O diretório Municipal dos partidos Avante e PP do município de Ibicoara, CONVOCA todos convencionais, para se fazerem presentes e participarem da CONVENÇÃO MUNICIPAL que se realizará no dia 03 de Agosto de 2024, na Sede - Área de Eventos - Rua Adelviro Azevedo Costa, 190, Centro, Ibicoara - BA, com inícios às 18:00 e termino às 23:00.
ORDEM DO DIA:
I - Deliberação sobre coligação partidária para eleição majoritária e discussão, aprovação e nome da coligação;
II - Escolha de candidato a Prefeito e Vice-Prefeito;
III - Escolha de candidatos a Vereador;
IV - Sorteio dos números para candidatos a Vereador;
V - Outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.
Quase 173 milhões de bilhetes irão concorrer no sorteio especial de R$ 1 milhão da Nota Premiada Bahia, campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado gerenciada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA). O resultado será divulgado no próximo dia 18 e tornará milionário um único ganhador. De acordo com a Sefaz-BA, ao todo irão concorrer 172.826.965 bilhetes gerados a partir de compras com CPF dos participantes, realizadas entre 1° de junho de 2023 e 31 de maio de 2024. Em relação ao sorteio do milhão realizado no ano passado, houve um crescimento de 11% no número de bilhetes que concorrem ao prêmio. O crescimento foi de 21% na comparação com o ano de 2022. Para consultar os bilhetes, basta acessar o site, fazer login e escolher a opção “Minha Conta”/”Bilhetes”. A busca deve ser feita na aba “Especial”, na qual o participante poderá verificar a quantidade de bilhetes gerados a cada mês do período vigente para este sorteio. “O sorteio especial do milhão vai considerar todos os bilhetes que cada participante foi acumulando mensalmente, dentro do período estipulado para a premiação”, explica o coordenador da campanha, André Aguiar, lembrando que a chave para manter em alta as chances de ganhar é sempre colocar o CPF na nota a cada compra realizada. “Quanto mais notas com CPF, maior a chance de gerar o máximo possível de bilhetes para concorrer tanto aos sorteios mensais e ao especial”, ressalta. O nome da pessoa ganhadora do prêmio especial de R$ 1 milhão será divulgado no site Nota Premiada e também no Instagram da campanha (@notapremiadabahia) e nas redes sociais da Sefaz-BA: @sefazbahia no Instagram, @sefaz.govba no Facebook e @sefazbahia no X, antigo Twitter.
O novo edital do Programa Mais Médicos recebeu 33 mil inscrições para concorrer a mais de 3,1 mil vagas, equivalente a uma média de 10,4 profissionais por vaga. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11). Por meio de nota, a pasta informou que considera um “recorde de candidatos” e destacou novidades no edital, como vagas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais (negros, quilombolas e indígenas). De acordo com o balanço, as chamadas vagas afirmativas do Mais Médicos receberam um total de 3,1 mil inscrições, sendo 2,6 mil negros, 34 quilombolas, 70 indígenas e 382 pessoas com deficiência. As inscrições são lideradas por mulheres, cerca de 57%, — 18,7 mil. Além disso, o tipo de perfil profissional predominante nas inscrições são de médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país com registro no CRM — 15.699. Podem participar da seleção do Mais Médicos profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência no processo seletivo.
Um homem foi preso na quarta-feira (10), suspeito de atropelar propositalmente duas mulheres que se recusaram a sair com ele e um amigo, em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina. Uma das vítimas, identificada como Lucileide Lima Reis, de 22 anos, morreu. O caso é investigado na delegacia local. Os nomes dos investigados não foram divulgados e o crime aconteceu no dia 9 de junho, às margens da BA-052, na zona rural do município. Segundo a Polícia Civil, Lucileide e uma amiga saíam de uma festa, quando foram abordadas pelo suspeito e pelo amigo, que é ex- companheiro da mulher que morreu e já havia sido preso no estado de São Paulo, no dia 5 de julho. As circunstâncias da detenção não foram divulgadas. Informações iniciais apontam que suspeitos tentaram obrigá-las a acompanhá-los e, diante da recusa, houve uma discussão entre os quatro, seguida do atropelamento. A amiga de Lucileide foi levada, em estado grave, para o Hospital Municipal de Morro do Chapéu. Não há informações se ela segue na unidade.
Uma tentativa de feminicídio foi registrada na noite de quarta-feira (10/07), no distrito de Cascavel em Ibicoara. De acordo informações um menor de 17 anos, teria desferido golpes de faca contra a namorada de 19 anos. Ao todo o adolescente teria dado 9 facadas na namorada, onde a mesma encontra-se hospitalizada com quadro clinico estável. O adolescente foi apreendido e encaminhado para a delegacia, juntamente com representantes do concelho tutelar de Ibicoara. Na delegacia a faca utilizada no crime também foi apresentada. Ainda de acordo o depoimento, o jovem disse que a intenção era matar a jovem.
