Arquivo

11/2023

57 post(s) publicado(s)
Município de Brumado recebe primeiro grande Hospital Particular da Região

Município de Brumado recebe primeiro grande Hospital Particular da Região

  • 10.Nov.2023 - 11h57

O município de Brumado, no sudoeste baiano, vai poder contar com mais um elo importante entre a comunidade e o cuidado especializado em saúde. A cidade foi escolhida para sediar o primeiro grande hospital particular da região, o Hospital Elo. A estrutura que promete reduzir o tempo de espera por atendimento e contribuir com toda a rede de saúde regional, objetiva movimentar um ecossistema de desenvolvimento com geração, aproximadamente, de 200 empregos diretos e indiretos na fase de construção e outras 400 vagas diretas e indiretas no funcionamento do empreendimento, promovendo ainda iniciativas de responsabilidade social. O Hospital ELO de Brumado surge para atender a demanda de 20 municípios que integram a região, com população estimada em 400 mil pessoas segundo dados do IBGE. Com 18 especialidades médicas os moradores da região poderão ter acesso a diferentes recursos diagnósticos e terapêuticos em um único local: Neurocirurgia, Ortopedia, Cardiologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Cabeça e Pescoço, Pediatria, Pneumologia, Vascular, Clínica Médica, Angiologia, Neurologia, Gastroenterologia, Coloproctologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Urologia e Cirurgia Plástica.  Integrando uma estrutura completa o Hospital Elo vai contar com unidade de internação e enfermaria com 13 leitos adultos e 9 leitos pediátricos; unidade de internação apartamento com 11 leitos; UTI com 10 leitos; centro médico com 11 consultórios; áreas para endoscopia, colonoscopia, mamografia, densitometria, raio x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, métodos gráficos, laboratório de análises clínicas, pronto atendimento adulto, pronto atendimento pediátrico, centro cirúrgico com 5 salas e hemodinâmica. Por meio de um convênio público, o hospital estará preparado para oferecer à população atendimento de alta complexidade pelo SUS. Um conjunto de procedimentos que envolve alta tecnologia com o objetivo de promover à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde, como a atenção básica e de média complexidade.

Pedra Fundamental

O início deste grande projeto já tem data marcada. No dia 17 de novembro de 2023, às 10:30h, será instalada a pedra fundamental que irá marcar o início efetivo da construção do empreendimento. Toda a obra será executada com o que há de mais moderno na construção civil hospitalar.  O evento, aberto à comunidade, acontecerá no local estratégico e cuidadosamente planejado para sediar o hospital: Rua Jesuíno Francisco Lisboa, n° 464, Feliciano Pereira.



Semifinais do Campeonato Municipal de Futsal Feminino 2023 de Barra da Estiva acontecem neste sábado (11)

Semifinais do Campeonato Municipal de Futsal Feminino 2023 de Barra da Estiva acontecem neste sábado (11)

  • 10.Nov.2023 - 09h00

Neste próximo Sábado (11/11), acontecerá as semifinais do Campeonato Municipal de Futsal Feminino 2023 de Barra da Estiva. A primeira partida acontece a partir das 19:45 com disputa em jogo único entre São Félix x Squad. A segunda partida acontece a partir das 20:45 também em jogo único onde se enfretam Fênix x A Loja. No intervalo do segundo jogo haverá sorteio de diversos prémios. A realização é da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, diretoria de Esportes e Lazer, com o apoio da Câmara de Vereadores e comércio local. 

Semifinais do Campeonato Municipal de Futsal Feminino 2023 de Barra da Estiva acontecem neste sábado (11)
 Barrestivense irá disputar Campeonato Europeu de  Jiu-Jitsu em Paris-França

Barrestivense irá disputar Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu em Paris-França

  • 09.Nov.2023 - 11h13

Lucas Sousa tem 20 anos, é atleta de Jiu-Jitsu e mora em Barra Da Estiva, no interior da Bahia. Desde novo se dedica todos os dias em busca de melhora para a realização de seu sonho que é viver do esporte, fazendo o que realmente ama.

