Arquivo

01/2024

56 post(s) publicado(s)
Quarta edição do Rally da Chapada inicia neste sábado

Quarta edição do Rally da Chapada inicia neste sábado

  • 11.Jan.2024 - 11h33

Marcando a abertura dos eventos da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) em 2024, a quarta edição do novo, mas já tradicional, Rally da Chapada será disputada neste sábado, 13, no percurso que compreende trilhas de Palmeiras, Lençóis, Capão/Prainha e Ibicoara/Barra da Estiva, todas na Chapada Diamantina. A Copa Rally da Chapada 2024, nome desta edição, terá largada às 11h e premiação ao final das chegadas, por volta das 18h, na praça da igreja-matriz de Palmeiras (Praça Dr. José Gonçalves). A concentração será a partir das 9h30 no mesmo local, enquanto os kits, o briefing técnico e o receptivo serão realizados um dia antes, na sexta-feira, 12. Com as categorias adventure 4×4 e turismo 4×2, os pilotos e navegadores vão percorrer cerca de 120 km por estradas de paisagens deslumbrantes como as das montanhas da Serra do Sincorá. As equipes competidoras podem ser compostas por até cinco pessoas, um condutor mais quatro passageiros por veículo. Elas precisam completar as tarefas espalhadas ao longo do circuito. Considerado um dos principais rallys do país, a competição também será a primeira com o apoio da Sudesb no ano.

SSP indica redução de 6% em homicídios na Bahia em 2023

SSP indica redução de 6% em homicídios na Bahia em 2023

  • 11.Jan.2024 - 09h36

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta quarta-feira (10), o balanço dos dados de segurança do estado de 2023. Entre os índices informados estão os números de mortes violentas, crimes contra o patrimônio, prisões e apreensões. O levantamento indica queda de 6,3% no número de homicídios e aumento de 33% nos casos de lesões corporais. O secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, enfatizou a atuação das facções criminosas na Bahia. Em setembro de 2023, pelo menos 40 suspeitos morreram em confrontos com as forças policiais. As mortes em confronto ainda não foram contabilizadas no balanço da SSP. “As facções criminosas vêm tentando imprimir terror, violência e insegurança em nosso estado, mas a gente não vai permitir. Vamos continuar trabalhando, lamentando toda e qualquer vida perdida, mas também valorizando nosso policial, dando os meios, direcionando nosso policiamento através do trabalho de inteligência e integrando com as forças federias”, afirmou. As mortes violentas tiveram redução: em 2022, foram registradas 5.166, enquanto 4.855 foram contabilizadas em 2023. A SSP-BA contabiliza como mortes violentas os seguintes crimes: homicídios, feminicídios, lesões corporais e latrocínio.

CIPE Chapada apreende veículo com restrição de roubo em Itaetê

CIPE Chapada apreende veículo com restrição de roubo em Itaetê

  • 10.Jan.2024 - 11h37

Na noite de segunda-feira (08/01), durante Patrulhamento Especializado da CIPE Chapada na cidade de Itaetê foi abordada uma moto sem placa.  Após verificação foi constatado que a moto tinha restrição de furto/roubo. O veículo, uma Moto cinza, marca Honda de placa original ECS 7267, juntamente com seu  condutor foi apresentado na DT de Itaetê.

Idoso morre após colisão na BA-148 trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio

Idoso morre após colisão na BA-148 trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio

  • 10.Jan.2024 - 10h25

Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã desta quarta-feira (10/01), na BA-148, trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. De acordo com informações, a vítima, identificada como Joaquim Oliveira de Jesus, 75 anos, conduzia uma motocicleta Honda Biz, quando foi atingido por um caminhão. Com o impacto da colisão, o motocicleta saiu da pista, e o idoso foi projetado ao solo caindo as margens da rodovia. Segundo informações, Joaquim residia em Dom Basílio e seguia para um propriedade rural que lhe pertencia, onde o mesmo iria trabalhar durante o dia. Populares ainda acionaram o SAMU-192, que ao chegar no local constatou o óbito. O departamento de Polícia Técnica foi acionado e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado. A Polícia Militar por meio da 46ª CIPM compareceu no local para registrar ocorrência e controlar o trânsito. As motivações do acidente serão investigadas.

Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta quarta-feira em Barra da Estiva

Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta quarta-feira em Barra da Estiva

  • 09.Jan.2024 - 16h09

A Prefeitura Municipal de Barra da Estiva realiza nesta próxima quarta-feira (10/01), a Cerimônia de Posse dos Conselheiros Tutelares eleitos para o quadriênio 2024-2028. A solenidade será realizada a partir das 18h30min na Câmara Municipal de Vereadores. Em Barra da Estiva foram eleitos cinco conselheiros tutelares, e outro cinco ficaram na reserva, caso algum dos eleitos se afaste por algum motivo. O órgão foi criado para garantir que a sociedade e as autoridades cumpram o Estatuto da Criança e do Adolescente, assegurando os direitos à sobrevivência, ao desenvolvimento pessoal e social e à integridade física, psicológica e moral. O conselho é acionado nos casos em que crianças e adolescentes estejam em situação de risco pessoal ou social, como abandono, exploração sexual, trabalho infantil, violência, negligência, crueldade ou discriminação.

Prefeitura de Jacobina organiza velório coletivo após trágico acidente entre caminhão e ônibus
Foto: Ailma Teixeira/g1 Bahia

Prefeitura de Jacobina organiza velório coletivo após trágico acidente entre caminhão e ônibus

  • 09.Jan.2024 - 09h34

A Prefeitura de Jacobina, cidade do norte da Bahia, anunciou que iniciou a organização de um velório coletivo após mais de 20 pessoas morrerem e sete ficarem feridas em uma batida entre um ônibus de turismo e um caminhão. A gestão municipal também decretou luto oficial de sete dias. Inicialmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que 25 pessoas morreram no acidente. Porém, depois a PRF e o Instituto Médico Legal (IML) confirmaram 24 mortes. Dos mortos, três estavam no caminhão e o restante no ônibus. O acidente aconteceu por volta das 23h30, no km 381 da BR-324, em trecho da cidade de São José do Jacuípe, a cerca de 300 km de Salvador. Entre as vítimas, estão homens, mulheres, gestante, crianças e adolescentes.  Em nota, a Prefeitura de Jacobina lamentou o acidente e informou que o velório será realizado no ginásio de esportes municipal. Ainda não há previsão de data e horário. Os corpos das vítimas foram levados para os Departamentos de Polícia Técnica (DPTs) das cidades de Jacobina, Euclides da Cunha, Juazeiro e Senhor do Bonfim. A gestão municipal afirmou ainda que também atua para agilizar a liberação e transferência dos corpos para Jacobina. As 24 vítimas que morreram são: 21 pessoas que estavam no ônibus de passeio e três no caminhão. Os passageiros do ônibus moravam em Jacobina e viajaram na noite do sábado (6) para a praia de Guarajuba, distrito turístico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e retornaram para o município na noite de domingo. Ainda não há informações sobre o que causou a batida. 

Expor Chapada Diamantina vai acontecer do dia 10 de janeiro a 10 de fevereiro no shopping conquista sul de Vitória da Conquista

Expor Chapada Diamantina vai acontecer do dia 10 de janeiro a 10 de fevereiro no shopping conquista sul de Vitória da Conquista

  • 08.Jan.2024 - 17h19

Uma exposição de fotografia e audiovisual sobre a chapada vai mostrar as belezas naturais de forma inovadora, unindo a tecnologia e arte da fotografia e vídeo, as imagens terão realidade aumentada, um app que faz com que as fotos ganhe vida podendo ver e ouvir os sons do ambiente, também trás uma experiência com realidade virtual 360 de duas cachoeiras, proporcionando uma experiência real de estar no ambiente. Os idealizadores do projeto são Joabe Soares e Jackson soares, produtores na Produtora Infinity, que realizam a exposiçãoi em parceria com shopping conquista sul. Joabe soares formado em tecnologia e marketing e Jackson soares formado em cinema audiovisual. 

O Instagram @exporchapadadiamantina, para mais informações. 

