Democratizar o acesso à internet, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento social. Esse é o objetivo do Conecta Bahia, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que disponibiliza sinal de Wi-Fi grátis em praças e prédios públicos. O edital, publicado no Diário Oficial deste sábado (28), prevê a expansão do programa para até 1500 novos pontos ao longo dos próximos três anos. O investimento pode atingir até R$ 100 milhões, dependendo da captação de recursos de emendas parlamentares, dos ministérios do Governo Federal, além de empréstimos internacionais. O secretário da Secti, André Joazeiro, comemora o caráter social do Conecta Bahia, que leva internet gratuita para uma parcela da população que não tem condições de pagar um pacote de dados. O titular da pasta celebra o fato desta nova fase priorizar povoados e distritos: “em um primeiro momento, disponibilizamos internet gratuita em praças de diversos municípios. Agora, além de expandir o serviço nas praças, vamos priorizar povos originários e comunidades tradicionais, garantindo conectividade para aldeias e quilombos, por exemplo”. A oportunidade que cidadãos de toda a Bahia tem de se conectar, de forma gratuita, para acessar serviços e conteúdos é um dos diferenciais do programa, segundo Murilo Serafim, coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti. “O Conecta Bahia permite ao cidadão utilizar internet para acessar serviços, como o ba.gov.br, se capacitar com os cursos gratuitos do Programaê, disponíveis no site da Secti, além de empreender, estudar, fazer uma tele consulta, dentre outras possibilidades”, frisou. O Conecta Bahia, uma das ações integrantes do Programa Bahia Mais Inovadora, é executado pela Secti. A primeira etapa do programa, em fase final de instalação, contou com 375 pontos de conexão em mais de 180 municípios. O investimento na primeira fase girou em torno de R$ 12 milhões.
A partir desta terça-feira (1º) nenhum eleitor poderá ser preso, salvo em três casos: flagrante, sentença criminal condenatória inafiançável ou de desrespeito a salvo-conduto. Entre os crimes inafiançáveis estão o de racismo, tortura, tráfico de drogas e terrorismo. A regra vale até o dia 8 de outubro, 48h após a votação ao pleito municipal. A disposição está prevista no artigo 236, do Código Eleitoral e ainda detalha que ocorrendo qualquer prisão neste período, o preso será imediatamente conduzido à presença que avaliará a legalidade da detenção. O objetivo é impedir a interferência indevida na lisura do pleito, além de assegurar o direto da população de votar e de ser votado. Neste ano, o pleito está marcado para acontecer no primeiro domingo de outubro, 6. Eleitores poderão se dirigir às urnas entre às 8h e às 17h, no horário de Brasília.
Circulas em grupos de WhatsApp, um print onde supostamente um funcionário da prefeitura de Mucugê, identificado como Herbet Profeta, que trabalha hoje no Cejusc, teria destrato a população da comunidade de Santa Cruz. Na publicação em questão, era cobrado a melhoria na qualidade da água que sai das torneiras, neste momento o funcionário informou que o vídeo havia sido feito pelo "homem que cuida da água", e logo em seguida completou que o povo do local seria "sujo". Grande parte dos moradores da Santa Cruz se sentiram ofendidos com o que foi dito pelo funcionário. Em vídeo que circula nas edes sociais, é possível ver que á água que sai da torneira, uma cor alaranjada, sendo impossível para o consumo humano. Deste modo, ao surgir questionamentos sobre o fato, o funcionário da Cejsc, supostamente na tentativa de acalmar os questionamentos, causou um desconforto ainda maior ao tentar diminuir a população de que cobrava melhor qualidade na água.