 Barrestivense irá disputar Campeonato Europeu de  Jiu-Jitsu em Paris-França

Em conversa com Lucas ele pontuou: “Esse amor pelo Jiu-Jitsu é desde a infância. Sempre participei de várias competições ao longo dos anos, sempre gostei muito de treinar e da adrenalina que é competir, cada vez mais obtendo aprendizado e experiência.”

 Barrestivense irá disputar Campeonato Europeu de  Jiu-Jitsu em Paris-França

O Campeonato Europeu de Jiu Jitsu será realizado na cidade de Paris, na França dos dias 19 a 27 de janeiro de 2024, é uma competição onde vão atletas do mundo inteiro para disputarem o tão sonhado ouro e representarem seu país!

 Barrestivense irá disputar Campeonato Europeu de  Jiu-Jitsu em Paris-França

Lucas irá representar não somente a cidade de Barra da Estiva, mas também a Bahia lá em Paris. Você pode acompanhá-lo através do Instagram @Lucasnsousa. Ele também está em busca de apoio e patrocínio para que possa custear a viagem, caso queiram ajudá-lo podem entrar em contato com o mesmo pelo seu Instagram.

Homem é detido acusado de agredir irmã em Contendas do Sincorá

Homem é detido acusado de agredir irmã em Contendas do Sincorá

  • 09.Nov.2023 - 09h56

Um homem foi preso acusado de maus tratos contra sua irmã de 19 anos. O fato aconteceu na cidade de Contendas do Sincorá, na manhã de terça-feira (07/11). Segundo informações, militares do 24º Batalhão de Polícia Militar foram acionados por prepostos da delegacia de Contendas informado que a jovem acompanhada da mãe teria procurado por ajuda no CRAS, possuindo vários hematomas pelo corpo, sendo denunciado os maus tratos. Foi constatada a veracidade e todos envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Brumado onde foram tomadas todas as medidas cabíveis. 

Bahia registra mais de 1,2 milhão de raios em 7 dias

Bahia registra mais de 1,2 milhão de raios em 7 dias

  • 08.Nov.2023 - 16h33

A Bahia registrou 1.273.467 raios entre os dias 1º e 7 de novembro. No último sábado (4), um idoso de 64 anos foi atingido na varanda da casa em que mora, na cidade de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia. Nesta quarta-feira (8), ele se recupera no Hospital Geral do Estado. Os dados foram levantados pelo Portal G1 Bahia com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De janeiro a novembro deste ano, 7.120.830 raios caíram em todo o estado. Este número representa um percentual de 91,5% do total de 2022: 7.774.176 raios. O Elat/Inpe ainda não registrou os dados pessoas mortas por causa de raios na Bahia, ou no Brasil neste ano. No entanto, a instituição explicou que, atualmente, morrem cerca de 113 pessoas vítimas de raios por ano no Brasil. A título de comparação, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma é brasileira. O G1 Bahia informa que o volume dessas descargas elétricas aumentam durante o verão, quando chega a temporada de raios no Brasil. Neste ano, a expectativa é de que o número de raios supere o total de 2022. Apesar das temperaturas estarem bastante altas por causa do El Niño, a ponto de parecer que a estação tem dominado a primavera, o coordenador do Elat/Inpe, Dr. Osmar Pinto Junior, informou que não há uma certeza de que o fenômeno antecipe ou prolongue a temporada de raios do verão.

