A 4ª Conferência Nacional de Cultura foi mais do que um evento; foi um ponto de convergência para os defensores da cultura em todo o Brasil. E entre esses defensores, destacou-se o Produtor Cultural e Artivista Aelson Neto, cuja participação foi verdadeiramente memorável para todos os presentes.
Representando com orgulho o Território do Sertão Produtivo, em especial sua cidade natal, Ituaçu, Aelson Neto não apenas marcou presença, mas fez-se porta-voz de uma série de demandas cruciais para o desenvolvimento cultural e educacional da sua comunidade.
Durante o evento, Aelson Neto teve a oportunidade única de entregar pessoalmente à Ministra da Cultura, Margareth Menezes, uma pauta que refletia as aspirações e necessidades de Ituaçu. Uma das demandas mais destacadas foi a instalação da estátua do ilustre cantor Moraes Moreira na Praça que leva seu nome. Moraes Moreira, figura emblemática para a cidade, receberia assim uma homenagem merecida por sua contribuição à cultura brasileira.
Além disso, Aelson Neto propôs a criação do Centro de Memória/Arquivo Público em Ituaçu, visando preservar e disseminar a história e o patrimônio cultural local. Também pleiteou o tombamento da Romaria da Gruta da Mangabeira, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, como Patrimônio Imaterial da Bahia, reconhecendo sua importância espiritual e cultural para a região. E não esqueceu de reivindicar o tombamento do prédio da Biblioteca Municipal Lúcia Moraes, um espaço vital para a educação e o acesso à cultura na cidade.
A reação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi de comprometimento sincero. Ela prometeu acompanhar de perto essas questões e trabalhar em estreita colaboração com o Secretário de Cultura do Estado, Bruno Gomes Monteiro, da SECULT BAHIA, para garantir que as demandas de Ituaçu sejam atendidas.
Aelson Neto expressou sua gratidão a todos que compartilham das lutas e aspirações de Ituaçu. Com determinação e união, ele assegurou que continuará trabalhando incansavelmente por dias melhores para a cultura e a educação em sua cidade. Juntos, Aelson Neto e sua comunidade não desistirão de construir um futuro mais próspero e culturalmente rico para Ituaçu.
Comentários
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.