Arquivo

01/2024

56 post(s) publicado(s)
Inmet aponta tempo chuvoso no final de semana em grande parte da Chapada Diamantina

Inmet aponta tempo chuvoso no final de semana em grande parte da Chapada Diamantina

  • 05.Jan.2024 - 10h41

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) amanhã o tempo chuvoso deve chegar com força na Chapada Diamantina. Nesta sexta-feira (05/01), é de grande volume de água no sul, extremo sul, sudoeste e oeste baiano.Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de água pode chegar a 100 milímetros por dia nas cidades atingidas. As rajadas de vento também serão intensas, de 60 a 100 quilômetros por hora. Isso se deve a ocorrência de alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As fortes chuvas devem chegar com intencidade na Chapada Diamantina amanhã, sábado (06/01), porém com menor intensidade, segundo prevê o órgão. 

Prefeito de Ibicoara visita comunidades de Riacho da Faca e Cantagalo onde foram construídas 4 novas passagens manilhadas

Prefeito de Ibicoara visita comunidades de Riacho da Faca e Cantagalo onde foram construídas 4 novas passagens manilhadas

  • 04.Jan.2024 - 14h24

Na última terça-feira (02/01), o prefeito de Ibicoara, Gilmadson Melo, esteve visitando as comunidades de Riacho da Faca e Cantagalo, onde foram construídas 4 novas passagens manilhadas, o que tornará mais fácil o acesso às comunidades, especialmente em períodos de chuva. Na oportunidade, o gestor encontrou a moradora Vilma que relatou que nenhum prefeito havia visitado ou construído algo naquela região. Gil agradeceu ainda ao Secretário de Infraestrutura, Sonderman, e ao representante de Cantagalo, Ivan, eles que vem desempenhando um excelente trabalho em suas funções. Com a chegada do novo ano, cresce ainda mais o sentimento de querer ver o município crescer e se desenvolver. 

Interversão da CIPE Chapada resulta na apreensão de drogas e morte de dois suspeitos em Itaetê

Interversão da CIPE Chapada resulta na apreensão de drogas e morte de dois suspeitos em Itaetê

  • 04.Jan.2024 - 10h18

Na noite de quarta-feira (03/01), uma interversão da CIPE Chapada resultou em apreensão de drogas e na morte de dois suspeitos de tráfico de drogas, que trocaram tiros com os policiais. De acordo com a polícia, uma guarnição em rondas na cidade de Itaetê, foi verificar na localidade conhecida como Cruzinha, uma série de denuncias, informando que vários homens estariam fazendo a prática de tráfico de drogas, bem como, ostentando armas de fogo e aterrorizando a população. Desse modo a guarnição se deslocou até o local, e ao se aproximar de um grupo de homens, foi recebida a tiros,  havendo o revide, ao cessarem os disparos, observou-se alguns suspeitos fugindo pela mata, ao realizar busca no local, encontrou dois suspeitos feridos caídos ao solo, houve prestação  de socorro para o Hospital de Itaetê, sendo posteriormente  confirmado o óbito. Foram localizados próximo aos suspeitos,  grande quantidade de drogas e material para acondicionar, duas mochilas com roupas camufladas, cobertores e remédios. Na ação foram apreendidos 01 Revolver calibre 38, marca Taurus; 01 Revolver calibre 22, marca Rossi; 05 munição calibre 38, sendo 03 deflagrada, 01 Intacta e 01 picotada; 07 munição calibre 22, sendo 04 deflagradas e 03 intactas ; 01 Sacola com uma quantidade grande de substâncias análoga a maconha; 01 tablete de substâncias análoga a maconha prensada; 01 Sacola com uma porção grande de uma substâncias análoga a pasta base de cocaína ; 02 roupas camufladas e 01 chapéu; Vários saquinhos para embalar a droga; 01 balança de precisão e duas mochilas contendo mudas de roupas, alimentação, remédios e cobertores. Todo material foi apresentado na DT de Itaberaba. 

Governo federal reconhece situação de emergência em Contendas do Sincorá

Governo federal reconhece situação de emergência em Contendas do Sincorá

  • 03.Jan.2024 - 15h54

Por meio da Defesa Civil Nacional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em três municípios da Bahia que enfrentam o período de estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (02/01). A Bahia foi o terceiro estado com maior número de reconhecimentos, tendo entrado na lista as cidades de Cordeiros, Condeúba e Contendas do Sincorá. Em 2023, 1.263 municípios obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem. Nesse momento, essa lista chega a 564 cidades. “A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Norte e Nordeste do País”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, o MIDR também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.

Incêndio atinge área de vegetação no Vale do Capão

Incêndio atinge área de vegetação no Vale do Capão

  • 03.Jan.2024 - 10h26

Um incêndio atingiu áreas de vegetação do Vale do Capão, na região da Chapada Diamantina. O fogo iniciou no sábado (30) e foi debelado nesta terça-feira (2), segundo informações do Corpo de Bombeiros.  De acordo com informações apuradas pela equipe de produção da TV Bahia, o fogo atingiu uma área de cerca de mil hectares, que corresponde a cerca de 670 campos de futebol. As chamas iniciaram no Parque Municipal do Boqueirão e na Cachoeira da Purificação e o caso foi considerado crítico pelo Corpo de Bombeiros por causa da dificuldade de acesso. O fogo foi debelado inicialmente na Serra do Candombá. O Corpo de Bombeiros atuou em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários no combate às chamas. Dois aviões modelo Air Tractor auxiliaram as equipes de solo no combate. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva na região para quarta-feira (3), e isto poderia ajudar no controle do fogo. 

Prefeita de Morro do Chapéu é criticada após falar em live que 'vida mansa de professores acabou'

Prefeita de Morro do Chapéu é criticada após falar em live que 'vida mansa de professores acabou'

  • 03.Jan.2024 - 08h42

A prefeita de Morro de Chapéu, Juliana Araújo (PL), tem recebido uma série de críticas nas redes sociais por um comentário que fez sobre o trabalho dos professores, e a "vida mansa" que levam, durante uma transmissão ao vivo. “Vocês, professores, que estavam acostumados a ficar em sala de aula, com os alunos pequenos, não dando aula, só lamento por vocês. Vocês vão ter que trabalhar. Porque a vida mansa acabou”, afirmou a gestora municipal. Diante da repercussão da fala, Juliana Araújo publicou, nesta terça-feira (2), uma nota afirmando que o corte do vídeo circulando na internet tem "conteúdo falso e manipulado". "Sou filha e sobrinha de professoras e tenho como premissa que a educação é a maior ferramenta de transformação social. Repudio veementemente esses ataques caluniosos contra mim. Como prefeita, mulher, filha e mãe, me sinto agredida por estes conteúdos criminosos que estão sendo propagados de forma irresponsável", escreveu.