Brasil pode registrar número recorde de casos de dengue em 2024, alerta Ministério da Saúde

Brasil pode registrar número recorde de casos de dengue em 2024, alerta Ministério da Saúde

  • 08.Jan.2024 - 16h29

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Brasil pode chegar a 5 milhões em 2024. A secretaria de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, afirmou em coletiva de imprensa realizada em dezembro, que a projeção do número de casos da doença este ano no país varia de 1,7 milhão até 5 milhões, com uma média de 3 milhões. As projeções foram feitas em uma parceria entre a pasta e o InfoDengue, da Fiocruz, e mostram que o aumento de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial calor e chuva intensos, e ao ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil. Atualmente, os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no país, em uma situação considerada "incomum", segundo Maciel. O Ministério da Saúde informou que o Centro-Oeste deve encarar um cenário epidêmico. Também há risco de epidemia no Sudeste, em especial Minas Gerais e Espírito Santo. No Sul, o principal estado de risco é o Paraná. Já no Nordeste, a expectativa é que o cenário não chegue a um nível epidêmico, apesar do aumento dos casos. Em 2023, o Brasil bateu o recorde de ano com mais mortes causadas pela dengue. De acordo com o painel de monitoramento das arboviroses, mantido pelo Ministério da Saúde, são 1.079 óbitos confirmados até o último dia 27, além de outros 211 que estão em investigação. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou, em coletiva de imprensa realizada em dezembro, que cerca de 74% das larvas do mosquito são encontradas próximas às residências e no entorno das casas. 

Batida entre caminhão e ônibus deixa 25 pessoas mortas e cinco feridas na Bahia

Batida entre caminhão e ônibus deixa 25 pessoas mortas e cinco feridas na Bahia

  • 08.Jan.2024 - 09h59

Uma batida entre um caminhão e um ônibus de turismo deixou 25 pessoas mortas e 5 feridas na noite de domingo (7), na BR-324, em trecho da cidade do São José do Jacuípe, no norte da Bahia, a cerca de 290 km de Salvador. Segundo informações do coordenador da Brigada Anjos Jacuipenses, Lucival Souza, que atuou no resgate das vítimas, o acidente aconteceu por volta das 22h30, no km 381, próximo da cidade de Gavião, no sentido de Jacobina. As 25 vítimas que morreram são: 22 passageiros do ônibus de passeio e três pessoas que estavam no caminhão. 23 delas morreram no local do acidente e uma após ser levado para um hospital da região. Ainda não há informações sobre o que causou a batida. O caminhão transportava mangas. A Brigada Anjos Jacuipenses informou que uma das vítimas feridas foi levada para o hospital da cidade de Capim Grosso e as outras cinco para uma unidade de saúde de Nova Fátima. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que algumas das vítimas foram transferidas para hospitais de Salvador e Feira de Santana. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. De acordo com a PRF, a pista, por volta das 6h30 desta segunda-feira (8), seguia interditada. Os passageiros do ônibus estiveram na praia de Guarajuba, distrito turístico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e tinham Jacobina como destino. Em nota, a Prefeitura de Jacobina lamentou o acidente e informou decretou três dias de luto oficial no município. Afirmou ainda que organiza um velório coletivo no ginásio de esportes municipal. A gestão municipal afirmou ainda que também atua para agilizar a liberação e transferência dos corpos para Jacobina.

Feijão deve ficar mais caro no próximo trimestre depois do arroz subir 18% por causa das condições climáticas

Feijão deve ficar mais caro no próximo trimestre depois do arroz subir 18% por causa das condições climáticas

  • 05.Jan.2024 - 16h36

O arroz e feijão, dupla de alimentos indispensáveis no prato dos brasileiros, deve ficar mais caro no próximo trimestre. Isso porque as condições climáticas impactaram de forma negativa tanto a produção de arroz quanto a de feijão no último semestre de 2023. De acordo com o IPCA, só entre janeiro e dezembro do ano passado, o arroz teve um aumento de 18%. Além disso, os últimos dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (CEPEA) também registraram aumento. Em janeiro de 2023 a saca do arroz de 50kg, vendida por produtores, custava cerca de R$ 92 e fechou o ano comercializada a R$ 126. Para 2024, a estimativa era de que a colheita do feijão fosse de aproximadamente 3 milhões de toneladas, mas a safra deve registrar retração de mais ou menos 2,5%. Com isso, o preço deve subir com maior intensidade até março.