Na última sexta-feira (08/03) durante patrulhamento especializado na cidade de Itaetê foi abordado um veículo marca VW, modelo Gol, com placa policial JPG 2735. Após verificação de características foi constatado adulterações. Desta forma, o condutor e o veículo foram apresentados à DT de Itaetê para providencias cabíveis.
No último sábado (09/03), um grande evento realizado em Cascavel, marcou a filiação do prefeito Gilmadson Melo ao partido Avante em Ibicoara. A aréa do Parque de Vaquejada, onde o ato foi realizado foi tomada por um grande número de pessoas que somaram ainda mais neste novo momento para o município, tendo em vista que além da filiação, marcou-se também a lançamento da pré-candidatura para a prefeitura municipal.
Em depoimento nas redes sociais, Gil disse estar extremamente grato e feliz com a presença dos apoiadores, que continuam a acreditar no nosso projeto político. "Já conseguimos grandes avanços nestes últimos anos, o que demonstra a nossa seriedade, compromisso e honestidade em administrar o município. O amor não é feito apenas de palavras, mas se comprova por meio de ações concretas. Vamos continuar avançando mais e mais, e levar o nosso município ao lugar de merecimento, proporcionando cada vez mais qualidade de vida ao nosso povo."relatou ele. Lideranças locais e regionais prestigiaram a filiação de Gil ao Avante.
Faleceu no domingo (10/03), Suzi Leite Pereira, 36 anos. Ela era filha do vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira e residia em Ilhéus, sul da Bahia. Segundo informações, ela passou mal em casa, dando entrada em uma unidade hospitalar, evoluindo a óbito logo em seguida. Suzi era formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O velório está acontecendo no Clube do Sindcato dos Trabalhadores em Brumado, e o sepultamento acontecerá as 11 da manhã no Cemitério Jardim Santa Inês.
Na madrugada de quarta-feira (06/03) um acusado de tráfico de drogas morreu em confronto com a CIPE Central de Jequié, no Bairro Casas populares em Contendas do Sincorá. A guarnição apoiava 24º Batalhão de Polícia Militar que realizava uma ação quando passaram em uma rua e um elemento de nome e idade não informados observou a viatura e tentou fugir do local adentrando em uma casa. Houve perseguição, momento que o homem abandonou uma bolsa contendo drogas e dinheiro. Ao chegar em uma área de mata, o elemento teria efetuado disparos contra os militares, momento que houve revide e logo em seguida acabou-se os tiros. Logo em seguida foi realizada varredura quando o elemento foi encontrado caído ao solo portando uma arma de fogo. O mesmo foi socorrido e encaminhado até o Hospital municipal, onde não resistiu e foi a óbito. Com o mesmo foi apreendido um revolver, quatro estojos deflagrados, 41 porções de cocaína e a quantia de R$ 252,00.
Na tarde de quinta-feira (07/03), um corpo em estado de decomposição foi encontrado na Fazenda Alto do Ponto da Pedra, zona rural de Barra da Estiva. De acordo com informações, a vítima foi identificada como sendo Miraldo de Araújo dos Santos, 41 anos, que estava desaparecido há alguns dias. Políciais militares atenderam o chamado de populares, comparecendo no local até a chegada da Polícia Técnica que encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado, no entado transferido para realização de perícia em Guanambi. A causa da morte não foi divulgada.
Na quinta-feira (07/03) o prefeito de Ibicoara Gil Melo, apresentou ao legislativo três Projetos de Leis que visam valorizar o salário dos Professores e de todos trabalhadores (merendeiras, porteiros, auxiliar de limpeza) ativos e aposentados da Rede Pública Municipal de Ensino. Será atualizado a tabela de progressão salarial dos professores, com um aumento salarial de 8% para todos os trabalhadores da educação e a realização da unificação de matrículas. A proposta reflete nosso profundo compromisso com a valorização desses educadores, que moldam o futuro de nossos filhos com amor e dedicação. "Conto com o apoio dos nobres colegas vereadores para aprovar esta medida, como um gesto de reconhecimento à nobreza da missão dos nossos professores." declarou o gestor.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anuncia nesta quinta-feira (7), o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. As 16 modalidades são executadas pelos ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos. No total, foram selecionados 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa. A Bahia receberá investimentos do Governo Federal para realizar 716 obras, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. A previsão é que os benefícios alcancem mais de 12,7 milhões de baianos, 90% da população do estado, nos 335 municípios contemplados.
Um homem foi preso suspeito de manter a esposa e os dois filhos, um bebê de um mês e uma criança de quatro anos de idade, em cárcere privado, na quarta-feira (6), em Rafael Jambeiro, município que fica a cerca de 180 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Polícia Civil, a mulher já havia pedido socorro aos familiares por uma rede social. Na denúncia, ela informou que o companheiro não a deixava sair e nem receber visitas. Também relatou ter sofrido agressões e ameaças praticadas pelo suspeito. A prisão em flagrante aconteceu após um cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar para investigar o envolvimento do suspeito com o tráfico de drogas e no homicídio de Elcio de Oliveira Silva, que aconteceu em Rafael Jambeiro, em janeiro deste ano. Autuado pelos crimes de cárcere privado, ameaça, lesão corporal e violência doméstica, o suspeito está custodiado no Complexo de Delegacias do Sobradinho. A Polícia Civil informou que as vítimas serão assistidas por uma rede de proteção municipal.
Ao todo, 129 mulheres foram vítimas de homicídio na Bahia ao longo do ano de 2023. O número é o maior entre os oito estados analisados pela Rede de Observatórios da Segurança, projeto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec). No boletim "Elas vivem: liberdade de ser e viver", divulgado nesta quinta-feira (7), a rede destaca o panorama das violências contra as mulheres no território baiano e também nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Em toda a amostra, foram 3.528 registros, distribuídos entre casos de homicídio, feminicídio, estupro e outros crimes. O número de homicídios registrado pela rede na Bahia também supera a marca de feminicídios, quando o assassinato é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. Ao longo do último ano, 70 feminicídios foram notificados no estado, abaixo dos índices de São Paulo (174), Rio de Janeiro (99) e Pernambuco (92). Para contabilizar os casos, a Rede de Observatórios usa a veiculação na mídia como ponto de partida da coleta de informações. A metodologia consiste na compilação de registros de violência e segurança feitos em sites, jornais e redes sociais, entre outros meios, para posterior análise e revisão. Os pesquisadores também consideram dados obtidos por outras fontes.
Em 2023, 33.686 reclamações de consumidores baianos foram registradas no Sistema Nacional de Atendimentos ao Consumidor (ProConsumidor). O número é 123% maior que o de denúncias feitas em 2022, quando 15.039 clientes demonstraram na plataforma sua insatisfação com serviços. Antes do ProConsumidor, o levantamento era feito pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que, em 2023, até a mudança, registrou 39 ocorrências. Em 2022, já com os dois sistemas, foram registradas 16.534 reclamações e, em 2021, 35.157. Serviços básicos, água e eletricidade lideram em reclamações nas duas plataformas. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é a empresa campeã de reclamações de baianos no Sindec. A redução de queixas no Sindec aconteceu porque está sendo feita uma transição de sistemas. Ao longo de 2023, o ProConsumidor foi implantado em mais de 768 órgãos de defesa do consumidor, entre Procons (estaduais e municipais) e Defensorias Públicas. Já na plataforma mais nova, a Embasa figura em segundo lugar entre as campeãs de reclamações, atrás da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A empresa de energia ficou em segundo lugar entre as companhias com mais queixas no Sindec. Os dados foram divulgados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em homenagem ao Dia Mundial do Direito do Consumidor.