Na noite de quarta-feira (10/09), um acidente foi registrado na BR-030, trecho do município de Caetité, deixando duas pessoas feridas. O sinistro envolveu um caminhão e um carro de passeio. Policiais da 94ª CIPM estiveram no local após serem acionados por populares, conforme consta na ocorrência policial. No local, havia um Peugeot 308, cor branca, e um M.Benz/L1620. Os policiais informaram que a condutora do Peugeot, uma mulher de 26 anos, moradora de Guanambi, foi socorrida por populares e encaminhada para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). O condutor do veículo M.Benz, um homem de 41 anos, da cidade de Tanhaçu, foi socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Caetité. No local do acidente, o motorista do caminhão relatou seguir sentido Caetité, assim como o carro de passeio. Ele citou haver brita na pista, provavelmente o carro de passeio diminuiu a velocidade e o caminhão vinha mais rápido, quando ele tentou desviar do carro e acabou derrapando e capotando no acostamento, colidindo com árvores. Ainda conforme a 94ª CIPM, os envolvidos sofreram diversos ferimentos. A Polícia Militar sinalizou o local para evitar novos acidentes. O Corpo de Bombeiros Militar também esteve no local do acidente.
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia alcançou nesta quarta-feira (10), a marca de 1.700 foragidos da Justiça localizados. Um homem com mandado por prática de furto, em São Paulo, foi preso na cidade de Santo Estêvão. As câmeras inteligentes captaram o foragido, que circulava no município do interior baiano. Equipes da Polícia Militar foram acionadas e localizaram o homem. Na Delegacia Territorial (DT) da cidade, o mandado de prisão foi confirmado e cumprido. Somente em 2024, a ferramenta da SSP já encontrou 447 foragidos da Justiça. A tecnologia é empregada em 81 cidades baianas e também utilizada em grandes eventos, com apoio de Plataformas Elevadas de Observação.
Três homens envolvidos no homicídio de José Rafael de Andrade Neto, morto a tiros durante os festejos juninos no povoado de Icó, na zona rural de Morro do Chapéu, foram presos pelas equipes da Delegacia Territorial da cidade, nesta segunda-feira (8). Um dos acusados foi preso ainda na região, enquanto que os outros dois foram capturados em ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal quando empreendiam fuga, já na cidade de Sobradinho, em Goiás. Segundo apurado durante as investigações, a vítima se envolveu em uma briga com os acusados no dia 30 de junho deste ano, véspera da emboscada que culminou com a morte a tiros de José Rafael.
Um homem de 55 anos morreu em um acidente de asa-delta no Parque Estadual Mirante da Serra dos Montes Altos, entre as cidades Candiba e Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia. O local tem pista de decolagem com 1,2 mil metro de altura e é bastante procurado para saltos de parapente e asa-delta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na terça-feira (9). Testemunhas contaram que, logo após a decolagem, Marcelo Alves Garcia teria sido empurrado por uma rajada de vento. A queda aconteceu quando o piloto tinha atingido 30 metros de altura. O resgate do corpo demorou mais de quatro horas, devido a dificuldade em acessar o local. Foi necessário acionar o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que disponibilizou um veículo de ancoragem para que os bombeiros escalassem a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Civil foram acionadas. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Guanambi, onde passará por necropsia. Marcelo Alves Garcia morava em Salvador e estava na região a passeio. Apaixonado por voos de asa-delta, ele compartilhava a paixão pelo esporte nas redes sociais.
Na terça-feira (09/10), após várias incursões em municípios do sudoeste do Estado, equipes do CATTI- SUDOESTE de Vitória da Conquista, com apoio do CATTI-CENTRAL de Jequié e DT DE MARACÁS, localizaram e prenderam um homem de 65 anos, conhecido como TOINHO DA BARRA, condenado há 22 anos de reclusão, por um homicídio na cidade de Pão de Açucar, Estado de Alagoas, ocorrido em 22 de fevereiro de 2002, em desfavor da vítima Luiz Antonio Monteiro Torres. TOINHO DA BARRA também foi acusado de uma chacina em 1984, na cidade de São José da Tapera, quando matou a tiros de metralhadora e espingarda calibre 12 o agricultor Givaldo Ferreira dos Santos, o advogado João Alves e o pré-candidato a prefeito Wellington Fontes. A Polícia Civil obteve informações que o condenado havia fugido do Estado de Alagoas há várias anos, se submetido a cirurgia plástica na face, mudando sua aparência e utilizando documento falso exercendo a função de comerciante de carvão na cidade de Vitória da Conquista e região sudoeste, bem como trouxe sua família que se estabeleceu na cidade, levando um nova vida com documentos falsos. No momento de sua prisão na cidade de Maracás, TOINHO DA BARRA estava de posse de documentos falsos em nome de JOSÉ ANTONIO ANDRADE DOS SANTOS, se apresentando aos policiais civis com esses documentos. Foi dado cumprimento ao mandado de prisão referente a condenação no Estado de Alagoas, bem como foi autuado em flagrante pelo crime de falsidade ideológica.