Câmara de Ituaçu aprova empréstimo a serem investidos na Saúde, Educação e Infraestrutura, mas vereadores de oposição foram contra

Câmara de Ituaçu aprova empréstimo a serem investidos na Saúde, Educação e Infraestrutura, mas vereadores de oposição foram contra

  • 31.Mar.2026 - 15h36

A Câmara de Vereadores de Ituaçu aprovou dois Projetos de Lei (PLs nº 001/2026 e nº 002/2026) que autorizam o prefeito Phellipe Brito a contrair um empréstimo de R$ 18,6 milhões junto à Caixa Econômica. Os recursos são destinados a investimentos nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura do município. A aprovação, no entanto, ocorreu em meio à oposição dos vereadores Vanildo, Raylan e Otacílio.

Durante a sessão, o vereador Vanildo justificou seu voto contrário alegando que não houve tempo hábil para analisar os projetos e propor emendas modificativas, caso fossem necessárias. Por esse motivo, ele solicitou um pedido de vistas para aprofundar a análise, alegações que foram endossadas por seus dois colegas de bancada.

O pedido de vistas, contudo, foi negado pelo plenário. A secretaria da Câmara informou que a documentação já havia sido disponibilizada aos edis em tempo hábil para análise e apresentação de ressalvas. Vanildo inicialmente afirmou não ter recebido o material, mas se retratou após ser-lhe comprovado que o e-mail contendo o projeto havia sido devidamente enviado.

Os projetos foram então submetidos à votação e aprovados por seis votos favoráveis dos vereadores Nildo Gerais, Cinho Branco, Ronaldo, Joel, Zé Paixão e Almir. Os três votos contrários vieram de Vanildo, Raylan e Otacílio. O vereador Macinho de Noé não compareceu à sessão.

O vereador Zé Paixão expressou indignação com os votos contrários, argumentando que não seria razoável votar contra o desenvolvimento do município. Ele citou importantes investimentos que o empréstimo possibilitará, como a construção de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Postos de Saúde, a implantação de energia solar em prédios públicos e a construção de creches, entre outros benefícios.

Em resposta, Vanildo rebateu o colega, afirmando que "não poderia votar no escuro", e questionou a falta de garantias de que os recursos seriam realmente aplicados nas áreas mencionadas.

Apesar do debate acalorado, os projetos foram aprovados. A expectativa agora é que os recursos sejam de fato aplicados para os fins pré-estabelecidos, impulsionando o desenvolvimento das áreas prioritárias de Ituaçu.

  • Ituaçu
  • Bahia

Comentários



    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Related posts