégias para produção do mel e combate a pragas fitossanitárias. A primeira palestra foi ministrada por Dra Luciana Ávila coordenadora do Programa de Brucelose da Adab de Salvador, a veterinária retratou experiências sobre sintomas e tratamento da brucelose e tuberculose e seus impactos na saúde humana. Rejane Noronha, veterinária e Coordenadora do setor de Apicultura assinalou aos produtores a importância de estratégias para aumentar a produção do mel na Chapada Diamantina e orientou sobre doenças que acometem as abelhas. Ao final, a palestrante Suely Brito,Fiscal Estadual e agrônoma do território falou sobre a trajetória dos trabalhos de orientação e Fiscalização na agricultura da Chapada Diamantina feitos desde 2021. O evento foi articulado pela gerente do Território Maiudes Anjos e parcerias locais.

Motorista morre após caminhão capotar na BA-026 em Maracás

Motorista morre após caminhão capotar na BA-026 em Maracás

  • 05.Set.2023 - 09h04

Um homem morreu em um acidente com caminhão na segunda-feira (4), na BA-026, perto da cidade de Maracás. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o motorista Demerval Pereira Arão, de 49 anos, perdeu controle da direção e o caminhão tombou na via. Demerval, que estava sozinho no caminhão, e acabou morrendo ainda no local. A carga de alimentos se espalhou na via. O corpo do motorista foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Jequié (DPT) e não há informações sobre o sepultamento.

Carro furtado em São Paulo é recuperado pela PM durante Operação Paz em Cascavel, distrito e Ibicoara

Carro furtado em São Paulo é recuperado pela PM durante Operação Paz em Cascavel, distrito e Ibicoara

  • 04.Set.2023 - 16h20

Durante a Operação Paz, equipes da 77ª e 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conduziram na madrugada de segunda-feira (04/09), uma abordagem a um veículo Chevrolet Corsa Sedan no Distrito de Cascavel, localizado na cidade de Ibicoara. Foi realizada a verificação dos documentos, e identificado que o veículo estava registrado como furtado no sistema de consultas, conforme uma ocorrência datada em 26 de setembro de 2019, na cidade de São Paulo. Diante desses fatos, o motorista foi detido e, juntamente com o veículo, encaminhado para a Delegacia Territorial, onde a ocorrência foi formalmente registrada.

Prefeito de Barra da Estiva acompanha desfiles cívicos no Triunfo do Sincorá e no Povoado de Jacu

Prefeito de Barra da Estiva acompanha desfiles cívicos no Triunfo do Sincorá e no Povoado de Jacu

  • 04.Set.2023 - 15h00

No último domingo (03), foi realizado do distrito de Triunfo do Sincorá, o desfile cívico do Colégio Major Valdir. Na oportunidade o prefeito de Barra da Estiva, João de Didi, esteve prestigiando o desfile. O gestor parabenizou os alunos professores, direção, comunidade e todos os envolvidos, os quais contribuíram para a realização do desfile cívico em Triunfo do Sincorá. Já na manhã desta segunda-feira (04), João de Didi, acompanhado do seu vice, Son Martins, esteve presente no Povoado de Jacu, onde acompanhou o desfile cívico do Centro Educacional Antônio Joaquim Alves, o Ceaja. Na oportunidade, ambos parabenizaram todos envolvidos pela organização. 

Prefeito de Barra da Estiva acompanha desfiles cívicos no Triunfo do Sincorá e no Povoado de Jacu
Acusados de tráfico de drogas são presos em Tanhaçu

Acusados de tráfico de drogas são presos em Tanhaçu

  • 04.Set.2023 - 10h06

Na última quinta-feira (31), em rondas na cidade de Tanhaçu, uma patrulha da CIPE CENTRAL avistou dois indivíduos que ao perceberem a presença da viatura tentaram evadir, sendo alcançados e abordados pela guarnição, com eles foram encontrados um volume que continha uma quantidade de substância aparentando droga. Com os mesmos foram apreendidas 08 trouxas de substância análoga a maconha, 01 Balança, 02 celulares e a quantia de 347 reais em espécie. Os indivíduos, bem como o material foram apresentados na DT de Tanhaçu para as medidas cabíveis.

Ibicoara: Primeira Instituição Financeira do distrito de Cascavel é inaugurada, agência do Sicoob chega e comprova o desenvolvimento local

Ibicoara: Primeira Instituição Financeira do distrito de Cascavel é inaugurada, agência do Sicoob chega e comprova o desenvolvimento local

  • Informe Barra
  • 01.Set.2023 - 21h35

A inauguração da Agência do Sicoob ( instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil), no distrito de Cascavel, município de Ibicoara, só vem a comprovar o desenvolvimento e crescimento da região na gestão do prefeito Gilmadson Melo.
"Além de ser um avanço para nossa população, isso significa também mais uma empresa em nossa cidade que gera empregos, renda e dignidade para o nosso povo.
É mais um sonho realizado!", disse, o prefeito no ato da inauguração que ocorreu na última quinta-feira (31). Veja o vídeo!