Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) amanhã o tempo chuvoso deve chegar com força na Chapada Diamantina. Nesta sexta-feira (05/01), é de grande volume de água no sul, extremo sul, sudoeste e oeste baiano.Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de água pode chegar a 100 milímetros por dia nas cidades atingidas. As rajadas de vento também serão intensas, de 60 a 100 quilômetros por hora. Isso se deve a ocorrência de alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As fortes chuvas devem chegar com intencidade na Chapada Diamantina amanhã, sábado (06/01), porém com menor intensidade, segundo prevê o órgão.
Na última terça-feira (02/01), o prefeito de Ibicoara, Gilmadson Melo, esteve visitando as comunidades de Riacho da Faca e Cantagalo, onde foram construídas 4 novas passagens manilhadas, o que tornará mais fácil o acesso às comunidades, especialmente em períodos de chuva. Na oportunidade, o gestor encontrou a moradora Vilma que relatou que nenhum prefeito havia visitado ou construído algo naquela região. Gil agradeceu ainda ao Secretário de Infraestrutura, Sonderman, e ao representante de Cantagalo, Ivan, eles que vem desempenhando um excelente trabalho em suas funções. Com a chegada do novo ano, cresce ainda mais o sentimento de querer ver o município crescer e se desenvolver.
Na noite de quarta-feira (03/01), uma interversão da CIPE Chapada resultou em apreensão de drogas e na morte de dois suspeitos de tráfico de drogas, que trocaram tiros com os policiais. De acordo com a polícia, uma guarnição em rondas na cidade de Itaetê, foi verificar na localidade conhecida como Cruzinha, uma série de denuncias, informando que vários homens estariam fazendo a prática de tráfico de drogas, bem como, ostentando armas de fogo e aterrorizando a população. Desse modo a guarnição se deslocou até o local, e ao se aproximar de um grupo de homens, foi recebida a tiros, havendo o revide, ao cessarem os disparos, observou-se alguns suspeitos fugindo pela mata, ao realizar busca no local, encontrou dois suspeitos feridos caídos ao solo, houve prestação de socorro para o Hospital de Itaetê, sendo posteriormente confirmado o óbito. Foram localizados próximo aos suspeitos, grande quantidade de drogas e material para acondicionar, duas mochilas com roupas camufladas, cobertores e remédios. Na ação foram apreendidos 01 Revolver calibre 38, marca Taurus; 01 Revolver calibre 22, marca Rossi; 05 munição calibre 38, sendo 03 deflagrada, 01 Intacta e 01 picotada; 07 munição calibre 22, sendo 04 deflagradas e 03 intactas ; 01 Sacola com uma quantidade grande de substâncias análoga a maconha; 01 tablete de substâncias análoga a maconha prensada; 01 Sacola com uma porção grande de uma substâncias análoga a pasta base de cocaína ; 02 roupas camufladas e 01 chapéu; Vários saquinhos para embalar a droga; 01 balança de precisão e duas mochilas contendo mudas de roupas, alimentação, remédios e cobertores. Todo material foi apresentado na DT de Itaberaba.
Por meio da Defesa Civil Nacional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em três municípios da Bahia que enfrentam o período de estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (02/01). A Bahia foi o terceiro estado com maior número de reconhecimentos, tendo entrado na lista as cidades de Cordeiros, Condeúba e Contendas do Sincorá. Em 2023, 1.263 municípios obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem. Nesse momento, essa lista chega a 564 cidades. “A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Norte e Nordeste do País”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, o MIDR também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.
Um incêndio atingiu áreas de vegetação do Vale do Capão, na região da Chapada Diamantina. O fogo iniciou no sábado (30) e foi debelado nesta terça-feira (2), segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com informações apuradas pela equipe de produção da TV Bahia, o fogo atingiu uma área de cerca de mil hectares, que corresponde a cerca de 670 campos de futebol. As chamas iniciaram no Parque Municipal do Boqueirão e na Cachoeira da Purificação e o caso foi considerado crítico pelo Corpo de Bombeiros por causa da dificuldade de acesso. O fogo foi debelado inicialmente na Serra do Candombá. O Corpo de Bombeiros atuou em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários no combate às chamas. Dois aviões modelo Air Tractor auxiliaram as equipes de solo no combate. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva na região para quarta-feira (3), e isto poderia ajudar no controle do fogo.
A prefeita de Morro de Chapéu, Juliana Araújo (PL), tem recebido uma série de críticas nas redes sociais por um comentário que fez sobre o trabalho dos professores, e a "vida mansa" que levam, durante uma transmissão ao vivo. “Vocês, professores, que estavam acostumados a ficar em sala de aula, com os alunos pequenos, não dando aula, só lamento por vocês. Vocês vão ter que trabalhar. Porque a vida mansa acabou”, afirmou a gestora municipal. Diante da repercussão da fala, Juliana Araújo publicou, nesta terça-feira (2), uma nota afirmando que o corte do vídeo circulando na internet tem "conteúdo falso e manipulado". "Sou filha e sobrinha de professoras e tenho como premissa que a educação é a maior ferramenta de transformação social. Repudio veementemente esses ataques caluniosos contra mim. Como prefeita, mulher, filha e mãe, me sinto agredida por estes conteúdos criminosos que estão sendo propagados de forma irresponsável", escreveu.