A mineradora Minas Stones realizou uma importante reunião com membros da prefeitura de Tanhaçu com o objetivo de buscar investimentos que possam gerar empregos e renda para a cidade. A parceria entre a Minas Stones e a prefeitura de Tanhaçu promete trazer benefícios significativos para a região, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida dos moradores. A expectativa é que novos projetos sejam desenvolvidos em conjunto, consolidando essa importante parceria em prol do desenvolvimento sustentável de Tanhaçu.
Na última semana, a Chapada Diamantina foi palco de uma série de ações promovidas pela Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado. Liderada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a campanha tem como objetivo fortalecer a prevenção e a conscientização sobre os incêndios florestais em todo o estado por meio de ações socioeducativas com as comunidades locais e brigadistas voluntários. No total, seis municípios foram visitados, incluindo: Andaraí (12), Livramento de Nossa Senhora (15), Rio de Contas (16), Abaíra (17), Piatã (18) e Palmeiras (19).
A diretora geral da Sema e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo desde 2023, Daniella Fernandes, explica que essa abordagem de prevenção do Bahia Sem Fogo, antes do período crítico de seca, mostra o compromisso não apenas dos poderes públicos, mas também da população local em enfrentar os desafios dos incêndios florestais de forma proativa e colaborativa. "A ênfase na prevenção antes do período de seca, aliada ao engajamento da comunidade local, é fundamental para minimizar os impactos devastadores dos incêndios florestais, protegendo não apenas as áreas naturais, mas também a vida selvagem e os meios de subsistência das comunidades locais que dependem desses recursos", afirma a gestora. Durante a Caravana, gestores, educadores e especialistas em meio ambiente percorreram as cidades da Chapada Diamantina que tiveram ocorrências de incêndios florestais nos últimos anos, promovendo diversas ações, incluindo capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas e rádios comunitárias, sindicatos rurais, sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores, e demais entidades envolvidas, todas projetadas para fortalecer a rede de conhecimento e ação contra as chamas na região. Os encontros estratégicos com gestores estaduais e municipais durante a Caravana foram fundamentais para alinhar medidas de capacitação, distribuição de equipamentos de proteção e fortalecimento das parcerias com os brigadistas voluntários.
Na noite de quinta-feira (18/04) em Livramento de Nossa Senhora, um homem teve sua casa invadida por dois elementos armados que efetuaram disparos de arma de fogo, causando sua morte. A vitima foi identificada como Mateus Ferreira de Santana, de 28 anos. No momento da invasão a mãe da vítima estava na residência e acionou o SAMU-192 que encaminhou Mateus para a Unidade de Pronto Atendimento, que no momento do atendimento chegou sem vida no local. A Polícia Militar foi acionada para averiguar o homicídio. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica foram acionadas e realizaram os procedimentos legais.
O prefeito de Ibicoara Gilmadson Melo, esteve cumprindo agenda em Salvador na CERB, acompanhado pelo nosso Deputado Estadual, Eduardo Salles, onde se reuniram com Sandro, Presidente da CERB, onde ele nos passou alguns resultados de solicitações que fizemos anteriormente. Em Agosto de 2023, já havia se firmado o compromisso da abertura de novos poços artesianos em diversas comunidades do município. E agora, já estão correndo os últimos trâmites para a abertura destes poços artesianos nas comunidades de São Roque, Baixa Dantas e Campo Redondo, e em breve essas comunidades já serão contempladas com água de qualidade e melhoria nas suas condições de vida. Houve a garantia de que outras solicitações serão atendidas o mais breve possível. Na oportunidade, Gil, agradeceu o Deputado Eduardo Salles que não tem medido esforços em nos ajudar sempre no intuito de trazer mais e mais benefícios para Ibicoara.
Por meio das redes sociais, a Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, anunciou uma mega atração para comemorar os 97 anos de emancipação política do município. Um dos maiores cantores da história da música brasileira , Zeze di Camargo é atração confirmada pela primeira vez na região. Um artista consagrado no mundo musical irá cantar seus grandes sucessos emocionando gerações com seu belo show rústico. Serão momentos emocionantes em comemoração de emancipação política de Barra da Estiva. Em breve outras atrações devem ser divulgadas para compor a grade do evento que acontece entre os dias 13 e 15 de julho.