Moradores enfrentam problemas de trafegabilidade, com obras de estrada no Vale do Capão interrompidas após prefeitura de Palmeiras emitir licença irregular

Moradores enfrentam problemas de trafegabilidade, com obras de estrada no Vale do Capão interrompidas após prefeitura de Palmeiras emitir licença irregular

  • 08.Nov.2023 - 11h03

Após a prefeitura de Palmeiras, emitir um licenciamento irregular para o início das obras de pavimentação da estrada que dá acesso ao Vale do Capão, a recuperação da via foi interrompida e moradores estão se sentido ilhados, pois estão isolados em meio a Chapada Diamantina. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Palmeiras anunciou, em colaboração com o Governo do Estado, a obra de pavimentação asfáltica da estrada de acesso entre a sede do município, em Palmeiras, e o distrito do Capão, um trecho de 19,8 km da BA-849. A moradora e guia turística Patrícia Gomes afirma que a situação na região é de abandono. Segundo ela, o investimento em infraestrutura e acessibilidade na região é precária e fica ainda mais evidente a partir da deterioração deste trecho da BA. Patrícia explica que viveu momentos de “sofrimento” em detrimento do mau estado da rodovia. “A minha irmã se acidentou e quebrou a tíbia e a fíbula, dois ossos da perna. Ela recebeu primeiros socorros mas como a estrada estava muito esburacada e era muito pó, em todo o trecho, o que a gente faria normalmente em 50 minutos, fizemos em 2h30 com ela sentindo dor em cada buraco que passamos. Então foi uma experiência muito sofrida, sendo que numa via de acesso bem feita e cuidada, ela faria esse percurso no fluxo natural”, relata a moradora. O caso aconteceu na última quinta-feira (2). Segundo ela, não é a primeira vez que situações como essa ocorrem na região. Em detrimento da falta de pavimentação na estrada, motoristas denunciam a dificuldade de tráfego na região. Nas redes sociais, numa publicação feita no dia 1º de fevereiro, a gestão comemorou a liberação da obra. “O trecho de quase 20km na BA-849, que dá acesso ao distrito de Caeté-Açu, entre a sede de Palmeiras ao Vale do Capão é um sonho antigo e uma demanda tão sonhado pelos nativos e moradores que trafegam diariamente, seja em busca de produtos para abastecimento dos seus estoques, ou por questões de saúde. Essa obra também vai ajudar a desenvolver o turismo e a economia do município, gerando mais emprego e renda de forma direta e indireta.” Todavia, em junho de 2023, o Ministério Público estadual (MP-BA) emitiu uma recomendação para a suspensão da obra com base em irregularidades apontadas a partir de uma denúncia anônima. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que a empresa responsável pela obra de pavimentação do trecho de ligação entre Palmeiras e o distrito de Caeté-Açu está aguardando a liberação de licenças ambientais pelo Inema para retomar a execução dos serviços. Segundo o morador local e membro do GECA - Grupo de Estudos e Cidadania do Vale do Capão, Diogo Guimarães, “a COSAMPA [empresa contratada, a partir de licitação, para a realização da obra] atendeu a solicitação, retirou o maquinário e ficou aguardando o posicionamento, pois ela estava tendo custos com a obra parada aqui”.

Segue avançadas as obras do ginásio poliesportivo da Escola Padre Virgílio Zoppi em Barra da Estiva

Segue avançadas as obras do ginásio poliesportivo da Escola Padre Virgílio Zoppi em Barra da Estiva

  • 08.Nov.2023 - 08h55

Na terça-feira (07/11), o prefeito de Barra da Estiva, João de Didi, esteve acompanhando o andamento da obra do Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Padre Virgílio Zoppi, localizada na região do Gomes. A obra segue a todo vapor e em breve deverá ser inaugurada trazendo maiores oportunidades para os jovens praticaram diversos esportes. Segundo o gestor, essa é mais uma obra marcante da administração municipal que dará mais qualidade de vida para aquela comunidade com mais acesso ao esporte.

Copa Rally da Chapada será realizada em Palmeiras no mês de janeiro de 2024

Copa Rally da Chapada será realizada em Palmeiras no mês de janeiro de 2024

  • 07.Nov.2023 - 17h06

A cidade de Palmeiras será palco da abertura  da Copa Rally da Chapada 2024 quem tem data marcada para o dia 13 de janeiro.  O jornalista automotivo Roberto Nunes e o piloto baiano Roberto Cunha aproveitaram a tarde de sábado e já fizeram o levantamento técnico da prova de abertura da Copa Rally da Chapada 2024 que será nas trilhas e estradas vicinais do município. Um dos principais parceiros do Rally da Chapada, o município de Palmeiras será a sede do evento com briefing, largada e festa da chegada dos rallyzeiros na praça Dr. José Gonçalves, no Centro da cidade. “Estamos entusiasmados com a realização de mais uma etapa do Rally da Chapada em Palmeiras. Esperamos que todos os participantes aproveitem a prova e saibam curtir as belezas naturais da nossa Chapada Diamantina e, especialmente, do nosso município Palmeiras”, comemora o prefeito Ricardo Guimarães. De acordo com Roberto Cunha, diretor técnico do Rally da Chapada, a prova será realizada por lugarejos do município de Palmeiras e, de forma inédita, os rallyzeiros terão a oportunidade de participar da primeira etapa da Copa Rally da Chapada. “O rally de aventura é democrático. Todos podem participar com veículo 4×4 e carros urbanos. Sabemos que o baiano é apaixonado por esporte a motor e pelo turismo de aventura. O Rally da Chapada une esses dois mundos em uma gincana automotiva por lugares belíssimos e paisagens deslumbrantes”, adianta Cunha.

Jovens são encontrados mortos dentro de carro em Vitória da Conquista

Jovens são encontrados mortos dentro de carro em Vitória da Conquista

  • 07.Nov.2023 - 09h41

Dois jovens de 19 e 24 anos foram encontrados mortos, com marcas de tiros, dentro de um carro em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, na noite de sábado (4). As vítimas foram identificadas como Jurandir Lila Mago, de 24 anos, e Diogo Matos dos Santos, de 19 anos. O DPT fez a perícia no local e a Polícia Civil investiga o caso. O carro foi encontrado no trecho urbano da BR-116, próximo à entrada do bairro Nossa Senhora Aparecida. Ainda não há detalhes sobre se os homens foram baleados dentro do carro ou se abandonados no veículo já depois de mortos, nem sobre a motivação do crime.

Hospital da Chapada se despede do Outubro Rosa com caminhada pela conscientização sobre o câncer de mama

Hospital da Chapada se despede do Outubro Rosa com caminhada pela conscientização sobre o câncer de mama

  • 06.Nov.2023 - 17h20

O mês de outubro chegou ao fim, mas a consciência sobre a necessidade de cuidar da saúde permanece durante todo o ano. Pensando nisso, o Hospital Regional da Chapada, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed realizou a “1ª Caminhada pela Conscientização sobre o Câncer de Mama”, alertando a população seabrense sobre a necessidade de cuidar da saúde. A ação multidisciplinar foi idealizada e será realizada pela comissão de Humanização do HRC. O evento percorreu as ruas do município da Chapada Diamantina e chamou a atenção sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Na Praça das Bandeiras, que fica em frente a Maternidade Frei Justo Venturi, aconteceram várias atividades de orientação, conscientização sobre o câncer de mama e colo uterino, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e atividade física bem como, orientações para prevenção de DSTs”, explica a enfermeira Giselle Oliveira. A pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, mostrou que entre 2023 e 2025, a incidência deve ser de 704 mil casos registrados a cada ano. Na Bahia, o número anual é de 38.840, que totalizam mais 116 mil ocorrências. A previsão para cada 100 mil habitantes no estado é de 4,2 mil diagnósticos de câncer de mama e 6,5 mil ocorrências de câncer de próstata, também a cada ano. “É importante lembrar que, embora a grande maioria da população desconheça, o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino”, alerta a enfermeira do HRC.