As estradas vicinais de Tanhaçu nunca estiveram tão bem cuidadas como agora, isso graças ao planejamento de ações da Secretaria de Infraestrutura que vem atendendo as demandas dos moradores e produtores de todos os distritos da cidade. Na terça-feira (16/04), os benefícios chegaram ao Povoado de Laços que estão recebendo o serviço de Patrolamento. Ações como estas tem por objetivo proporcionar aos moradores uma maior acessibilidade segurança e comodidade.
Nesta quarta-feira (17/04), o Prefeito - João Machado, o Vice Prefeito - Eronilson Martins, o Secretário Municipal de Saúde - Eudes Alves e o Chefe de Gabinete - Ednaldo Siles, estiveram visitando o Hospital Susy Zanfretta. Foi firmado o compromisso e parceria com o Hospital no investimento de mais de 1 MILHÃO DE REAIS no ano para auxiliar nos atendimentos de saúde à população. O repasse financeiro foi ajustado de R$62.500,00 para R$ 94.000,00 mensais ao decorrer desse ano. Ao longo da gestão foram feitos vários ajustes de contratos para aumento dos repasses financeiros ao Hospital.
Na manhã de quarta-feira (17/04), um homem morreu após realizar vários disparos de arma de fogo contra uma guarnição da Rondesp presente no distrito de Mundo Novo em Ibicoara. Ele foi identificado como Rodrigo Nogueira de Jesus. Segundo informações, os militares realizavam rondas na zona rural, quando foram informados que três indivíduos estariam portando armas de fogo e ameaçando a população. Deste modo, foi feito deslocamento até o distrito de Mundo Novo, afim de identificar os elementos que segundo populares, estariam escondidos em uma casa naquela localidade. Ao perceber à aproximação dos policiais, os indivíduos empreenderam fuga realizando disparos de arma de fogo contra a guarnição, momento que houve o revide e logo em seguida cessaram os disparos, sendo feita busca local, onde foi encontrado um indivíduo caído ao solo, na qual portava uma arma de fogo. Ele foi socorrido, sendo encaminhado para o Hospital de Ibicoara, onde evoluiu a óbito. Foi apreendido um revolver Taurus cal .40, 52 projéteis cal.40, um carregador sem identificação, 24 embalagens contendo um pó branco (aparentemente benzoilmetilecgomina).
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 1,53% para as tarifas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O aumento entrará em vigor na próxima segunda-feira (22). Segundo a agência, o reajuste médio para consumidores atendidos em baixa tensão será de 1,62%; para os de alta tensão (indústrias e comércio de grande porte) será de 1,28%. No total, 6,6 milhões de pessoas terão reajustes na tarifas. A Aneel explica ainda que o reajuste faz parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, algo que já faz parte do contrato de concessão da empresa. A compra e o transporte de energia são os fatores utilizados para o cálculo do valor.
O Governo da Bahia publicou nesta quarta-feira (17) os editais para a seleção e contratação de grupos de samba junino, trios/quartetos nordestinos e quadrilhas juninas no Diário Oficial do Estado. Os grupos habilitados irão participar do São João da Bahia 2024 e outros festejos juninos na capital baiana. Poderão participar da seleção pessoas jurídicas e físicas que atendam às exigências contidas no texto publicado. As inscrições devem ser feitas presencialmente e mediante apresentação dos documentos requisitados no edital. Elas podem ser feitas com o preenchimento de formulário disponibilizado no site da Superintêndencia de Fomento ao Turismo no Estado da Bahia (ttp://www.sufotur.ba.gov.br) O resultado dos selecionados será divulgado no dia 14 de junho. Outro edital de bandas e artistas foi publicada na terça-feira (16). Apesar dos editais terem suas particularidades, todos tem inscrições abertas entre 18 de abril a 7 de junho.